Como saber se o cachorro está com calor ? Essa é uma dúvida frequente entre os pais de pet - principalmente os de primeira viagem - quando o verão chega. Afinal, lidar com as altas temperaturas não é nada fácil, então saber reconhecer um cachorro com calor é fundamental para amenizar o desconforto do animal nessa época do ano. Pensando nisso, o Patas da Casa produziu um infográfico ensinando como cuidar de cachorro no calor e quais são as melhores estratégias para refrescá-lo nos dias mais quentes. Dá só uma olhada!
Cachorro com calor: sintomas para ficar atento
Que o cachorro sente calor, todo mundo já sabe, mas será que você consegue reconhecer os sinais de que o seu cãozinho está sofrendo com as altas temperaturas? É possível perceber logo de cara uma série de mudanças no comportamento do animal: o cachorro fica mais apático, sem vontade de brincar ou passear, e prefere passar a maior parte do tempo deitado.
Ele também pode perder o apetite e ficar com a língua para fora com frequência, às vezes até com sinais de salivação excessiva. A dificuldade de respirar em dias mais calorentos também pode deixar o cachorro com respiração ofegante e acelerada. Por isso, sempre observe estes sinais.
Depois de entender os principais sintomas de que seu doguinho está incomodado com a temperatura, veja 6 dicas de como refrescar o cachorro no calor!
1) Tapete gelado para cachorro é um dos maiores aliados nos dias quentes
Para quem gosta de praticidade, o tapete gelado para cachorro é um ótimo investimento. O acessório não precisa de água, gelo ou qualquer outro tipo de material para funcionar. Na realidade, ele vem com um gel por dentro que é “acionado” ao entrar em contato com o peso do animal e aos poucos vai deixando a superfície mais fria. Dessa forma, bastam alguns minutinhos para fazer efeito, proporcionando tardes de descanso bem refrescantes ao seu doguinho.
2) No verão, cachorro pode gostar de beber água com cubos de gelo para refrescar
Um dos cuidados com os pets no calor é em relação à hidratação destes animais. Não pode faltar água para cachorro nos potinhos e bebedouros. Uma maneira de despertar a atenção dos dogs nessas horas e tornar a ingestão do líquido ainda mais refrescante é adicionando cubos de gelo ao bebedouro. Assim, o pet sempre vai ter uma água bem geladinha à disposição.
3) O cachorro com calor vai adorar petiscos refrescantes
Já pensou em fazer um petisco para cachorro gelado? É uma ótima ideia para dias quentes! É possível fazer uma série de receitas, como um picolé de frutas. No entanto, lembre-se que a adição de açúcar, adoçante e outros ingredientes não é recomendada, ok?! Outras opções interessantes são congelar cubinhos de frutas para cachorro (veja quais são permitidas) e oferecer alimentos que ajudam na hidratação, como melancia e melão.
4) Para cuidar de um cachorro no verão, espalhe potes de água pela casa
Já deu para perceber que a hidratação é uma das principais formas de como refrescar o cachorro no calor, né?! Por isso mesmo, os tutores devem ter um cuidado especial com a disposição dos bebedouros pela casa. Para fazer o cachorro beber mais água nessa época, o ideal é ter pelo menos três ou quatro potinhos espalhados pela casa. Assim o cão sempre terá um pote por perto quando sentir sede.
5) Cuidados no verão: cachorro pode gostar de ir à praia ou piscina
Os cuidados com o pet no calor também podem incluir um passeio diferenciado para que o cãozinho possa se refrescar de outros jeitos. Uma boa ideia, por exemplo, é levar o cachorro na praia ou na piscina do condomínio. Antes, não esqueça de verificar se o local escolhido é pet friendly e quais são as regras para a permanência de animais de estimação (alguns só aceitam cães de pequeno porte, por exemplo).
Também lembre-se que algumas raças - como os cachorros braquicefálicos - não conseguem nadar e, portanto, não podem entrar na água. Os banhos de mangueira, por outro lado, podem ser uma boa solução nestes casos.
6) Como refrescar o cachorro no calor: ventilador ou ar-condicionado podem ser usados com moderação
O cachorro pode dormir no ar condicionado e passar algum tempo próximo ao ventilador durante os dias de calor muito intenso. A única atenção é não deixar que o vento fique exatamente em cima do animal para evitar gripes e resfriados. Além disso, no caso do ar-condicionado, é importante frisar que a temperatura não deve ser inferior a 22º C e nem superior a 26º C e o filtro do aparelho deve estar sempre limpo.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes