Muitos dizem que é difícil identificar o amor de gato pelos donos porque eles tendem a ser mais sutis e reservados do que os cachorros. No entanto, os felinos têm um jeitinho particular de expressar esse sentimento, e é fácil de identificar isso. Quem já cativou o amor de um gatinho sabe que essa ligação criada é recompensadora, mas não é nada fácil de conquistar. Algumas atitudes fazem total diferença na construção dessa relação, e o Patas da Casa vai te mostrar o que você precisa fazer para conquistar o amor de gato.
O amor de gato pode ser conquistado com carinho
Muita gente acha que os gatos detestam ser acariciados, mas isso está longe de ser verdade. Acontece que muita gente não sabe onde fazer carinho no gato ou a maneira correta de fazer isso, o que acaba incomodando e afastando o bichano. Para fazer com que o amor de gato floresça, o tutor precisa distribuir as carícias nos lugares que o pet gosta e no momento que ele estiver afim.
A maioria dos gatos gosta de receber carinho na cabecinha, entre as orelhas. Eles também podem gostar de carinhos nas costas, no pescoço e no peito. A barriga, por outro lado, é uma zona 'proibida' e que só deve ser tocada se o bichano pedir carinho ali - e esse, inclusive, é um dos maiores sinais de que o gatinho realmente te ama.
O amor de gato se desenvolve com brincadeiras diárias
As brincadeiras para gatos são uma ótima maneira de estreitar a relação com o felino. Eles adoram passar o tempo brincando com aqueles que amam, especialmente se essa brincadeira estimular os instintos selvagens deles. A varinha para gatos, por exemplo, simula a captura de presa e é um excelente brinquedo para usar com os bichanos.
Você também pode usar a criatividade para criar momentos divertidos e especiais ao lado do seu amigo, com brincadeiras que envolvem esconder petiscos ou que desafiam a inteligência do animal. Dessa forma, você vai criar uma certa conexão com o pet e, quem sabe, fazer com que ele desenvolva o sentimento de amor de gato por você.
O amor de gato flui quando os tutores respeitam o espaço e a rotina dele
Os gatos são animais apegados à rotina e ao espaço em que vivem. Eles gostam de fazer atividades nos mesmos horários, de relaxar nos cantinhos favoritos e também apreciam um momento só deles. Por essa razão, os tutores precisam respeitar o espaço do bichano e se empenhar ao máximo para não alterar a rotina que ele já está acostumado. Ao respeitar isso, sem forçar nenhuma interação quando ele não está a fim, o gatinho passa a confiar em você. Essa confiança e respeito é fundamental para que o amor de gato nasça.
Petiscos são uma ótima forma de de estimular o amor de gato por você
Todo mundo adora ganhar um presentinho surpresa de vez em quando, até os felinos. Você pode aproveitar que eles adoram ser presenteados e oferecer petiscos para gatos quando eles estiverem mais receptivos e próximos de você. Uma dica é apostar nos clássicos petiscos industrializados, sachês e até algumas frutas para gatos. Isso não significa que você está ‘comprando’ o amor de gato, mas usando o fascínio que eles sentem por esse mimo a seu favor.
O enriquecimento ambiental é infalível para conquistar o amor de gato
Brincar com gatos é uma ótima maneira de estreitar os laços com o animal. Mas se você quer mesmo que o amor de gato se desenvolva por você, é importante proporcionar um espaço estimulante e divertido para o felino em casa. O enriquecimento ambiental para gatos, prática que envolve deixar o ambiente mais atrativo para o animal, é uma atitude que também pode despertar o sentimento de amor de gato por você. O arranhador para gatos, nichos, prateleiras, camas suspensas e os brinquedos interativos são exemplos de itens que enriquecem o ambiente e deixam os felinos mais felizes e relaxados.
Como saber se seu gato te ama?
Os gatos são mais sutis quando o assunto é demonstrar sentimentos. Então nem todo mundo consegue decifrar o amor de gato. No entanto, alguns sinais podem indicar que o felino te ama. Veja como saber se seu gato te ama:
- Se esfregar nas pernas
- Deitar no colo
- Gato ronronando no colo
- Seguir pela casa
- Trazer “presentinhos”, como presas e objetos
- Lambidas
Se o seu gatinho tem o hábito de fazer tudo isso com você, fique despreocupado, porque com certeza ele te ama e te considera alguém especial na vida dele.