O arranhador de papelão é uma alternativa barata, acessível e sustentável para suprir uma necessidade natural dos gatos. O hábito de afiar as unhas faz parte da natureza felina. Mesmo com a domesticação, eles mantiveram esse ato, que está muito além de lixar as garras: arranhar as superfícies é uma uma forma de relaxar, regular o humor e até se expressar. Só que na hora de manifestar essa necessidade, os gatos podem arranhar tudo que veem pela frente, incluindo estofados e até paredes. Por isso é indispensável investir em um arranhador específico para direcionar o comportamento dele.
O papelão é um material muito versátil. E como os gatos adoram caixas de papelão e arranhar superfícies, essa é uma combinação que faz o maior sucesso entre os felinos. Mas será que vale a pena mesmo esse tipo de arranhador para gatos? Assim como qualquer produto, o arranhador de papelão possui os seus prós e contras. Então venha conferir se compensa ou não investir nesse acessório para o gato.
Vale a pena investir em um arranhador de papelão para gatos? Prós e contras
Os arranhadores para gatos fazem o maior sucesso entre os felinos e existem vários tipos de modelos diferentes. Um deles é o arranhador para gatos de papelão, uma opção que costuma ser acessível e atrativa para os gatinhos. Mas será que vale a pena mesmo investir o dinheiro nesse acessório? O principal benefício do arranhador de papelão com certeza é o seu custo-benefício. Esse acessório costuma ser bem mais barato do que outros modelos de arranhador para gato: dependendo do modelo, eles não chegam a custar nem R$50 reais. Além disso, os gatinhos amam a textura do papelão.
Mas como nada é perfeito, o arranhador de papelão também possui um lado negativo. O primeiro deles com certeza é a bagunça que ele provoca. A durabilidade do arranhador de papelão para gatos é mais reduzida em comparação com outros tipos. À medida que o felino vai arranhando, o material vai se desgastando e soltando pedacinhos de papelão pela casa (que inclusive podem grudar nas patinhas). Então se você está em busca de um arranhador para gato forte e resistente, essa não é a melhor opção para você.
Quais são os benefícios do arranhador para gatos?
O arranhador para gatos é um dos acessórios mais importantes na vida do felino. Eles permitem que os gatinhos expressem um comportamento natural da raça de afiar as garras. Isso é super importante para o bem-estar do bichano, pois quando viviam na natureza, eles afiavam suas unhas de gato escalando árvores e troncos. Além disso, o arranhador de papelão (ou qualquer outro) ajuda a liberar o estresse, deixando os gatinhos mais relaxados e felizes. Ele também promove a movimentação do animal, que é muito importante para fortalecer os músculos, queimar calorias e gastar energia.
Veja como fazer um arranhador de papelão caseiro em formato circular
Se dá para fazer cama para gato de papelão, porque não daria para fazer um arranhador de papelão? Além de usar a criatividade e economizar uma graninha, você vai precisar de poucos itens para fazer um arranhador de gato: algumas caixas de papelão, régua, lápis, cola quente e estilete. Veja o passo a passo de como fazer arranhador para gatos de papelão:
- Pegue a caixa de papelão (quanto maior, melhor) e abra completamente
- Utilize a régua e o lápis para fazer marcações no comprimento da caixa
- Faça linhas com aproximadamente 4 centímetros de distância
- Essas linhas vão marcar o corte das tiras de papelão
- Passe o estilete exatamente em cima da linha tracejada pelo lápis
- Depois de destacar todas as tiras, é hora de enrolar uma por uma
- Para isso, você vai precisar pegar a extremidade da tira e enrolar até formar um círculo
- Quando o círculo tiver sido formado, passe um pouco de cola quente e continue com a próxima tira
- Faça esse processo até que todas as tiras tenham sido coladas. Pronto! Você terá um arranhador de papelão para gato em formato circular
Lembre-se de esperar que a cola seque completamente antes de oferecer o arranhar de papelão para gato. Para estimular o uso, você pode colocar um pouco de catnip em cima da estrutura e até mesmo reforçar o comportamento toda vez que ele arranhar, seja com petiscos ou carinho.