Conquistar o amor de um gato não é uma tarefa impossível! Os gatos podem ser conhecidos pela sua independência, mas isso não significa que você não possa ter uma relação incrível com eles. O segredo para cativar o gatinho é conhecer um pouco da personalidade do felino para entender o que o bichano gosta ou não gosta. No entanto, existem certas atitudes que nenhum gato gosta, e outras que todo bichano ama. Quer fortalecer a amizade com seu bichano e garantir que ele se sinta ainda mais confortável ao seu lado? Então veja as 6 dicas essenciais que vão transformar a convivência entre você e seu gato em algo ainda mais especial!
1) Respeite o espaço do gato
Se tem algo que todo gatinho valoriza, é o próprio espaço. Assim como os humanos não gostam de ser perturbados quando estão mais introspectivos, os gatos também prezam pelo seu espaço social. Por isso, se você deseja criar uma relação mais positiva com o bichano e melhorar a convivência com os gatos, respeite o espaço dele. Ou seja, não pegue o animal no colo se ele demonstrar descontentamento, não faça carinho se ele não estiver afim e nem obrigue a fazer algo que ele não queira. Isso pode deixar o gato estressado e enfraquecer a relação de confiança entre vocês.
2) Aprenda a interpretar a linguagem felina
A grande chave para criar uma relação mais positiva e agradável com o bichano é buscar entender a linguagem dos gatos. Dessa forma, você vai conseguir compreender exatamente o que ele está querendo te dizer e vai evitar ser mal compreendido pelo animal. Uma dica para compreender a linguagem felina é observar atentamente a linguagem corporal do bichano. Eles podem demonstrar o que estão sentindo por meio do movimento do rabo, das orelhas e até do olhar.
O miado de gato também é uma ótima forma de entender o que está por trás do que o bichano quer dizer. Mas como interpretar o miado de gato? Você vai precisar observar atentamente o bichano e saber diferenciar a sonoridade dos miados. Um gato com fome, por exemplo, mia de uma maneira diferente do que um gato com dor, e quanto mais você conhecer o bichano, mais fácil vai ser descobrir o significado por trás do miado.
3) Invista em brincadeiras de caça
Se você já tem o costume de conviver com bichanos, sabe que eles amam caçar. Mesmo após a domesticação, os gatinhos mantiveram esse instinto intacto. Por isso, uma boa forma de criar uma relação mais positiva com o bichano é estimulando os instintos do gato caçador. Você pode fazer isso com brinquedos que simulem a caça, como é o caso da varinha para gatos e dos ratinhos de corda. No entanto, para deixar a brincadeira ainda mais divertida e deixar o gato feliz com você, nada melhor do que oferecer petiscos depois da ‘caçada’. Dessa forma, ele não vai ficar frustrado por não ter capturado uma presa 'de verdade' e ainda vai estreitar os laços entre vocês.
4) Crie um ambiente adaptado para que ele possa expressar seus comportamentos naturais
Se você tem um gatinho, é quase obrigatório investir na gatificação da casa, especialmente se você deseja criar uma relação mais positiva e harmoniosa com ele. Além de deixar o gato feliz, relaxado e estimulado, a gatificação permite que ele possa expressar os comportamentos naturais da espécie. Por isso, invista no enriquecimento ambiental para gatos. Isso pode ser feito com a inclusão de um arranhador para gatos para que ele possa afiar as garrinhas, com brinquedos interativos que estimulem a cognição e até prateleiras e nichos para que ele explore nas alturas.
5) Atenção aos cuidados com gato
Um grande erro que muitos tutores cometem e que enfraquece a relação com o felino é submetê-lo a situações que eles não gostam nem um pouco. Um exemplo perfeito disso são as roupas para gatos. Apesar deles ficarem uma fofura com esse acessório, muitos gatinhos detestam a sensação de usar roupas. Isso pode deixá-los bem estressados e chateados com os tutores.
O mesmo vale para as coleiras com guizo, que não são nada recomendadas por especialistas. Esse acessório pode causar estresse no felino, prejudicar a audição e ainda impedir o comportamento natural da espécie. O banho em gato também não é recomendado, pois também pode estressar e deixar o animal assustado. Os banhos só são permitidos em alguns casos bem específicos envolvendo a saúde do felino, já que o tratamento de algumas doenças (como a sarna em gatos) envolve o uso de shampoos que precisam ser aplicados durante o banho.
6) Ofereça uma alimentação balanceada e de qualidade para o gato
Por último, mas não menos importante: ofereça uma ração para gato de qualidade, que contenha todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bichano. Isso vai deixar o gatinho feliz e deixá-lo mais saudável. Uma dica bacana para criar uma relação mais positiva com o pet é oferecer sachês para gatos, já que simplesmente eles amam esse alimento. A textura, o cheirinho e o sabor dos sachês deixam qualquer gatinho louco de felicidade, o que pode reforçar ainda mais o vínculo entre vocês. Petiscos para gatos, como bifinhos, biscoitinhos e snacks, também são super bem vindos para criar uma relação mais positiva com o bichano.