O latido de cachorro é uma das principais formas que os cães têm de se comunicar com os humanos e com outros animais. Mas você já se perguntou o que significa um cachorro latindo? Esse comportamento, embora seja muito comum, pode ser interpretado de várias maneiras.
Às vezes, o som de cachorros latindo pode ser um sinal de euforia ou necessidade de atenção. Em outros, pode indicar fome, dor ou até mesmo um cão bravo. Mas como diferenciar essas situações? De acordo com especialistas no assunto, é possível descobrir como a linguagem canina funciona seguindo algumas dicas.
O som de cachorros latindo vai depender do contexto
Uma pesquisa desenvolvida por Karen L. Overall, comportamentalista animal da Philadelphia, nos Estados Unidos, tentou desvendar o que há por trás dos cachorros latindo. Conforme ela compartilha em seu estudo, os cães não latem continuamente em resposta a todos os estímulos, nem usam o mesmo latido em todas as circunstâncias.
Ao contrário do miado de gato, o latido de cachorro sempre fez parte da comunicação interespecífica da espécie, independentemente da convivência com humanos. Ou seja, enquanto os gatos só incluíram os miados na sua linguagem depois da domesticação e socialização, os cães sempre latiram para se comunicar uns com os outros, e apenas ‘estenderam’ esse comportamento na relação animal-humano.
Pelo menos foi isso que outra pesquisa feita pela Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, descobriu. O estudo foi feito para investigar se cães conseguem distinguir latidos de outro cachorro registrados em duas situações diferentes: (1) quando um estranho entra no terreno onde o pet mora e (2) quando o pet é amarrado a uma árvore e deixado sozinho.
No experimento, 14 cães ouviram três amostras de 25 segundos do primeiro latido seguidas de uma única amostra do segundo latido. Eles foram equipados com um monitor de frequência cardíaca que registrou os dados. Ao ouvir o primeiro som, a frequência cardíaca dos pets aumentou bastante, e isso se repetiu na segunda e terceira vez. Já o quarto latido não teve o mesmo impacto.
Isso mostrou que os cães conseguem perceber a diferença entre um latido de cachorro e outro, sugerindo que essa ferramenta de comunicação não é apenas dos cães com os humanos, mas também de cães com outros cães.
Como interpretar o latido de cachorro corretamente?
Os latidos de cachorro bravo não são, nem de longe, parecidos com os latidos de cachorro filhote (que normalmente indicam fome, frio ou saudades da mãe). A sonoridade por si só já é bastante diferente. Mas será que você consegue desvendar o que seu cachorro quer dizer com as diferentes vocalizações dele?
Segundo os pesquisadores, os latido de cachorro e demais vocalizações do pet devem ser interpretados da seguinte forma:
- Latidos: alerta/aviso ou busca de atenção
- Rosnados: aviso de aumento da distância
- Choros e choramingos: dor/desconforto, medo ou solicitação
- Uivos: contato social ou situações de ansiedade
- Gemidos: prazer/contentamento
Uma dica importante, inclusive, é ouvir o som com bastante atenção. Uma ‘latida’ de cachorro pode ter um som mais prolongado ou mais curtinho. Mais agudo ou mais grave. Tudo vai depender do contexto e do que o animal quer expressar.
Além dos cachorros latindo, outros comportamentos podem ser observados
Não pense que é só por meio do latido de cachorro que o seu pet se comunica. Na verdade, a postura corporal dele como um todo pode revelar bastante sobre os sentimentos e necessidades do peludo.
Conforme a pesquisa de Karen L. Overall aponta, o movimento das orelhas do cachorro, do rabo e até a direção do olhar podem refletir uma mensagem. O rabo para cima pode significar confiança e calma; enquanto o rabo para baixo pode ser sinal de medo. Já se ele estiver abanando o rabo, é alegria e vontade de interagir.
Orelhas para baixo podem ser sinal de ansiedade e evitação; para cima significam que o pet está em alerta ou interessado em algo; e para trás mostram desconforto ou submissão. Para completar, um olhar direto quer dizer desafio, ausência de ameaça ou busca por informação; enquanto o olhar desviado pode indicar medo ou ausência de desafio.