Você sabia que existe uma data para conscientizar a população sobre os cuidados que o gato preto precisa receber? Por preconceito, superstições e até falta de informação, os bichanos dessa cor são muito associados ao azar (especialmente em datas como a sexta-feira 13). Como consequência, os gatos pretos sofrem com abandono, maus-tratos e dificuldade de adoção.
O Dia da Conscientização pelo Gato Preto é celebrado todo 27 de outubro e foi criado justamente para ajudar a desmistificar as superstições envolvendo esse felino e combater o preconceito.
Gato preto tem três datas comemorativas
A preocupação com os gatos pretos é tão grande que existem três datas comemorativas envolvendo esse animal. O dia 27 de outubro marca o Dia da Conscientização pelo Gato Preto, que tem o objetivo de sensibilizar as pessoas quanto ao preconceito contra o animal e acabar com os mitos ao redor do bichano. Já o dia 17 de agosto marca o Dia Internacional da Apreciação do Gato Preto, com foco na celebração desse peludo. Por fim, no dia 17 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Gato Preto, uma data inventada no Brasil para exaltar o companheirismo e o amor do pet.
Por que gato preto é associado ao azar?
Boa parte da má fama do gato preto se dá à superstição de que eles trazem azar. Essa crença surgiu há muitos anos atrás, mais precisamente na Idade Média. Nessa época, o gato preto começou a ser associado às bruxas e algumas pessoas acreditavam até mesmo que, quando se matava uma bruxa, um gato de pelagem preta nascia. No auge da inquisição, onde diversas mulheres foram mortas acusadas de bruxaria, muitos bichanos também foram sacrificados.
Alguns pesquisadores afirmam que o número de gatos dessa cor mortos foi tão grande que acabou contribuindo para o surgimento da peste bubônica. Afinal, eram os gatos que caçavam os ratos, mas eles se tornaram tão escassos que os roedores acabaram se proliferando. A mística do gato preto que começou na Idade Média foi diminuindo com o passar do tempo, mas a crença popular de que eles trazem azar ainda continua bastante presente.
Dia da Conscientização pelo Gato Preto é perto do Halloween por motivo curioso
A escolha do dia do gato preto para o dia 27 de outubro não é à toa. A data é bem próxima do Halloween (31 de outubro), época em que esses bichanos estão mais suscetíveis a sofrerem maus-tratos. A associação do gato preto com o dia das bruxas tem relação com a mística que veio da Idade Média, mas se intensificou com o Festival de Samhain, uma festa celta onde se celebrava a transição entre verão e inverno.
Muitas pessoas acreditavam que os gatos abençoavam quem deixava um leitinho para ele na noite desta festividade e amaldiçoava quem não fazia isso. Assim, os gatos pretos começaram a ganhar fama de traiçoeiros. Esses felinos costumam sofrer mais maldades nessa época do ano justamente por causa dessa associação com o Halloween.
Gatos pretos têm mais dificuldade para encontrar um lar
A Sociedade Americana de Prevenção à crueldade contra animais (ASPCA) estabeleceu a existência de um grande problema que afeta os animais: a síndrome do gato preto e do cachorro preto. Segundo a teoria, esses animais apresentam uma maior rejeição por causa da cor do seu pelo, que é frequentemente associada a uma superstição de azar.
Além disso, eles são menos desejados na procura de adotantes porque existe uma ideia de que são mais agressivos e raivosos do que pets de outras cores. Como consequência, os gatos pretos apresentam uma maior dificuldade para serem adotados e encontrarem um lar. Aliás, a presença desses pets em abrigos é grande justamente porque eles costumam sofrer bastante com o abandono. Infelizmente, os maus tratos são frequentes contra os gatos pretos, principalmente na época do Halloween e nas sextas-feiras 13.
O gato preto é um dos mais dóceis que existem
A ideia de que os gatos pretos são agressivos não passa de um grande mito! É claro que cada animal tem sua própria personalidade, mas não existe qualquer comprovação de que esses bichanos possuem um temperamento mais raivoso. Na verdade, é exatamente o oposto! Um estudo da Universidade da Flórida e Califórnia comprovou que existe uma relação entre cor da pelagem e personalidade do gato. De acordo com a pesquisa, os gatos pretos têm tendência a serem calmos e mansos. Apesar de apresentarem um pouco de desconfiança, são super amorosos, confiáveis e brincalhões.
Qual é o significado místico do gato preto?
Se você é uma pessoa mística, saiba que também existe um significado espiritual por trás do gato preto. Indo contra a superstição, esse bichano não tem nada de traiçoeiro. Pelo contrário: o significado místico do gato preto está associado à proteção e purificação do ambiente. Em alguns países, o animal é visto como sinal de sorte. Na Inglaterra, por exemplo, ganhar um gato preto significa boas energias. Se em certos lugares as pessoas fogem ao ver um gato de pelagem preta na rua, na Escócia esse encontro é visto como sinal de prosperidade.
Quais são as raças de gato preto?
Depois de ler tudo sobre esse bichano, talvez você esteja com vontade de adotar um! Afinal, a presença desse pet em casa é garantia de companhia, amor e muita diversão. Algumas das raças de gato preto são: Bombaim, Persa, Angorá, Maine Coon e Gato de Pelo Curto. Além disso, também existem os gatos pretos vira-lata, que costumam sofrer ainda mais com abandono e maus-tratos (então com certeza você vai encontrar um em abrigos ou feirinhas de adoção). O preconceito e a rejeição de gatos pretos é um grande problema que já tem melhorado nos últimos anos graças às campanhas como a do Dia da Conscientização pelo Gato Preto, mas que ainda precisa ser amplamente combatido. Que tal, então, abrir seu coração pra um gatinho dessa cor?