Apesar de deixar os bichanos com um aspecto mais felpudo e fofinho, o pelo de gato pode virar uma grande dor de cabeça de vez em quando. Afinal, ninguém merece ter que encarar vários tufos espalhados pela casa, não é mesmo? Mas acredite: mesmo que você tenha um gato soltando muito pelo, existem algumas técnicas simples do dia a dia que ajudam bastante a manter a limpeza da casa. Veja quais são elas abaixo!
Escovações regulares amenizam os impactos de um gato soltando muito pelo
Pode parecer óbvio, mas escovar o pelo de gato é uma das formas mais eficientes de evitar que a pelagem morta se acumule e se espalhe pelo ambiente. Uma das maiores dúvidas, inclusive, é sobre qual modelo de escova adquirir para lidar com o peludo. As indicações são as seguintes:
- Escova de dente curto: ideal para animais com pelos curtos ou médios;
- Escova de dente largo: ideal para animais com pelos médios ou longos;
- Escova rasqueadeira: ideal para animais com pelos médios ou longos;
- Escova dupla-face: ideal para todos os tipos de pelos.
Além delas, a luva para tirar pelo de gato também é uma ótima alternativa para cuidar dos bichanos. Além de remover o acúmulo de fios mortos, esse simples cuidado também é capaz de evitar a formação de bola de pelos no organismo do animal — um problema que pode ser perigosíssimo para o seu pet. A frequência da escovação deve ser, preferencialmente, entre três e quatro vezes na semana ou diariamente.
O uso de removedor de pelos nas roupas e sofás ajuda a lidar com o pelo de gato
Quem sofre com gatos soltando muito pelo sabe bem que, além de cuidar da higiene do animal, também é necessário cuidar da limpeza do ambiente para manter a casa livre de fiapos. É normal encontrar roupas cheias de pelos, assim como o sofá, cama, tapete e qualquer outra superfície que o gatinho goste de deitar. Então como lidar com o problema?
Para auxiliar nesse momento, o rolinho removedor de pelos é um grande aliado. O rolo adesivo é super simples de usar, barato e serve para desgrudar o pelo de gato das roupas e também de outros tecidos. Outra tática é usar fitas adesivas, que são ainda mais baratas e ajudam a atender esse mesmo propósito, ou passar panos úmidos nas superfícies pretendidas.
Aspirador de pó é um dos melhores amigos de quem tem um gato soltando muito pelo
Limpar o ambiente que seu pet vive é um grande desafio quando os pelos começam a se aglomerar pelos cantos. Mas se você quer manter a casa limpinha, aqui vai uma dica: aposte em um bom aspirador de pó. Além dos modelos tradicionais, hoje existem opções que são ainda mais práticas, como o aspirador de pó robô e o aspirador de pó portátil.
O primeiro, além de entreter os pets, geralmente fazem uma ‘leitura’ da casa e aspiram o espaço sozinho, basta ligá-lo e deixá-lo realizar o serviço. Já o segundo, embora precise de manuseio, é muito eficiente para tirar o pelo de gato do sofá, do tapete e de tecidos no geral.
Cuidado: não existe remédio caseiro para parar de cair pelo de gato
Não tem jeito: o gato soltando muito pelo, principalmente nas estações da primavera e outono, vai continuar soltando pelo até o período da troca acabar. É algo que acontece de forma natural e que não demanda intervenções. Mas se mesmo fora desse período, você tem um gato soltando muito pelo no dia a dia, existem algumas dicas que podem melhorar isso — spoiler: nenhuma delas envolve o uso de medicamentos caseiros.
Primeiro, você deve investir em uma boa alimentação. Existem vários tipos de ração para gatos no mercado pet, mas as versões mais indicadas são as rações premium e super premium. Elas têm ingredientes de boa qualidade e um alto valor nutricional, principalmente as que são enriquecidas com ômega 3, um nutriente importante para manter a pelagem do gato saudável.
Em segundo lugar, é sempre bom fazer check-ups regulares da saúde do seu amigo de quatro patas. Ao mesmo tempo em que essa queda de pelos repentina pode não representar nada demais, também pode ser sinal de alguma doença ou problema de saúde que exige maior atenção. Por isso, consultar um médico veterinário é indispensável — até mesmo para iniciar o tratamento mais adequado para o seu pet sem prejudicar ainda mais a saúde dele.