Cuidados dos animais

Cachorro na praia: 10 praias no Estado do Rio de Janeiro para levar seu pet

Publicado - 24 Janeiro 2024 - 18h14

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

No Rio de Janeiro, avistar um cachorro na praia é uma cena super comum. Com paisagens de tirar o fôlego, os cãezinhos são super bem aceitos nesse ambiente e fazem sucesso entre os banhistas. Na praia de Ipanema, localizada na capital do estado, tem até cachorros “garçons” trabalhando e se divertindo nas barracas da orla. Se você mora no Rio ou quer fazer uma viagem com seu cachorro para o Estado, fizemos uma lista com as melhores praias pet friendly do Rio de Janeiro.

Todas as praias do Rio de Janeiro (capital) permitem cachorro na praia

Ao todo, a cidade do Rio de Janeiro possui 98 praias espalhadas pela zona norte, sul, central e oeste, e todas elas permitem a presença de cachorros na praia. Em setembro de 2019, foi sancionada uma lei que libera a circulação de cachorros nas areias das praias do Rio. Contudo, a saúde dos cachorros precisa estar em dia. Eles devem estar vacinados, vermifugados e livres de zoonoses. É preciso ter em mãos todos os documentos que comprovem que os cães estão seguindo essas regras. Por outro lado, o cachorro bravo não é permitido nas praias da cidade, pois podem apresentar um risco para a segurança de outras pessoas e animais. Confira as praias cariocas mais indicadas para levar seu AUmigo:

  • Praia do Leblon: uma das praias preferidas dos cariocas, o Leblon fica localizado na zona sul, entre a praia de Ipanema e a do Vidigal. Ela costuma ser mais tranquila e tem uma vista linda do morro Dois Irmãos e da pedra do Arpoador. Além disso, como o mar costuma ser mais tranquilo, ela é ótima para os cães que adoram nadar e se refrescar na água. 
  • Praia do Recreio: mais reservada e tranquila, a praia da Reserva é ideal para os cachorros que ficam tensos com muita gente ao redor. Ela é ótima para relaxar com o peludo e também para fazer trilhas e passear. 
  • Praia do Diabo: muito visitada por surfistas, ela não costuma ser muito movimentada. Então se você tem um cachorro que não gosta muito de tumulto, é um ótimo local para levá-lo. Contudo, em dias de mar bravo, não é recomendado deixar o pet entrar na água. 

Em alguns pontos de Búzios, cachorros na praia são permitidos 

Búzios fica localizado na Região dos Lagos do Rio de Janeiro e é um destino muito procurado durante as férias de verão. No intuito de incluir os AUmigos na diversão, muitos tutores aproveitam para viajar com cachorro pra lá. Mas será que pode levar cachorro na praia? Infelizmente, nem todas as praias de Búzios aceitam a presença dos doguinhos, mas existem algumas que o acesso está liberado. Vem conferir::

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

  • Orla Brigitte Bardot: durante toda extensão da orla, os tutores podem passear com cachorro e se deliciar em algum restaurante pet friendly.
  • Praia da Tartaruga: com o mar super tranquilo, é ótima pra brincar com cachorro na água.
  • Praia de Geribá: embora não tenha nenhuma informação se pode levar cachorro na praia de Geribá, muitos tutores levam seus cães e dizem nunca ter tido problema. É uma das praias mais populares da cidade.

Cachorros são bem-vindos na praia de Farol de São Thomé 

Um dos principais destinos de turistas da região Norte e Noroeste do Rio,  Farol de São Thomé fica localizado no balneário de Campos dos Goytacazes. Com uma grande extensão de areia, é muito comum ver cachorros na praia se divertindo com seus tutores, mas não há uma lei que fiscalize essa relação. Como o mar da praia costuma ser bem bravo, é recomendado fazer outras coisas com o animal, como jogar frisbee para cachorro e incentivá-lo a cavar buracos na areia.

Maricá permite a presença de cachorros na praia

Assim como no Rio de Janeiro, Maricá libera os cachorros na praia com a companhia do tutor. As principais praias da cidade são Jaconé, Ponta Negra, Barra de Maricá, Francês e Itaipuaçu. Nesses locais, cães considerados bravos e algumas raças, como Pitbull, Rottweiler e Doberman, precisam fazer o uso da focinheira para cachorro e de uma guia enforcadora. Além disso, os animais precisam ser guiados por adultos maiores de 18 anos.

Ilha grande é um ótimo destino para levar o cachorro na praia

Em Ilha Grande, ilha paradisíaca do Estado do Rio de Janeiro, é permitido cachorros na praia sem nenhum problema. O destino é super indicado para os cachorros aventureiros, pois além de fazer trilhas e nadar muito, eles vão precisar fazer uma travessia de barco de Angra dos Reis para a Ilha do Abraão. A vila do Abraão fica localizada na parte mais movimentada e possui mais estrutura do que outros pontos, com restaurantes e acesso a passeios de barco. A praia de Araçatiba, localizada no lado oposto da Vila do Abraão, é um pouco mais tranquila, ideal para quem quer aproveitar o silêncio e a calmaria com seus AUmigos.

É permitido levar cachorro para praia?

Quando falamos em cachorro e praia, é preciso muita atenção para escolher o destino. Sempre pesquise antes de sair de casa se a praia que você deseja ir é pet friendly ou não, além dos cuidados a seguir. Na cidade do Rio de Janeiro (capital), por exemplo, o cachorro pode ir à praia curtir com o dono, mas é responsabilidade dele retirar o cocô do cachorro e manter o ambiente em ordem.

O que fazer para levar o cachorro na praia?

Para manter a segurança do animal e das pessoas ao redor, é necessário usar uma coleira para cachorro com as informações e contato do tutor durante o período em que ficar na praia, especialmente se ela estiver movimentada. Além disso, a vacinação deve estar em dia, assim como o remédio de verme para cachorro.

Quais os cuidados com o pet na praia?

Embora seja muito divertido fazer passeios diferentes com os doguinhos, é preciso se preparar antes para que a experiência seja boa para você e para o seu cão. O ideal é levar os cães à praia nos horários de menos sol, antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde. Carregar uma garrafa de água potável fresca é essencial para refrescar o cachorro com calor. Você também pode levar alguns petiscos para oferecer ao peludo na praia, como frutas que cachorro pode comer. Lembre-se também de aplicar protetor solar para cachorro e providenciar uma sombra para ele relaxar. 

Qual a multa para cachorro na praia?

No Estado do Rio de Janeiro, não há uma multa estipulada para as infrações com cães na praia, mas a Guarda Municipal realiza a fiscalização de cachorros na praia. Caso as fezes do cachorro não sejam recolhidas, os tutores podem ser multados pela equipe do Lixo Zero.
 

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas