Conhecido pelo caso Joca, o tutor João Fantazzini ganhou de presente da mãe um filhote de Golden Retriever na última quinta-feira (27) e compartilhou o momento em suas redes sociais. Para quem não lembra, o cachorro Joca também era um Golden Retriever. O pet acabou falecendo em um avião da Gol em abril deste ano, o que gerou uma grande comoção e repercussão nacional. João era muito apegado ao cãozinho e ficou surpreso com o presente, que emocionou a internet. Veja os detalhes dessa história!
Tutor do cachorro Joca ganha um novo filhotinho da mesma raça
É bem provável que você tenha ouvido falar que um cachorro morreu em voo da Gol no início deste ano. O cão da história em questão era Joca, um Golden Retriever de 5 anos que pertencia ao engenheiro civil João Fantazzini. Depois do trágico ocorrido, o tutor ficou muito abalado, até que, na última semana, acabou recebendo um presente inesperado de sua mãe: um novo filhote de Golden pronto para receber amor.
Nas redes, tutor diz que novo pet não vem para substituir o cachorro que morreu em avião da Gol
Assim que compartilhou a notícia nas redes, João recebeu muitas mensagens de apoio. Mas, de antemão, o engenheiro já deixou claro que Ástor não veio para substituir o cachorro Joca, pois isso seria impossível.
“Desde que tudo aconteceu, sempre tive o sentimento que eu não poderia ter outro porque eu tinha sensação que estava substituindo ele por outro! Mas não, o Joca é o amor da minha vida, e sempre será! Não tem espaço para substituição. Ele mudou a minha vida e a minha forma de viver”, diz a legenda do post que anuncia o novo membro da família.
Além disso, João fala sobre esse novo momento da vida: “Vontade de cuidar, proteger e dar amor! Coisas essas, que eu até então não pensei que poderia sentir outra vez.”. Confira o post na íntegra:
Já em outro post, dessa vez com o novo filhotinho em mãos, João faz uma breve declaração para Joca e apresenta a todos o novo pet, um Golden Retriever filhote super fofo. “A vovó me mandou um irmãozinho seu para eu cuidar, e eu sei que tem pata sua nessa história! O nome dele é Ástor!”.
Nos comentários, muitas pessoas tratam Joca como herói e dão palavras de suporte a João. Desde que o cachorro morreu, Gol e outras companhias aéreas foram submetidas a novas regras sobre o transporte aéreo de animais, garantindo maior segurança para os pets. “Joca teve sua missão concluída! Trouxe amor para todo o Brasil e ainda conseguiu salvar vários animais que passariam por problemas em viagens aéreas! Joca é um herói”, comentou uma usuária.
Relembre o caso do cachorro Joca
A repercussão do caso Joca em abril chamou a atenção da população para um assunto muito sério: a segurança do transporte aéreo de animais de estimação. Isso porque Joca, um cachorro da raça Golden Retriever, acabou falecendo em um avião da Gol após uma falha operacional.
Mas, afinal, o que aconteceu com o cachorro Joca? O tutor e o cachorro saíram do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Mato Grosso, para onde estavam se mudando. Mas, para a surpresa de João, o cão Joca foi extraviado para Fortaleza, no Ceará, a 2.500 km de distância do destino certo. A Gol ainda se ofereceu para arcar com a hospedagem e o voo do tutor para São Paulo, para que ele pudesse receber o Golden de volta.
Ao chegar em São Paulo, porém, o tutor foi notificado sobre o falecimento do animal. Antes mesmo de descer do avião da Gol, cachorro morreu — e tudo por causa de um comportamento negligente da companhia aérea.
Por não terem tido o devido cuidado com o cachorro Joca, causa da morte pode ter relação com o calor excessivo de Fortaleza — em torno de 36ºC no dia do ocorrido — associado com estresse. Ele não estava apto para fazer uma nova viagem e não passou por uma avaliação veterinária, o que acarretou nesta fatalidade que ficou conhecida como o ‘caso do cachorro Joca’.
Caso Joca: Gol e companhias aéreas tiveram mudanças nas regras de transporte de animais
Por causa desse caso, cachorro Joca inspirou mudanças na regulamentação de transporte aéreo de animais de estimação. E quais são as novas regras para viajar com cachorro e gato de avião? Esse é um projeto de lei antigo, de 2022, mas que, por causa de toda a repercussão do caso Joca, acabou ganhando forças de novo. Chamado de ‘Lei Joca’, o projeto prevê que:
- Companhias aéreas devem oferecer serviço de rastreamento de cães e gatos transportados durante todo o trajeto;
- Cães e gatos não poderão mais ser transportados no porão da aeronave, devendo ser transportados dentro da cabine do avião. A companhia ainda pode se recusar a transportar o animal se a viagem colocar em risco a vida do animal;
- Aeroportos com mais de 600 mil passageiros deverão ter a assistência de um médico veterinário para acompanhar embarque, acomodação e desembarque do animal.
É por isso que, apesar da triste história do caso Joca, cachorro é considerado um herói por muitos tutores. O cãozinho acabou sendo importante para mudar um sistema considerado falho, evitando que, assim, outros cães passassem pelo mesmo.