O Dia Mundial dos Animais foi uma data criada para conscientizar a sociedade sobre a importância da proteção de cães, gatos e outras espécies. O Dia dos Animais, celebrado em 4 de outubro, foi estabelecida como uma homenagem a São Francisco de Assis, o protetor dos animais e da natureza, que faleceu na mesma data. Essa é uma oportunidade de ressaltar que todos os pets devem ser tratados com dignidade e respeito. Veja a seguir uma lista com 8 formas de proteger cães e gatos e o que você pode fazer!
1 - Dia do animal: adoção salva vidas
Em vez de comprar animais, que tal considerar adotar cachorro ou gato de abrigos ou que morem nas ruas? Além de proporcionar um lar amoroso para o pet, você vai colaborar com o resgate de animais que foram abandonados. Hoje em dia, existem plataformas que permitem adotar pets à distância, como é o caso do Adota Patas, nossa plataforma que indica os animais disponíveis para adoção de instituições parceiras de acordo com o desejo do adotante.
2 - Seja voluntário da Causa Animal
Quer fazer algo significativo no Dia Internacional dos Animais ou qualquer outra data? Que tal ser voluntário em abrigos de animais e organizações de resgate? Em alguns lugares do país, são organizados eventos e campanhas para conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger os cachorros e gatos de maus-tratos. Se você não tiver como se voluntariar, uma outra opção é ajudar ongs de animais, seja financeiramente ou participando de ações voluntárias.
3 - Dia do animal: proporcione um ambiente seguro e agradável ao seu pet
Do que adianta adotar um animal e não proporcionar um ambiente seguro para mantê-lo longe dos perigos das ruas? É fundamental saber como criar gatos com segurança, por exemplo, e não deixar que os pets deem as famosas voltinhas na rua, um hábito que pode ser perigosíssimo para a vida e saúde do animal. Por isso, muitos tutores estão apostando na criação indoor, que nada mais é do que criar o pet sem acesso às ruas, prevenindo doenças graves, como a FIV e FeLV, atropelamento e até envenenamento.
Além disso, cães e gatos merecem um lar amoroso e sem conflitos. Brigas, gritos e situações de estresse podem se refletir no comportamento do animal.
4 - A castração de cachorro ou gato é um ato de amor
No Dia Mundial dos Animais de Rua e em qualquer outra data, vale lembrar a importância da castração de cachorro e a castração de gato. A esterilização animal ajuda a controlar a população de animais de rua, ou seja, ajuda a reduzir o número de animais abandonados suscetíveis a abusos.
Mesmo os cães que já possuem um lar podem se beneficiar da castração. A cirurgia ajuda a prevenir doenças como o câncer de mama em cadelas e de próstata em cães e gatos, além de melhorar o comportamento geral do pet, que ficará menos territorialista e mais calmo por conta da redução hormonal.
5 - Vacinação de gatos e cães garantem qualidade de vida
A vacinação de cachorros e gatos é um dos cuidados mais importantes para proteger os animais de estimação de doenças que podem ser evitadas, garantindo uma melhor qualidade de vida para o pet. A raiva, por exemplo, é uma das doenças mais perigosas para os animais - e também para os humanos - que pode ser evitada a partir da vacinação.
6 - Dia mundial dos animais: adestramento de cães é fundamental
O adestramento de cães permite que o tutor tenha mais controle sobre o comportamento animal, evitando que ele se exponha a situações potencialmente perigosas. Existem alguns truques rápidos para ensinar o cachorro, como “fica” e “senta”, que podem ajudar a manter o peludo em segurança. Embora seja menos comum, também é possível adestrar gato, mas o processo de aprendizagem da espécie é bem diferente. .
7 - As visitas regulares ao veterinário aumentam a expectativa de vida do cachorro e gato
No Dia Mundial do Animal, é importante lembrar a importância das visitas regulares ao médico veterinário para manter os pets longe das ameaças “invisíveis”. Treinados para detectar problemas de saúde precocemente e estabelecer o tratamento adequado para cada situação, é o veterinário que vai cuidar da saúde animal e garantir que ele esteja saudável e protegido. Isso vai garantir maior longevidade ao pet.
8 - Dia mundial do animal: denuncie abusos
O Dia Mundial dos Animais é uma data dedicada à proteção dos animais. Para manter os peludos e os bichanos (e qualquer outra espécie) longe de maus-tratos, violências, exploração e abusos, existe a Lei de Maus-tratos Animais criada justamente para punir agressores. A pena prevista para quem cometer tal crime pode chegar a 5 anos, além de multa e a perda da guarda do pet. Portanto, se você suspeita de algum caso de negligência animal, é hora de tomar alguma atitude. Você pode denunciar o caso em qualquer delegacia ou pode entrar em contato com o Ibama, que fiscaliza o descumprimento de leis ambientais pelo telefone 0800 61 8080 ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br.