A gripe em cachorro não é considerada grave, mas como o cãozinho fica com a imunidade enfraquecida, pode acabar sofrendo com outros problemas, como a pneumonia canina. Além disso, a gripe canina (ou tosse dos canis) é uma das doenças de cachorro mais comuns no inverno - época em que não só os humanos, mas também os animais passam a sofrer mais com problemas respiratórios. A gripe em cachorro pode ser causada pelo vírus da Influenza A ou pela bactéria da família Bordetella e é extremamente contagiosa, bastando um pequeno contato com o agente causador para contrair a doença.
Os sintomas de cachorro gripado mais comuns são coriza, tosse, espirros e olhos lacrimejando, além de apatia e cansaço. Como está chegando a época mais fria do ano e ninguém quer ver seu cachorro gripado, confira algumas dicas para evitar a gripe em cachorro!
A vacina para gripe em cachorro é um método de prevenção muito eficiente
A principal maneira de prevenir o cachorro gripado é com a vacinação. A vacina da gripe canina é uma imunização não obrigatória, mas é extremamente indicada para pets que têm contato com outros animais com certa frequência. Caso esse não seja o caso do seu cachorro, mas você queira protegê-lo, não tem problema: qualquer cãozinho pode tomar. A primeira dose da vacina contra gripe em cachorro é aplicada a partir de oito semanas de vida. Entre duas e quatro semanas depois, deve-se tomar a segunda dose. Além disso, a vacina da tosse dos canis deve ser reforçada anualmente para garantir a proteção. Vale ressaltar que, em muitos casos, o cachorro fica gripado logo após tomar a vacina. Isso é uma reação do organismo completamente normal, então não se preocupe. O pet pode apresentar um pouco de tosse e coriza, mas não se tornará nada grave.
A alimentação nutritiva e de qualidade evita um cachorro gripado em casa
A vacinação não é a única maneira de prevenir a gripe. O cachorro fica gripado com muito mais facilidade quando seu sistema imunológico está fraco. Por isso, fortalecer a imunidade do cachorro é uma ótima maneira de evitar a doença - e a melhor forma de fazer isso é com uma boa alimentação. As rações mais adequadas são as do tipo Premium ou Super Premium, pois elas têm um teor nutricional mais elevado que garante alta qualidade nutritiva. Assim, o sistema imunológico fica mais fortalecido e evita que o animal fique doente.
Além disso, uma boa alimentação garante que, mesmo no caso de um cachorro gripado, os sintomas sejam mais brandos e o tratamento seja mais rápido. Converse com o veterinário para criar uma dieta adequada para seu pet que ajude a fortalecer o organismo e evitar não só a gripe em cachorro como outras doenças. Em alguns casos, uma suplementação alimentar pode ser indicada.
Manter o pet ativo aumenta a imunidade e evita a gripe em cachorro
Outra maneira de melhorar a imunidade do animal e, consequentemente, evitar a gripe em cachorro, é incentivando o pet a se exercitar! A prática de exercícios ajuda a fortalecer o sistema imunológico e evita o sedentarismo. No inverno, é muito comum que o pet tenha mais preguiça de se exercitar e sair debaixo das cobertas. Porém, não deixe brincadeiras e caminhadas de lado, pois isso estimula o animal. Uma dica é passear com o cachorro ao ar livre nos dias com sol, pois além de esquentar o cachorro vai ser uma boa fonte de vitamina D (que costuma ficar em falta nessa época do ano). Caso esteja muito frio, faça brincadeiras de cachorro em casa mesmo. O importante é manter o pet ativo para evitar um cachorro gripado ou com qualquer outra doença típica de imunidade baixa.
Proteja o animal do frio para prevenir a gripe em cachorro
Não tem jeito: o cachorro fica gripado com mais frequência quando exposto à friagem, pois as temperaturas baixas têm forte impacto no sistema respiratório. Por isso, proteja seu cão do frio! Durante o inverno, coloque um cobertor para cachorro extra na sua casinha e caminha. Além disso, faça questão de manter a caminha do cachorro longe de janelas, portas e saídas de ar, pois o vento gelado pode deixar o cachorro gripado. Por fim, esse é um ótimo momento de investir em roupas para cães de frio! Além de ficar protegido e prevenir a gripe em cachorro, o pet ainda fica super estiloso!
Visitar o veterinário regularmente evita a gripe em cachorro e outras doenças
Manter uma regularidade de visitas ao veterinário é fundamental para evitar um cachorro gripado. Check-ups e exames de rotina vão prevenir que qualquer doença, como a gripe, sequer apareça. Portanto, não deixe para ir ao médico apenas quando seu pet já estiver doente. Pode ter certeza que o acompanhamento veterinário evita diversos problemas de saúde no animal.
Evite que o seu pet tenha contato com outro cachorro gripado
O inverno é uma época do ano em que doenças respiratórias circulam soltas por aí. Muitas delas, como a gripe em cachorro, são extremamente contagiosas. Portanto, evite contato com animais que estejam doentes. Se souber que algum conhecido está com o cachorro gripado, não deixe que o seu se aproxime. Quando for passear com o doguinho, evite locais muito cheios, pois pode ter um pet com a gripe no lugar e você não sabe - em muitos casos de cachorro gripado, os sintomas são bem sutis ou não aparecem tão rapidamente - o que não impede de contaminar outros cães.
Cachorro gripado: o que fazer caso o pet contraia a gripe?
Se você já está lidando com um cachorro gripado, que fazer? Nesse caso, é importante levar o animal ao veterinário para realizar uma consulta e fazer exames. O especialista vai indicar o medicamento adequado que você deve dar ao pet pelo período de tempo recomendado. Quando o cachorro fica gripado, é fundamental oferecer ração de qualidade para melhorar sua imunidade e facilitar a evolução do tratamento. Além disso, também é importante manter o cachorro gripado bem hidratado. Então, faça o cachorro beber água em quantidades adequadas - uma dica é distribuir potinhos pela casa e trocar a água com frequência para que ela esteja sempre fresca.
Redação: Maria Luísa Pimenta