A queda de pelos em gato pode ser bem normal, principalmente em algumas estações do ano quando ocorre a troca de palagem. Na primavera, por exemplo, a queda é acentuada para que o felino se prepare para o calor do verão - a camada mais densa dos pelos cai naturalmente e é substituída por pelos mais finos e adequados para proteger o gato do calor. Especialmente nessa época, a queda de pelos é percebida até pelos tutores mais desatentos, já que é impossível não encontrar mais pelinhos espalhados no sofá, tapete e até nas roupas do tutor.
Se a queda for exagerada, especialmente durante as outras estações do ano, é preciso investigar a causa desse problema, pois talvez ela esteja relacionada à saúde do gato. Mas se não for esse o caso, existem algumas dicas simples que você pode seguir para diminuir a queda de pelo, mesmo nas épocas de trocas naturais. O Patas da Casa reuniu 5 dicas infalíveis que podem ajudar a diminuir o pelo de gato caindo muito. Vem conferir!
1) Invista em uma alimentação de qualidade para diminuir a queda de pelos do gato
Você já ouviu o ditado “nós somos o que comemos?”. A frase foi proferida pelo médico grego Hipócrates há mais de 2500 anos, mas se encaixa perfeitamente no universo felino. Para proporcionar mais saúde aos bichanos, é imprescindível que ele se alimente com uma ração para gatos de qualidade - como a premium e super premium. Elas possuem proteínas, vitaminas, minerais de alta qualidade, além de nutrientes essenciais que contribuem para a saúde da pele e dos pelos dos gatos. Dois desses nutrientes que enriquecem as rações são o ômega 3 e 6, que ajudam a manter a pele do bichano hidratada, evitando assim, o pelo do gato caindo muito. Os alimentos úmidos, famosos sachês, também podem ajudar ao proporcionar mais hidratação para a pelagem.
2) Não dê banho em gato sem necessidade
Diferente dos cachorros, o banho em gato é um cuidado que não é nada recomendado por especialistas. Ele é totalmente desnecessário e só deve acontecer em casos específicos, como infestação de pulgas ou controle de doenças de pele (e apenas se for recomendado pelo veterinário de confiança). O contato com a água pode retirar a proteção natural da pele do bichano e provocar problemas dermatológicos, como a dermatite em gatos, que pode aumentar a queda de pelos. Além do mais, os gatinhos realizam a própria autolimpeza com o auxílio da língua, e isso já basta para deixá-los limpinhos.
3) Proporcione uma boa qualidade de vida ao gato para evitar estresse
Especialistas já chegaram à conclusão de que um gato feliz é mais saudável do que um gato triste. Inicialmente, essa relação pode não ter sentido para você, mas o bem-estar mental e a saúde dos pelos andam lado a lado, e a gente te explica o porquê. Quando o felino está ansioso ou estressado com alguma situação, eles tendem a desenvolver uma condição chamada alopecia psicogênica felina, um transtorno psicológico que desencadeia no felino comportamentos que provocam a queda de pelo, como as lambeduras excessivas. É por essa razão que a queda de pelos tem a ver com estresse e ansiedade. Para evitar que isso aconteça, uma dica é proporcionar um ambiente agradável para o felino, com a caixa de área sempre limpinha e longe de barulhos e situações que podem estressá-lo. Além disso, investir em brinquedos interativos para gatos é muito importante para afastar o tédio e deixar os bichanos menos ansiosos.
4) A escovação regular é fundamental para evitar a queda de pelo no gato
Essa é a dica de ouro da nossa lista! Se você quer diminuir drasticamente a queda de pelo dos felinos, não tem jeito: a escovação regular é uma dica infalível para atingir esse objetivo. O motivo mais comum que explica o gato caindo pelo é justamente o acúmulo de pelos mortos presos na pelagem. Ao escová-lo regularmente, você retira esses pelinhos e ainda estimula a produção de óleos naturais da pele - fundamentais para o aspecto saudável e brilhoso do pelo de gato. Para gatos com pelo mais curto, o recomendado é escová-lo no mínimo duas vezes na semana. Já os para os bichanos peludões, como é o caso do gato Persa e Siberiano, o ideal é escová-los todos os dias.
Vale dizer que a escovação não ajuda só no pelo de gato caindo. Esse cuidado é fundamental para prevenir a formação de bolas de pelo em gatos, que podem ser um perigo para a saúde do pet. As bolas de pelo podem provocar problemas gastrointestinais, interferir nas necessidades fisiológicas do gato e até causar uma obstrução intestinal. Além disso, ajuda a deixar o gato mais relaxado e incentiva uma troca saudável entre tutor e pet. Por isso, jamais deixe de escovar o seu gatinho.
5) Suplementação de vitaminas pode ajudar na queda de pelos
Uma outra dica que pode evitar o pelo do gato caindo é a suplementação. A vitamina para gato pode ajudar a resolver a queda de pelo porque contém em sua composição ácidos graxos que auxiliam na saúde da pele e do pelo do gato. São eles o ômega 3 e o ômega 6, nutrientes com características anti inflamatórias. A gordura desse suplemento tem a capacidade de se ligar nos folículos pilosos do gato, melhorando o crescimento e estrutura da pele e pelo animal. Contudo, é sempre bom lembrar que a suplementação não deve ser feita por conta própria. É fundamental levar o bichano para uma consulta com um veterinário para que ele avalie a necessidade da vitamina e como ela deve ser oferecida.