Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, depois de um erro no destino. Joca, um Golden Retriever de 5 anos, foi levado pelo tutor até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e deveria ter sido transportado para a cidade de Sinop, no Mato Grosso do Sul. Contudo, a companhia aérea colocou o animal em um avião para Fortaleza, no Ceará. Quando perceberam o erro, eles enviaram o animal de volta para Guarulhos depois de algumas horas, mas quando chegou ao destino, Joca já estava sem vida.
Segundo o tutor, Joca possuía um atestado sanitário para o trânsito de cães indicando que ele estava apto a ficar duas horas e meia na viagem aérea. Com o erro cometido pela companhia, o Golden Retriever ficou cerca de 8 horas no trajeto.
Cachorro morre em viagem de avião depois de ser levado para cidade errada
Joca e o tutor, o engenheiro João Fantazzini, estavam de mudança para Sorriso, no Mato Grosso, quando tudo aconteceu. Por ser um cachorro grande que pesava aproximadamente 47 quilos, Joca precisou ser transportado no bagageiro do avião. O tutor se despediu do pet no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e foi até a área de embarque para entrar no voo com destino a Mato Grosso. Porém, quando chegou ao destino, João foi informado por funcionários da companhia que Joca havia sido enviado para o Ceará, a 2.500 km de distância do destino correto, devido a uma falha operacional. A companhia aérea ofereceu para o tutor hospedagem e um voo gratuito de volta para São Paulo, e ele decidiu que voltaria para receber Joca. João chegou em Guarulhos e ficou aguardando pela chegada do animal, mas quando o avião de Joca pousou, o tutor foi informado que o cão havia falecido.
João alega negligência da Gol durante transporte do Golden Joca
Em um post nas redes sociais, João se despediu do cachorrinho Joca, que estava na família há 5 anos. "O meu amor foi assassinado, minha melhor escolha, amor da minha vida. Você foi muito novo. [...] Meu filho, me perdoa por ter sido egoísta de querer você ao meu lado! Você é o amor da minha vida para sempre! Minha saudade vai ser diária!"
O tutor acredita que a companhia aérea foi negligente durante o transporte do cachorro e pede justiça. Ele acredita que os funcionários da Gol mantiveram Joca preso dentro da caixa de transporte para cachorro na pista de embarque e desembarque de Fortaleza durante cerca de 1 hora e meia. Além disso, ele afirma que não tiraram Joca da caixa para passear, não levaram o pet para um ambiente refrigerado e nem chamaram um veterinário para examiná-lo.
Na segunda-feira, a temperatura em Fortaleza marcava cerca de 36 graus, o que significa que estava bem quente e abafado. João chegou a receber um vídeo de animal dentro da caixa de transporte, tomando água no bebedouro que fica preso na grade do transporte e permite que o pet beba o líquido de pouco em pouco. Por conta do calor, Joca precisava ingerir bastante água e ficar em um ambiente refrigerado e longe do sol.
Atestado de óbito afirma que Joca morreu de parada cardiorrespiratória
O atestado de óbito de Joca alegou que o motivo da morte foi uma parada cardiorrespiratória, mas os motivos ainda não foram esclarecidos. A parada cardiorrespiratória ocorre com a parada repentina do coração do cachorro e pode ser provocada por uma série de fatores. Dentre eles, traumas no peito, calor excessivo, situações de estresse, asfixia e doenças cardiovasculares.
Gol se diz surpresa com a morte do animal e se manifesta por meio de nota
Por meio de nota, a Gol informou estar surpresa com a morte de Joca e esclareceu que prestou todos os cuidados necessários ao animal em Fortaleza. Eles disseram se solidarizar com o sofrimento do tutor do cão e lamentaram a morte de Joca. Confira a nota na íntegra:
“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.
A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”
Gol suspende transporte de animais de avião por 30 dias
Após a morte do Joca, a companhia aérea Gol decidiu suspender por 30 dias o serviço de transporte aéreo de cães e gatos. A suspensão começa hoje, dia 24 de abril, e se estende até o dia 23 de maio. Devido a suspensão, os passageiros ficam impedidos de comprar passagens aéreas para os cães. Já para os tutores que haviam comprado o serviço para os dias entre 24 de abril e 23 de maio, a companhia vai oferecer restituição total do valor, inclusive o do dono. O impedimento, porém, não se aplica aos cachorros que viajam na cabine do avião.
A Polícia Civil de São Paulo está investigando o caso de Joca. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva, e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), informaram que também vão investigar o caso e penalizar os responsáveis.