A gestação de gato é um momento que vem acompanhado de muita felicidade e, ao mesmo tempo, várias dúvidas - ainda mais quando é a primeira vez que acontece e os tutores não têm nenhuma experiência com isso. Afinal, quanto tempo dura a gravidez de um gato? Quais sintomas indicam uma gata prenha? Como as fases da gestação se dividem? Para tirar essas dúvidas, o Patas da Casa produziu um infográfico bem detalhado com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Dá só uma olhada!
Sintomas de gravidez em gatos não passam despercebidos
Como saber se a gatinha cruzou? Os sinais podem não ser tão evidentes no começo, mas quem tem um olhar mais atento vai perceber algumas mudanças no comportamento do animal. Logo após o cruzamento, uma mudança que pode acontecer é o aumento da micção. A urina fica com um cheiro mais forte e marcante. Com o passar do tempo, os sintomas de gravidez em gatos vão ficando mais claros, e a gata prenha começa a ganhar peso, fica com as mamas mais inchadas e avermelhadas, e passa a comer mais.
A barriguinha, por outro lado, só começa a aparecer por volta de quatro semanas da gestação do gato. Outras mudanças comportamentais que também podem ser observadas são: gato carente, com a necessidade de estar mais próximo dos tutores o tempo todo, e com os instintos de protetor mais aguçados perto de outros animais. Isso quer dizer que a gatinha pode ficar mais arisca se conviver com outros gatos e cachorros, como uma tentativa de proteger seus filhotes.
Entenda quais são as fases de gestação de um gato
O acasalamento de gatos acontece durante o cio. Uma gata fêmea costuma entrar no cio várias vezes por ano, processo que dura cerca de 10 dias e acontece de dois em dois meses. Já os gatos machos sempre estão prontos para cruzar.
De toda forma, a gravidez de gato acontece da seguinte forma:
- Primeiro a fêmea cruza com o macho;
- Nas primeiras 36 horas os óvulos começam a surgir no útero da gatinha;
- Entre o segundo e o terceiro dia após o cruzamento, os óvulos são fecundados;
- Entre o 12º e o 14º dia de gestação de gato, os óvulos viram embriões (chamados de blastocistos) e é nessa fase em que ocorre a formação da placenta;
- A partir do 26º dia, já dá para sentir os filhotes de gato na barriga da mãe. Eles ainda são bem pequenos, e os principais órgãos ainda estão se formando, então não é possível ainda dizer com precisão quantos gatinhos vão nascer;
- É a partir do 35º dia que os embriões viram bebês e começam a aumentar de tamanho. Esse crescimento dura até o 60º dia de gravidez de gato, aproximadamente, que é quando os filhotes estão prontos para nascer.
Dúvidas comuns sobre a gestação de gato
1) Quanto tempo dura a gestação de um gato?
No geral, o tempo de gestação de gato é curto e varia entre 63 e 67 dias (de 9 a 10 semanas). Se passar disso, é necessário consultar um médico veterinário com urgência para entender o que aconteceu. Às vezes a gata tem contrações fortes, mas não consegue expelir os filhotes porque tem alguma obstrução no caminho ou o filhote tem um tamanho acima da média.
2) Existe teste de gravidez para gatos?
Até existe teste de gravidez para gatos que é semelhante ao que humanos compram em farmácias. No entanto, essa não é a atitude mais recomendada para confirmar a gestação. O ideal mesmo é consultar um profissional, que vai solicitar exames específicos para saber se a gata está prenha ou não. Geralmente, solicita-se uma ecografia de gato, que é recomendada a partir de 15 dias de gravidez. Além da confirmação, recomenda-se realizar novo exame após 40 dias de gestação para saber quantos filhotinhos estão a caminho.
3) Como evitar a gravidez de gato?
No gato, período de gestação não é muito longo, mas abre portas para uma série de problemas maiores, como o abandono de animais. Por esse motivo, o ideal é evitar a gravidez indesejada, que pode acarretar em ainda mais bichinhos nas ruas sem família e em condições muito precárias. A castração de gatos é uma das melhores formas de cuidar disso e prevenir uma série de doenças perigosas nos pets, como o câncer. Os gatos podem ser castrados entre 6 e 8 meses, mas é necessário conversar com um especialista antes para maiores orientações.
Redação: Juliana Melo