A cegueira em cachorro é uma condição que pode surgir por diferentes motivos. Normalmente trata-se de um quadro derivado de alguma doença que ocasiona a perda progressiva da visão. Em outros, pode acontecer uma cegueira repentina em cachorro. Ou seja, é um problema que acontece inesperadamente, e não de forma gradativa. Isso geralmente abala muito os tutores e o próprio animal, que fica desorientado e sem saber o que está acontecendo.
Mas o que pode causar a cegueira em cachorro “momentânea”? Para entender o que houve e saber como lidar com essa situação da melhor maneira possível, preparamos uma matéria especial com dicas do que fazer em caso de cegueira repentina em cachorro.
Cegueira repentina em cachorro: o que pode ser?
Se você está se perguntando o que causa a cegueira repentina em cachorro, saiba que existem várias possibilidades. Às vezes um acidente ou trauma é o motivo do problema - e, nesses casos, não dá para prever o que vai acontecer. Porém, algumas doenças oculares e endócrinas (como a diabetes) também podem ocasionar esse tipo de cegueira em cachorro. São elas:
Catarata - Se for um caso de cegueira repentina em cachorro e retina branca, tem altas chances de ser catarata. Geralmente, a evolução da doença é lenta e progressiva, mas quando se trata da catarata em cachorro derivada da diabetes canina, o quadro evolui rapidamente e pode causar uma cegueira repentina.
Glaucoma - O glaucoma em cachorro é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular. Essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores, mas costuma deixar o cachorro cego de forma rápida e às vezes irreversível.
Descolamento da retina - É uma das situações mais comuns quando ocorre a cegueira repentina em cachorro. Nesses casos, a retina fica descolada da região anatômica e prejudica a visão do animal. Pode estar relacionado com hipertensão arterial, doenças infecciosas e hemoparasitoses (como doença do carrapato).
Intoxicação por medicamento - A administração errada de alguns remédios pode causar um quadro de cegueira repentina em cachorro. Isso é mais comum com o uso da ivermectina, um antiparasitário muito utilizado para cuidar dos cães e que pode causar cegueira total ou parcial.
Neurite óptica - Esse é um quadro provocado pela inflamação do nervo óptico. Os sintomas incluem a perda total ou parcial da visão, e geralmente o problema se resolve espontaneamente. Ainda assim, é bom buscar entender as causas da inflamação.
Para quem se pergunta se anemia em cachorro causa cegueira, a resposta é não. Embora seja um problema que deve ser tratado para prevenir outras doenças, um cão anêmico não vai ficar totalmente cego do nada.
O que fazer ao se deparar com a cegueira em cachorro?
A cegueira repentina em cachorro é uma situação que preocupa os tutores e precisa de atenção, mas não deve ser motivo de desespero. Nessas horas, o mais importante é dar todo o suporte necessário para o seu pet, que provavelmente está desorientado e abalado. Mesmo sabendo todas as possibilidades do que causa cegueira em cachorro, você deve buscar auxílio de um médico veterinário oftalmologista e nunca automedicar ou tentar tratar o pet por conta própria.
O profissional será responsável por realizar uma série de exames oftálmicos no seu cãozinho para tentar descobrir exatamente o que causou a cegueira repentina no animal e entender a gravidade da situação. Além disso, ele indicará o melhor tratamento, nos casos em que o problema é reversível.
Cegueira em cachorro tem cura?
Na maioria dos casos, sim: a cegueira repentina em cachorro tem cura. Com exceção do glaucoma - que muitas vezes é irreversível - e de acidentes que atingem diretamente o globo ocular, mas os demais quadros normalmente são reversíveis. Para ter o diagnóstico correto, assim como o tratamento mais adequado, basta buscar a orientação de um médico veterinário especializado na área.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes