Se você já viu um cachorro esfregando o rosto no chão, deve ter se perguntado qual o significado disso. Afinal, não é exatamente comum ver o cachorro se esfregando na parede, chão e outros objetos. O comportamento abre espaço para várias dúvidas, principalmente em relação à saúde do animal. No entanto, é importante saber que nem sempre isso é motivo de preocupação e você deve analisar muito bem a situação para conseguir diferenciar quando o animal precisa de ajuda e quando a atitude é corriqueira.
Ficou curioso para entender o que significa o cachorro esfregando o rosto no chão? Na matéria abaixo explicamos quais fatores podem influenciar no comportamento e quando você deve ligar o alerta com essa mania de cachorro. Dá só uma olhada!
Cachorro esfregando o rosto no chão: o que pode ser?
Ver um cachorro se esfregando no chão pode parecer engraçadinho, mas é importante ter atenção com a frequência com que isso acontece e com a parte do corpo que o animal esfrega. Quando o cachorro arrasta o bumbum no chão, por exemplo, normalmente é um pedido de ajuda que pode indicar diferentes problemas, como a presença de vermes, inflamação da glândula adanal ou até mesmo um quadro de prolapso retal em cães.
Já quando se trata um cachorro esfregando o rosto no chão, a situação pode não significar nada demais. Se for um caso isolado, provavelmente é porque tem algo na região do focinho do cachorro que está o incomodando. É possível que isso aconteça após as refeições quando farelos de ração “grudam” no rosto, ou quando há algum mosquitinho ou formiga andando por ali. Dessa forma, o animal usa o chão como uma espécie de guardanapo para tentar se livrar do incômodo.
Por outro lado, se você tem um cachorro coçando o focinho com frequência, várias vezes ao dia, é bom verificar o que está acontecendo. Pode ser que outros sintomas estejam associados, e o melhor a se fazer é procurar o auxílio de um médico veterinário de confiança.
Cachorro esfregando o focinho: quais sinais mostram que o animal precisa de ajuda?
Se for algo recorrente, o cachorro esfregando o rosto no chão pode apresentar alterações na região que indicam algum problema. Além da coceira, é possível notar que o animal tem um ou mais sintomas como:
- Bolinhas no focinho
- Pele avermelhada
- Feridas na região
- Queda de pelos localizada
- Inchaço do rosto
Ao observar qualquer um desses sinais, procure um especialista. Essa é a única forma de diagnosticar o quadro corretamente e entrar com o tratamento adequado. Geralmente, os problemas mais comuns associados com estes sintomas são: alergias em cachorro, dermatites, sarnas, picadas de insetos ou presença de parasitas (como pulgas e piolhos).
Comportamento canino: por que os cachorros se esfregam nas coisas?
Além de esfregar o focinho e o bumbum, às vezes o cachorro pode esfregar o corpo nas coisas (paredes, pessoas e até objetos). Isso também gera muita curiosidade, e normalmente o comportamento tem a ver com cheiros. Pode ser que um aroma tenha chamado a atenção do pet, e ele tenta capturar esse cheirinho para ele ao se esfregar naquilo. Já se isso acontecer depois de dar banho no cachorro , é o inverso: o animal está tentando se livrar do cheiro dos produtos (shampoo, condicionador e sabonete) que ficaram no seu corpo.
Para quem se pergunta por que os cães se esfregam no dono, a resposta não tem nada a ver com o que já foi dito, mas com uma tentativa de chamar a atenção e receber carinho. Ou seja, seu cachorro só quer que você brinque ou volte seu foco para ele de alguma forma!
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes