Quando o assunto é a inteligência felina, existem várias raças de gato por aí que se destacam nesse quesito. Algumas delas são tão espertas que apresentam até certa facilidade em aprender truques e responder comandos. Pois é: muita gente acha que é impossível adestrar gatos, mas não é bem verdade.
Esse processo realmente é um pouco mais complicado do que com os cães, mas se for feito adequadamente, usando os métodos certos, o adestramento tem tudo para dar certo - especialmente se estivermos falando de gatos espertos e curiosos. O Patas da Casa separou 7 raças de gato que, além de muito inteligentes, também podem ser adestradas. Confira!
1) Maine Coon
Não dá para falar sobre inteligência felina sem citar o Maine Coon. Eles são extremamente inteligentes e costumam se sair muito bem no adestramento de gatos. Isso porque esse gato gigante, conhecido pela gentileza e simpatia, se empenha bastante em aprender tudo que lhe é ensinado porque adora agradar os tutores.
Você pode ensinar alguns truques simples para ele, como dar a pata e sentar. Se você não sabe como adestrar um gato Maine Coon, fica a dica: a chave para isso dar certo é usar e abusar de reforços positivos, especialmente os petiscos para gatos.
2) Gato Angorá
Por trás de toda fofura e delicadeza do gato Angorá, existe uma inteligência sem igual. São felinos bastante curiosos, observadores e espertos, então naturalmente acabam lidando bem com o adestramento. Eles adoram ser estimulados mentalmente com truques que os coloquem para 'pensar'.
Dessa forma, a melhor maneira de realizar o adestramento de gatos dessa raça é através de desafios, como aprender a abrir portas ou buscar brinquedos. Mas claro, sempre usando reforço positivo. Se tiver petiscos e elogios envolvidos, eles se sentem estimulados a obedecer.
3) Gato Bengal
O Bengal é um gato híbrido que pode ser ‘domado’ pelos tutores. Eles são considerados uma das raças de gato mais inteligentes do mundo, então têm certa facilidade em aprender truques e comandos. Devido a alta energia da raça, a curiosidade e a independência, o gato Bengal consegue assimilar vários truques, dos mais simples aos mais complexos. Inclusive, uma das características do miado de gato Bengal é que eles apresentam diferentes tipos de vocalização, o que pode facilitar ainda mais a comunicação com a família.
4) Scottish Fold
O Scottish Fold, aquele gatinho que tem a orelha curvada para frente, é outra raça que se destaca no quesito inteligência. Apesar de ser um gato bem calmo, ele é surpreendentemente inteligente e sensível, então consegue entender facilmente as informações que o tutor passa para ele. Eles gostam de agradar e são muito sociáveis, o que torna o processo de adestramento de gatos tranquilo.
5) Sphynx
Considerado um gato exótico, o Sphynx não surpreende apenas pela aparência peculiar. Esse gato sem pelo é extremamente inteligente e sociável. Eles são muito apegados aos humanos e adoram interagir, o que facilita o adestramento. Para treinar um Sphynx, a interação constante é fundamental.
Eles respondem bem a comandos simples, como sentar, e podem até aprender a usar o banheiro ou andar na coleira. Como essa é uma raça extremamente curiosa, é importante que o adestramento seja estimulante, sempre usando reforço positivo com petiscos ou brinquedos.
6) Gato Singapura
O gato Singapura, uma das menores raças que existem, é também muito inteligente e observador. Eles estão sempre atentos ao que está acontecendo ao redor e gostam de serem desafiados, seja com brincadeiras para gatos estimulantes, ou com treinamento. A raça de gato Singapura gosta de resolver problemas e fica mais entretida ainda quando o adestramento desafia sua inteligência. É importante recompensá-la para que ela se sinta estimulado a obedecer esses comandos outras vezes.
7) Cornish Rex
O Cornish Rex, uma das raças de gato com pelo cacheado, é um bichano extremamente inteligente. Frequentemente são comparados com os cachorros devido ao comportamento agitado e a curiosidade sem igual. Por serem bem ativos, métodos que envolvem buscar e trazer objetos são bem aceitos e compreendidos pelo gato da raça Cornish Rex - especialmente se vier acompanhado de um petisquinho depois.
Como adestrar gatos adequadamente?
O adestramento de gatos é um processo que é bem diferente do que acontece com os cães. Isso porque os felinos não respondem a ordens diretas como os cachorros, então precisam de uma ajudinha extra para obedecerem. Geralmente, recompensas apetitosas estimulam o bichano a seguir um comando que está sendo dado.
Mas como adestrar gatos de modo eficiente? Você vai precisar do petisco favorito do bichano. Pode ser um biscoitinho, patê ou até frutas para gatos, desde que o animal goste do alimento. Depois, basta seguir o passo a passo de acordo com o quer ser ensinado para o animal. Um ponto importante, porém, é não ultrapassar 5 minutos de treino por dia. Os gatinhos ficam entediados facilmente, e por isso as sessões de adestramento devem ser mais curtas.