O Yorkshire ocupa um grande espaço no coração (e nos lares) de muitos brasileiros, e o que não faltam são motivos para isso. Dóceis, espertos e super brincalhões, esses cãezinhos são ideais para qualquer família que está em busca de um companheiro de quatro patas. E o melhor de tudo é que, graças ao tamanho do Yorkshire, esses doguinhos se adaptam muito bem em qualquer ambiente, inclusive apartamentos e casas pequenas. O problema é que, mesmo se tratando de um cachorro pequeno, muitas pessoas ainda têm dúvidas se existe alguma diferença quanto aos tamanhos de Yorkshire da mesma forma que ocorre com os variados tamanhos de Pinscher. Dá só uma olhada no que a gente descobriu!
Existem diferentes tipos de Yorkshire? Tamanhos são diferentes?
Na hora de procurar um cachorro pequeno para adotar ou comprar, alguns tutores gostam de escolher os menores cãezinhos possíveis, seja por causa da fofura ou pela preocupação em ter um animal que caiba em casa. Isso levou algumas pessoas a criarem nomenclaturas não-oficiais para determinar o tamanho de certos cachorros, como o Yorkshire Terrier, e até a criação de cães chamados de “miniatura”, que são bem menores do que o padrão oficial da raça. No caso do Yorkshire mini, tamanho costuma ser inferior a 1,5 kg, mas esse tipo de escolha não é muito recomendada.
O problema de optar por cachorros tão pequenos é que eles são muito mais frágeis do que o normal e estão mais suscetíveis a inúmeros problemas de saúde. As cadelas, por exemplo, sequer conseguem ter um parto normal, porque o organismo delas não aguenta. Por isso, o ideal é não contribuir e nem incentivar a criação de cachorros miniaturas, optando sempre por um tamanho de Yorkshire que seja adequado para a raça e que não comprometa a saúde dele.
Yorkshire: tamanho da raça pode atingir até 24 centímetros
Se a sua dúvida é qual é o tamanho máximo de um Yorkshire, chegou a hora da verdade: normalmente, essa é uma raça com um padrão de altura de 20 cm, mas é totalmente possível encontrar cães um pouco mais altos do que isso, com uma altura que varia entre 21 e 24 centímetros. Já o peso do animal costuma ser entre 2 e 4 kg, de forma que a média ideal é de 3,4 kg.
Ainda assim, muitas pessoas têm a impressão de que esse cachorro é menor do que ele realmente é, mas isso não quer dizer nada. Não existe diferença entre os cães Yorkshire, e todos seguem basicamente a mesma lógica do padrão da raça. As tosas podem influenciar no visual do cãozinho, deixando eles com uma aparência mais jovem, o que pode ser confundido com o seu tamanho.
Não importa o tamanho, Yorkshire é um cãozinho sempre amigável e cheio de amor para dar
Cada cão é único e tem um jeitinho especial capaz de mudar a nossa vida. Por isso, não vale a pena se limitar aos tamanhos do Yorkshire na tentativa de escolher sempre o menor cachorro, porque esses animais vão muito além desses rótulos que, aliás, nem deveriam existir. A personalidade da raça Yorkshire é carinhosa, amigável e cheia de energia, sendo capaz de transformar qualquer ambiente em um lugar mais feliz e harmonioso. Mesmo sendo pequenino, ele é muito valente e sempre vai fazer de tudo para proteger quem ele ama.
Além disso, são cães da raça são super inteligentes e têm uma grande capacidade de comunicação por meio da linguagem corporal canina. Eles também conseguem aprender comandos muito facilmente e são super indicados para o adestramento.
Redação: Juliana Melo