Como saber se sua gata está grávida ou não? A verdade é que a gestação de gato é uma grande incógnita para muitos tutores. Com mudanças bem sutis no corpo e no comportamento, tem tutor que só descobre a gravidez quando a bichana já está perto de parir. Por isso, quando a gata não foi castrada e tem livre acesso às ruas, é importante ficar atento aos sinais que indicam que uma ninhada está a caminho. Veja abaixo 7 sintomas de gravidez em gatos!
1) Mamilos inchados e avermelhados são sinais de uma gata prenha
Não importa qual seja o tempo de gestação de gato: logo no início, já é possível perceber alguns sinais, como alterações nos mamilos. É comum que a gata prenha fique com essa região mais inchada e com uma coloração levemente avermelhada ou rosada. Por isso, se você reparar que sua gatinha está com um mamilo diferente do habitual, pode ser um indicativo de gravidez.
2) Na gestação de gato, a vulva também aumenta de tamanho
O órgão genital da fêmea fica localizado bem próximo ao ânus e tem um formato mais alongado. Essa informação, além de ajudar a saber como identificar o sexo do gato, também é uma ótima maneira de descobrir se sua gatinha está prenha ou não. Isso porque um dos sintomas de gravidez em gatos é, justamente, o aumento da vulva, que costuma ficar um pouco mais inchada.
3) Maior apetite é um dos sintomas de gravidez em gatos
Se você ainda não sabe se está lidando com uma gestação de gato ou não, uma dica é observar a alimentação da sua pet no dia a dia. Se ela costuma se alimentar bem, mas virou uma gata sempre com fome, já é um sinal de alerta. Quando a gatinha está esperando filhotes, é natural que o corpo dela ‘peça’ mais comida, e por isso o aumento do apetite é uma das manifestações mais claras da gravidez.
4) Gata prenha apresenta inchaço da barriga e ganho de peso
A gata prenha sempre ganha peso — entre 1 e 2 kg — e fica com uma barriguinha saliente. Mas, por causa do aumento da fome, muitas pessoas acabam confundindo as duas situações e acham que a gata ‘engordou’ porque está comendo demais. Não se engane: se outros sintomas de gravidez em gatos forem notados e a barriga aumentar, é bem provável que ela esteja grávida mesmo!
5) Enjoos e náuseas são uma forma de como saber se uma gata está grávida
Embora não seja tão frequente como nos humanos, durante a gestação de gato também é comum que aconteçam enjoos e náuseas. Por isso, pode ser que você encontre o gato vomitando algumas vezes durante esse período. De qualquer forma, é bom ficar de olho, já que esse também é um sintoma comum a diversas doenças que podem afetar a saúde do pet.
6) Carência excessiva às vezes é sinal da gestação de gato
Não são apenas mudanças físicas que afetam a gata prenha. Na verdade, um dos sintomas de gravidez em gatos que não passa despercebido tem tudo a ver com o comportamento da sua amiga de quatro patas. Quando está esperando filhotes, a gatinha costuma ficar mais manhosa e dengosa. Ela vai te seguir bastante pela casa e querer atenção o tempo todo.
7) Sintomas de gravidez em gatos também inclui muito sono e ronronados
Outra mudança que afeta bastante as bichanas é o sono. O gato dorme, por dia, em torno de 12 a 16 horas, mas a gata prenha tem ainda mais sono e pouca disposição para brincar. Ela pode até parecer desanimada e apática, mas na verdade só está se preparando para desenvolver e receber novos gatinhos em breve. Os ronronados também se intensificam — considerado um sinal bem maternal para os felinos.
Quanto tempo a gata fica grávida?
Além de saber quais são os sintomas de gravidez em gatos, será que você sabe quanto tempo uma gata fica grávida? Essa dúvida é bem comum, principalmente para quem nunca teve um gatinho antes. No geral, o tempo de gestação de gato dura em torno de 65 dias (podendo variar alguns dias para mais ou para menos). Ou seja, são basicamente dois meses de gravidez.
Na gestação de gato, tempo também inclui os sinais de parto iminente. Geralmente, esses sinais indicam que a gatinha está próxima de parir. As principais mudanças são: inquietação, vocalização excessiva e isolamento. Durante todo esse processo, é fundamental que a gatinha esteja sendo acompanhada de perto por um médico veterinário (de preferência especialista em gatos).