Cachorro

As 10 raças de cachorro que vivem menos tempo, segundo a Ciência: descubra os cães com a menor expectativa de vida

Publicado - 17 Setembro 2024 - 15h26

Atualizado - 17 Setembro 2024 - 18h19

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

No mundo todo, estima-se que existem cerca de 400 raças de cachorro espalhadas, com padrões de tamanho, características físicas e personalidade completamente diferentes. Mas essa variabilidade entre as raças também se estende para a expectativa de vida dos peludos. Um estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido reuniu cerca de 580 mil cães britânicos, de 150 raças diferentes, para analisar quais são aquelas que vivem mais e menos tempo. O Patas da Casa vai te contar quais são essas raças de cachorro, expectativa de vida de cada uma delas e quais são os fatores que influenciaram nesse resultado.

Pesquisa revela quais raças de cachorro vivem menos tempo

Um estudo publicado na revista Scientific Reports revelou quais são as raças de cachorro que vivem menos tempo, ou seja, que possuem uma menor expectativa de vida. Mas um cachorro vive quantos anos, afinal? De modo geral, as estimativas de longevidade para um cão médio variam entre 10,0 a 13,7 anos de idade, com variação dependendo do país ou raça específica. Então para chegar a conclusão de quais raça vivem menos, eles reuniram quase 600 mil cães britânicos e analisaram fatores como a raça, o tamanho do corpo, o sexo e o índice cefálico.

No estudo, os pesquisadores revelaram quantos anos vive um cachorro em média. De acordo com eles, a expectativa média para raças de pequeno e médio porte foi de 12,7 anos e 12,5 anos, respectivamente. Já para raças de grande porte, a média ficou estabelecida em 11,9 anos. O grande diferencial dessa pesquisa é que os pesquisadores exploraram como a raça, o formato de corpo e do rosto do animal se relacionam com a reprodução artificial, e como isso afeta a expectativa de vida de um cão.

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Eles concluíram que práticas de reprodução artificial, como a endogamia, além da seleção de características e isolamento populacional, podem reduzir a diversidade genética e levar a grandes problemas de saúde. O estudo também revelou quais raças de cachorro vivem mais tempo

Um dos fatores que mais influenciaram na expectativa de vida de um cachorro, segundo os pesquisadores da pesquisa inglesa, é o porte. E isso faz total sentido com outras pesquisas da área que estudam a expectativa de vida do cachorro. Acredita-se que isso acontece porque os cães de porte grandes possuem um coração de cachorro proporcionalmente menor do que o tamanho corporal quando comparados aos cães pequenos. Isso faz com que eles realizem um esforço bem maior para bombear o sangue para todo o corpo, o que leva a um maior desgaste do coração. De acordo com o estudo do Reino Unido, todos esses cães grandes apresentam um risco 20% maior de morte precoce em comparação com cães pequenos.

Confira a seguir quais são as raças de cachorro com menor expectativa de vida, de acordo com a Ciência.

1) Pastor do Cáucaso

Pastor do Cáucaso em pé ao ar livre
O Pastor do Cáucaso é uma das raças de cachorro que vive menos tempo

O Pastor do Cáucaso, também conhecido como Pastor Caucasiano, é a raça de cachorro que ficou estabelecida como a que vive menos tempo entre todas as outras. A média de vida desse peludo gira em torno de 5,4 anos apenas, o que é bem abaixo do que se espera da expectativa de vida dos cães.

Esse cachorro de origem Russa existe há muitos anos, mas só foi oficialmente reconhecido em 1930 na Alemanha Oriental. Ele é considerado um cachorro gigante, e isso tem bastante influência na expectativa de vida desse peludo. Medem cerca de 75 centímetros e podem chegar a pesar 50 kg. Por ser um cão grande, esse peludo pode sofrer com a displasia coxofemoral em cães e outras doenças como o hipetireodismo e a obesidade canina. 

2) Dogo Canário

Dogo Canário correndo ao ar livre
O Dogo Canário é um cachorro grande que vive em média 7,7 anos

O Dogo Canário, também conhecido como Presa Canário, é outro cachorro gigante que possui uma expectativa de vida baixíssima. De acordo com o estudo, essa raça de cachorro vive em média 7,7 anos, e assim como Pastor do Cáucaso, o grande tamanho influencia nessa estimativa. Eles podem chegar a medir 65 centímetros e pesar 65 quilos. Também tem tendência a desenvolver a displasia coxofemoral, uma doença que afeta a mobilidade do animal e provoca forte incômodo. 

3) Cane Corso 

Cane Corso deitado em grama
O Cane Corso é uma das raças de cachorro que sofrem com a displasia coxofemoral

O Cane Corso é uma das raças de cachorro que possui a menor expectativa de vida, aproximadamente de 8,1 anos. Ele também é um cão de grande porte, pode medir entre 60 e 68 centímetros e pesar 50 quilos. Assim como os cães citados acima, também podem sofrer com a displasia coxofemoral, uma das doenças hereditárias mais comuns em cães de grande porte. Ele também pode sofrer com a torção gástrica e tem tendência a desenvolver obesidade.

4) São Bernardo 

São Bernardo sentado ao ar livre
O São Bernardo é uma das raças de cachorro mais pacientes e gentis

O São Bernardo é uma das raças de cachorro gigante mais famosas e populares do mundo. Apesar do porte grande, podem chegar a medir 90 cm de altura e pesar 90 quilos, esses peludos são super gentis e carinhosos. Os principais problemas de saúde que esse cão sofre é a displasia e torção gástrica, mas eles também podem apresentar problemas oculares, cardíacos e gastrointestinais ao longo da vida. 

5) Bloodhound

Bloodhound ao ar livre
Uma das raças de cachorro mais preguiçosas é o Bloodhound

O Bloodhound, considerada uma das raças de cachorro mais preguiçosas que existem, também está na lista dos cães que possuem uma menor expectativa de vida, que gira em torno de 9,3 anos. Ele também é considerado um cão de grande porte, pode chegar a medir 68 centímetros e pesar 58 quilos. Por ser um cachorro com orelha grande, pode sofrer com infecções de ouvido. O corpo desse cãozinho é cheio de dobrinhas, então eles também têm tendência a desenvolver dermatite nesses locais. Além disso, podem sofrer com a displasia, torção gástrica e problemas oculares.

6) Affenpinscher 

 Affenpinscher ao ar livre
O Affenpinscher é uma das raças de cachorro de porte pequeno com baixa expectativa de vida

Originário da Alemanha, o Affenpinscher é uma das raças de cachorro mais antigas que existem. Ele possui uma expectativa de vida de 9,3 anos, mas diferente dos cães citados, ele não é um cãozinho grande. Na verdade, ele é um cachorro de porte pequeno, pesa entre 6 quilos e mede 30 centímetros. Esses peludos podem sofrer com alguns problemas de saúde ao longo da vida, como o colapso de traqueia, luxação da patela, problemas dentários, cardíacos e também com a displasia. Porém, não se sabe ao certo o porque esses cãezinhos pequenos apresentam uma expectativa de vida tão baixa.

7) Mastim Inglês

Mastiff Inglês deitado na praia
O Mastim Inglês também é gigante e pode viver em média 9 anos

O Mastim Inglês é uma das raças de cachorro grande que não têm grande expectativa de vida. Em média, os especialistas calculam que esses peludos podem viver 9 anos. Esse cachorro gigante pode chegar a medir incríveis 90 centímetros e pesar 100 quilos, quase a mesma coisa que um Dogue Alemão, considerado a maior raça de todas. Como se espera de um cão grande,  o Mastiff Inglês têm alta predisposição a desenvolver displasia coxofemoral, mas também podem sofrer com dermatites, síndrome de Wobbler e torção gástrica.

8) Mastim Napolitano 

Mastim Napolitano deitado em varanda
O Mastim Napolitano é uma raça de cachorro que pode sofrer com alguns problemas de saúde

O Mastim Napolitano, um cão gigante originário da Itália, é uma das raças de cachorro que também pode viver em média 9,3 anos. Esses peludos, considerado um dos mais antigos do mundo, podem chegar a medir 70 centímetros de altura e pesar 70 quilos. Por ter o corpo cheio de dobrinhas, o Mastim Napolitano pode sofrer com a dermatite em cachorro ao longo da vida devido ao acúmulo de bactérias e fungos na região. Além disso, também podem apresentar displasia coxofemoral, deficiência de cálcio e o olho de cereja em cachorro, doença que tem como sintoma principal uma uma pequena bolinha vermelha localizada no canto do olho do animal.

9) Bulldog Inglês

Bulldog Inglês ao ar livre
Por ser braquicefálico, o Bulldog Inglês é uma das raças de cachorro com baixa expectativa de vida

De acordo com a pesquisa realizada no Reino Unido, um cachorro braquicefálico, isto é, que apresenta o focinho achatado, apresenta um risco 40% maior de morte precoce em comparação aos cães de focinho médio. O Bulldog Inglês, por exemplo, apresenta uma expectativa média de 9,8 anos de vida. De acordo com os pesquisadores, essa expectativa de vida mais reduzida pode ter relação com os problemas respiratórios e as doenças cardíacas que são comuns na raça. O Bulldog Inglês apresenta uma saúde mais fragilizada e pode sofrer com problemas como doenças oculares, articulares e dermatológicas.

10) Bulldog Francês

Bulldog Francês deitado no tapete
O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro braquicefálico

Assim como o Bulldog Inglês, o Bulldog Francês também apresenta uma expectativa de vida de 9,8 anos. Ele também faz parte das raças de cachorros braquicefálicos, então naturalmente vive menos tempo que outras raças devido às próprias características físicas dele. Devido ao focinho achatado, esses peludos podem sofrer com problemas respiratórios, especialmente nos dias mais quentes. Também podem apresentar quadros oftalmológicos e dermatológicos. 

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cachorro

O cérebro de cachorro 'sincroniza' com o nosso durante a troca de olhares, descobre cientistas

Você já se perguntou o que acontece dentro do cérebro de um cachorro? A verdade é que pouco se sabe sobre como funciona o cérebro ca...

Cachorro

Queda de pelo em cachorro fica mais forte na primavera. Entenda os motivos e veja 5 dicas para amenizar o incômodo

Quem tem um peludo em casa sabe que a queda de pelo em cachorro é algo muito comum. No entanto, com a chegada da primavera, essa que...

Cachorro

10 fatos para conhecer o cachorro Blue Heeler, o famoso Boiadeiro-australiano

Você conhece o Blue Heeler? Esse cãozinho é conhecido também pelo nome de Boiadeiro-australiano ou Australian Cattle Dog. Como o pró...

Cuidados

A misteriosa "Ilha dos gatos" no Rio de Janeiro que abriga mais de 700 felinos abandonados

Imagine encontrar uma ilha no meio do oceano com mais de 700 gatinhos vivendo sozinhos e completamente abandonados. Pode até parecer...

Cuidados

10 raças de gato peludo pra afofar o dia inteiro (se ele permitir, claro): conheça os felinos mais fofos do mundo

Se você sempre quis um gato peludo para chamar de seu, fique sabendo que não faltam por aí raças com essa característica. Tem gatinh...

Cachorro

Quem seria o seu cachorro em um festival de música?

Pensar em como um cãozinho se comportaria em diferentes situações é uma tarefa muito divertida. Você já parou para se perguntar, por...

Cuidados

Aprendi do pior jeito a não ignorar a tela de proteção para gatos na minha casa: 5 motivos para instalar o quanto antes

Se você acabou de adotar um gatinho, é bom estar por dentro dos itens obrigatórios que todo gateiro deve ter. Um deles é a tela de p...

Ver todas