Algumas raças de cachorro - como o Bulldog Inglês - são conhecidas por serem naturalmente menos ativas do que outras. Ao invés de se exercitar, são cães que preferem o conforto de uma soneca bem tirada - e, em bom português, são animais preguiçosos. Isso pode ser explicado por diferentes fatores. Às vezes a anatomia do pet impede que ele faça exercícios mais intensos, como é o caso dos cachorros braquicefálicos (Pug, Bulldog e outras raças). Em outros, faz parte da personalidade do pet, como o São Bernardo.
Então mesmo que todos precisem se movimentar, o cachorro preguiçoso costuma se restringir a exercícios leves, esporádicos e sente muito mais prazer no descanso que vem depois do que na atividade em si. Descubra, aqui embaixo, algumas raças que têm essa característica!
1) Pug é um cachorro preguiçoso e braquicefálico
O cachorro Pug é um dos mais conhecidos entre as raças braquicefálicas, ou seja, que têm o focinho retraído. Por causa dessa característica, ele tende a ter dificuldades respiratórias e não pode abusar de exercícios de alta intensidade, o que contribui para a fama de cachorro preguiçoso.
Além disso, a raça Pug é naturalmente menos ativa do que outras e ama dormir. Esse é um dos passatempos preferidos dele. Mas atenção: o cachorro Pug precisa de exercícios leves para evitar a obesidade, e deve ser estimulado frequentemente com brincadeiras e outras atividades, desde que isso não sobrecarregue ou exija muito esforço físico dele. Caminhadas, por exemplo, não devem ser tão longas; e as brincadeiras devem ser suficientes apenas para gastar a energia dele no dia a dia, sem deixá-lo cansado demais.
2) Bulldog Francês não pode abusar de atividades físicas
Assim como o Pug, o Bulldog Francês também é um cachorro braquicefálico e não pode abusar na intensidade das atividades físicas. Mesmo sendo animais preguiçosos, eles têm picos de energia e são um pouco mais ativos do que os cachorros da raça Pug. Para manter a saúde do animal, você pode aproveitar que a raça Bulldog Francês tem um certo nível de energia para incentivar brincadeiras em que ele seja obrigado a se movimentar. Alguns minutos por dia já são suficientes para evitar o sedentarismo e a obesidade.
3) Bulldog Inglês: uma raça que curte a própria preguiça
Por ser um animal de porte médio, o Bulldog Inglês precisa de, mais ou menos, 30 minutos de atividade física por dia. Mesmo que pareça pouco, no cotidiano do cachorro preguiçoso essa marca é, certamente, difícil de alcançar, já que a raça Bulldog Inglês prefere passar o dia deitado e descansando ao invés de se exercitar. Você pode buscar alternativas que não sejam tão cansativas. Uma caminhada leve já é suficiente, por exemplo, mas não se espante se o cachorro Bulldog Inglês dormir por horas depois disso.
4) Basset Hound precisa de cuidado na hora dos exercícios
O Basset Hound é uma raça que tem a coluna e as patinhas mais delicadas e frágeis. Por isso, é necessário ter cuidado na hora dos exercícios: mesmo que ele precise se movimentar para manter a saúde e o peso adequado, a intensidade deve ser leve para não forçar o esqueleto da raça Basset, que é um cachorro salsicha. Essa limitação é o que faz com que muitas pessoas o vejam como um cachorro preguiçoso - e ele realmente acaba tendo maior probabilidade de curtir os momentos de descanso e sossego. Quem somos nós para julgar, certo?
5) São Bernardo é um cachorro grande, mas preguiçoso
Muito provavelmente por causa da influência do cinema, todo mundo pensa na mesma coisa quando imagina um São Bernardo: cachorro grande, estabanado e bem arteiro. A raça de cachorro gigante, por sua vez, tem o instinto dos cães de trabalho e pode fazer tudo o que o dono sugerir, mas não é o cão mais enérgico que existe. A raça São Bernardo também não tem tanta necessidade de exercícios físicos pesados, ou seja: é o cachorro preguiçoso perfeito para te acompanhar no cochilo de domingo à tarde.
6) Galgo tem como características calma e tranquilidade
Mesmo que seja conhecido pela capacidade de fazer exercícios de alta intensidade, o Greyhound — também conhecido como Galgo Inglês — é uma raça bem tranquila e calma. É verdade que ele consegue correr bastante e tem muita disposição, mas o cachorro Galgo Inglês gosta mesmo é de ficar em casa e tirar uma soneca. Ainda assim, lembramos que a raça precisa dos exercícios para gastar energia, então mesmo que seja um cachorro com preguiça, não esqueça de incluir esses momentos no dia a dia do seu pet.
7) Cavalier King Charles Spaniel está longe de ser um cão agitado
O que esperar de um cachorro que tem como principal referência de descendência a realeza da Inglaterra? O Cavalier King Charles Spaniel é um lorde no comportamento e só precisa de exercícios para gastar energia e não se sentir entediado. Tirando esses momentos de descontração, a raça Cavalier King Charles Spaniel costuma ser a parceira ideal para ficar deitada no colo do dono, curtindo paz e sossego. São animais preguiçosos, que amam chamego e não dispensam uma boa sonequinha!
8) Bullmastiff: apesar de grande, a preguiça domina
O Bullmastiff, assim como o São Bernardo, é outro cachorro gigante que tem um baixo nível de energia e não dispensa uma boa tarde de descanso. Ele precisa de atividades físicas por uma questão de saúde, mas está longe de ser muito agitado. Para a raça Bullmastiff, passeios e pequenas caminhadas ao lado do dono são suficientes para satisfazer suas necessidades. Mas, sendo o cachorro preguiçoso que é, ele também não vai ver nenhum problema em passar uma tarde relaxando em frente à televisão com a família.
9) Chow Chow: um cachorro preguiçoso e reservado
Todo mundo que convive com um Chow Chow sabe que esse cãozinho, apesar da aparência fofa e simpática, é mais reservado e tem uma personalidade forte. Mas sabia que eles também são animais preguiçosos? Pois é verdade: esses cães de porte médio não são tão energéticos quanto as pessoas podem imaginar. A raça Chow Chow, na verdade, prefere curtir momentos de tranquilidade e sossego no dia a dia. No entanto, são cães que, assim como qualquer outro, precisam se exercitar para se manterem saudáveis.
10) Shar Pei é uma raça que não precisa se exercitar tanto
Quem vê um Shar Pei logo pensa em um cachorro com preguiça, e não é à toa: a raça realmente é uma das mais preguiçosas que existem. Ele é um cachorro calmo, que não precisa de exercícios físicos de alta intensidade e sempre vai procurar um cantinho para repousar após qualquer atividade. O cachorro Shar Pei não se movimenta tanto, mas precisa de uma rotina de brincadeiras para gastar energia e não ter nenhum problema.
Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo
Edição: Luana Lopes
Publicado originalmente em: 07/10/2019
Atualizado em: 14/09/2022