Se você tem um felino em casa, sabe bem que a cena do gato dormindo pode ser mais comum do que se imagina. Fazendo jus à fama de dorminhocos, os bichanos podem passar cerca de 70% de suas vidas dormindo. Mas você sabia que as posições que o gato dorme são capazes de revelar algumas coisas sobre ele? Observar esses pequenos detalhes pode te ajudar a entender melhor a personalidade do seu amigo ou até mesmo a maneira como ele se sente em relação a você e o ambiente em que mora. Para entender melhor o significado das posições dos gatos, listamos abaixo as mais comuns no universo felino. Dá uma olhada!
1) Gato dormindo de barriga para cima
Se você tem o costume de ver o seu gato dormindo de barriga para cima, pode se considerar honrado: os felinos só dormem nessa posição quando se sentem extremamente seguros. Isso porque a barriga é a parte do corpo mais vulnerável do animal e ele só a expõe quando se sente confortável o suficiente para abandonar os seus instintos protetores e relaxar. Ou seja: essa atitude é um grande sinal de que seu bichano te vê como um amigo de confiança.
2) Gato dormindo de lado
Uma das maiores perguntas entre os gateiros de plantão é: por que gato dorme tanto? Se esse é o caso do seu bichano, você certamente já o deve ter flagrado dormindo de lado. Essa é uma das melhores formas para o seu gatinho colocar o sono em dia. É uma posição muito confortável e que faz com o que seu amigo relaxe completamente, já que o estômago fica pouco exposto nessa posição e os seus membros totalmente esticados. Assim como a pose de barriga para cima, ela indica que o animal está se sentindo seguro o suficiente para não permanecer em alerta, o que consequentemente permite que ele tenha um sono mais profundo e relaxante.
3) Gato dormindo com as patas no rosto
Uma posição que costuma arrancar os corações dos apaixonados por felinos é quando o gato dorme com as patinhas no rosto. É impossível resistir a um charme desses, né? Essa é uma ótima maneira que o seu gatinho encontra para bloquear a luz do dia ou uma luz forte no cômodo. Se o gato dorme muito pela manhã, por exemplo, é possível que essa seja a posição escolhida por ele, já que é a mais confortável. Além disso, gato dormindo com as patas no rosto pode indicar que o seu bichano está tentando manter a temperatura corporal mais agradável.
4) Gato dormindo enrolado
O gato dormindo enrolado no próprio rabo, como se fosse uma bolinha, é uma posição típica dos felinos. Essa é uma das formas mais comuns em que os gatos dormem e não é à toa: na natureza, os felinos costumam dormir assim para conservar o calor e proteger os órgãos vitais. No entanto, isso não quer dizer que eles se sintam ameaçados ou inseguros em sua casa quando deitam dessa forma. Na verdade, é apenas mais um dos instintos felinos que são preservados.
5) Gato dormindo com o olho meio aberto
Sabe aquela cena do seu gato dormindo com o olho meio aberto? Significa que o bichano está tirando um delicioso cochilo e não adormeceu totalmente. Ele pode cochilar com os olhos semifechados ou parecer que as pálpebras pesam, como se estivesse sonhando acordado. Nesse caso, a posição indica que o seu bichano está consciente o suficiente para reagir a qualquer ameaça repentina.
6) Gato dormindo em cima das patinhas
A gente se acostuma a ver o gato dormindo em cima das patinhas porque é o que mais acontece quando eles param para descansar no dia a dia. No entanto, isso não significa que eles planejam dormir por muito tempo. Na verdade, os bichanos costumam adotar essa posição quando querem descansar por um curto período de tempo antes de seguir em frente com a sua rotina (que muitas vezes envolve mais cochilos).
Redação: Úrsula Gomes