A castração de gato é importante por inúmeros fatores: previne doenças, evita fugas, marcação de territórios, entre outras vantagens.. Muitos donos adiam a castração de gatos por conta do preço, mas sabia que a esterilização pode ser feita gratuitamente em órgãos públicos ou entidades não-governamentais? Muitas universidades de veterinária também oferecem o serviço a preço popular.
A castração é um ato de amor com o seu animal e só traz benefícios! Apesar de simples, não deixa de ser uma cirurgia e, por isso, demanda cuidados específicos no pré-operatório. Separamos as dúvidas mais comuns sobre a preparação para a castração de gatos. Veja abaixo!
Quais os principais cuidados antes da cirurgia de castração de gatos?
Apesar da indicação quase unânime e muitos já virem castrados quando são adotados maiores, a orientação de castração deve vir do veterinário que acompanha o seu gato. Após a indicação, eles pedem uma série de exames para checar a saúde do animal para ter certeza que ele tem condições de passar pela cirurgia e anestesia.
Hemograma completo e eletrocardiograma são os exames mais comuns antes da cirurgia. Após o check-up e a liberação do veterinário, veja o que fazer no pré-operatório:
- Jejum de 6 horas para água;
- Jejum de 12 horas para comida;
- Caixa de transporte para levar o gato;
- Manta para enrolar o gato após sair da cirurgia, a anestesia costuma dar frio;
- Colar elizabetano para colocar após a castração.
É normal que o gato fique bastante sonolento após a cirurgia, tenha falta de apetite e episódios de vômito também são muito comuns. Ah, não obrigue o gatinho a comer e beber água, depois do efeito da anestesia, tudo vai voltando ao normal aos poucos.
Quais os benefícios da castração de gatos?
- Nas fêmeas, diminui o risco de infecções e câncer de mama e útero;
- Nos machos, diminui o risco de câncer de próstata;
- Os gatos não sentem tanta necessidade em marcar território
- Pode melhorar o comportamento agressivo;
- Diminui as fugas para acasalamento;
- Não há o risco de crias indesejadas;
- Controle populacional dos animais de rua.
A cirurgia de castração de gata fêmea é mais difícil do que para macho?
A castração é benéfica para ambos os sexos, mas a cirurgia da fêmea é mais invasiva do que em machos. Para chegar no útero e ovários, o cirurgião precisa cortar a musculatura da barriga da gatinha. Já nos machos, a castração é feita removendo os testículos da bolsa escrotal, portanto, é mais superficial.
Qual a melhor ração para gatos castrados?
Após a castração é comum os gatos engordarem. Com a retirada dos ovários e dos testículos, a produção hormonal é afetada. Sem esses hormônios, o felino acaba ficando menos ativo e, caso a alimentação não seja adaptada, ele pode, sim, ganhar peso. A primeira reação dos donos é diminuir a quantidade de ração, mas isso pode gerar uma carência de nutrientes, além de deixar o animal com fome. O ideal é optar por uma ração com baixo teor de gordura e rica em fibras para aumentar a saciedade.