A notícia de um gato Bengal confundido com onça ganhou repercussão nacional recentemente e causou muita confusão em Belo Horizonte. A raça de gato que parece onça mobilizou moradores de um condomínio que, com medo, acionaram os bombeiros. O animal foi solto em uma mata próxima, mas conseguiu ser resgatado pelos tutores depois de longas horas de busca. Além de ter gerado muita polêmica na internet, o ocorrido também abriu espaço para a seguinte pergunta: o que diferencia um gato selvagem de um gato doméstico? Descubra tudo sobre o assunto abaixo!
Gato que parece onça existe?
Sim. O Bengal - também conhecido como gato-de-bengala - é um gato que parece onça pintada. Embora não tenha o mesmo tamanho dos grandes felinos, o padrão de pelagem da raça é muito parecido com o de uma jaguatirica e onças. Por esse motivo, é comum que haja certa confusão entre as espécies, principalmente entre quem não conhece bem esses animais.
Os gatos Bengal surgiram do cruzamento entre um felino doméstico e um leopardo selvagem. Foi a partir disso que eles herdaram características marcantes, como as marcações nos pelos que lembram felinos de grande porte. Essa é uma das raças de gato mais exóticas, e também uma das mais caras. Para se ter uma ideia, a gata de Belo Horizonte que foi parar nas matas estava avaliada em R$ 7 mil. Dependendo da linhagem do pet, o preço do gato Bengal pode chegar a R$ 10 mil.
Como diferenciar felinos de grande porte, gatos selvagens e gatos domésticos?
Uma das principais diferenças entre grandes felinos, gatos selvagens e gatos domésticos é o tamanho. Não existe um “gato grande” que parece onça. As raças domésticas costumam ter um tamanho mais compacto e que não chega aos pés do porte de uma onça. No entanto, os bichanos podem ser confundidos com filhotes de outra espécie, como uma jaguatirica filhote.
Ainda assim, uma jaguatirica continua sendo muito maior do que um gato da raça Bengal. Ela se assemelha, por exemplo, ao porte de um cachorro grande. Dessa forma, uma jaguatirica filhote teria o tamanho aproximado de um gato Bengal já adulto, porém com um comportamento totalmente diferente dos animais domésticos.
Quando comparado aos gatos selvagens, como o gato-do-mato, a diferença também começa no tamanho: o Bengal é um pouco menor do que esses animais. Outro aspecto é que a cabeça do gato-do-mato é maior e com formato menos arredondado que o do gato-de-bengala.
Quanto à pelagem, o Bengal é uma raça que mescla as listras de um tigre nas patas e rabo; mas que possui manchas arredondadas no resto do corpo, lembrando a onça ou jaguatirica. Já o padrão tanto do gato-do-mato quanto da jaguatirica é formado por manchas arredondadas por todo o corpo, com exceção do rabo.
O comportamento de gatos selvagens e domésticos também é bem diferente
Os grandes felinos, assim como os gatos selvagens, não aceitam a presença dos humanos com facilidade e podem fugir ou atacar como resposta a qualquer aproximação indesejada. Já o comportamento dos gatos domésticos normalmente é marcado por um temperamento dócil e, apesar de alguns serem ariscos e desconfiados, não são animais que vão atacar ninguém gratuitamente. Eles podem tentar se esconder, mas já estão mais acostumados com os humanos, no geral.
Um exemplo disso é a Massinha - gato Bengal da notícia -, que mesmo sendo confundida com uma gata selvagem, não partiu para cima de ninguém. Ela só estava assustada por estar perdida, mas por ser uma raça de gato que parece onça, acabou afligindo os moradores.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes