Gato

Feromônios: a química por trás dos carinhos que você recebe do seu gato

Publicado - 29 Outubro 2024 - 18h30

Atualizado - 30 Outubro 2024 - 14h59

Você sabe o que feromônios, gatos e carinhos têm em comum? Normalmente, associamos os feromônios à sua função na reprodução animal, quando os felinos os liberam para atrair parceiros e acasalar. Porém, a substância vai muito além disso! Os feromônios são uma das principais formas de comunicação felina e funcionam como uma troca de mensagens entre gatos. Dentre todos os momentos onde os bichanos liberam feromônios, existe um muito curioso: quando ele faz carinho no tutor! Ficou curioso? Vamos te explicar tudo sobre os feromônios dos gatos e a impressionante química por trás do aconchego felino!

O que são feromônios? Gatos usam substância como forma de comunicação

Os feromônios são substâncias químicas voláteis produzidas naturalmente pelo organismo dos gatos. Eles são liberados por glândulas espalhadas pelo corpo do bichano e atuam como mensageiros químicos. Isso significa que transmitem informações específicas entre os gatos, atuando assim como um método de comunicação felina. Os feromônios aderem nas pessoas e superfícies, o que influencia diretamente a interação dos bichanos com o ambiente e com outros animais, incluindo o ser humano. Vale ressaltar que os feromônios só funcionam entre uma mesma espécie. Assim, apenas gatos podem sentir os feromônios emitidos por outros gatos.

Qual a função dos feromônios para os gatos?

Existem diversas razões que levam o bichano a liberar feromônio. Gato pode, por exemplo, produzir essa substância em uma tentativa de marcação de território. Isso deixa uma mensagem para os outros felinos de que aquele ponto específico já foi "dominado" por ele. A atração sexual é outro fator relacionado à produção de feromônios. Gatos em período reprodutivo emitem essa substância para atrair parceiros sexuais. Além disso, os feromônios também ajudam a diminuir o estresse dos bichanos. 

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por fim, essas substâncias têm papel importante na comunicação felina. Você provavelmente já se deparou com dois gatinhos se esfregando um no outro. Quando eles fazem isso, estão liberando feromônios de reconhecimento e comunicando entre si.

Feromônio: gato capta as substâncias a partir de sistema diferente do olfativo

Quando falamos de feromônios, normalmente pensamos que se trata de um "cheiro" emitido pelo animal, mas não é bem assim. Cada gato possui um sistema de captação de feromônios bem específico que não se cruza com a captação de odores. Existe um órgão chamado vomeronasal que fica localizado entre o céu da boca e o focinho do gato. As moléculas dos feromônios entram pela boca do pet, atravessam esse órgão e seguem um caminho neuronal até o cérebro do pet, que vai reconhecer o estímulo. Assim, os feromônios e odores são processados de formas diferentes.

Onde os feromônios do gato são produzidos?

Existem diferentes glândulas espalhadas pelo corpo do animal que produzem e liberam os feromônios. Gatos realizam uma série de comportamentos que estimulam essa liberação. Veja a seguir os principais locais onde os feromônios são produzidos no felino:

Glândulas da bochecha: sabe quando o gato esfrega o rosto em pessoas, objetos ou outros animais? Ele está liberando os feromônios que são produzidos nas glândulas das bochechas. Conhecido como "marcação de cheiro", essa é uma das principais formas de comunicação felina.

Glândulas das patas: existem glândulas que ficam localizadas bem nas almofadinhas das patas do gato. Muitas vezes, o gato arranhando uma superfície não está só afiando suas garras, mas também liberando feromônios de marcação de território. Isso também acontece quando o gato amassa pãozinho. Nesse caso, ele está liberando feromônios de comunicação e estabelecendo uma conexão

Glândulas das caudas: o rabo de gato pode dizer muito sobre a linguagem corporal felina, pois cada posição indica algum sentimento do pet. Além disso, essa região também conta com feromônios que são liberados conforme elas se movem. É por isso que muitos bichanos adoram roçar sua cauda em todos os lugares.

Glândulas nas mamas: logo após o nascimento dos filhotes, as gatas fêmeas passam a liberar feromônios nas mamas, o que ajuda no estabelecimento da conexão com os gatinhos.

Alguns outros locais onde gatos produzem feromônios são no queixo, região genital, perto dos bigodes e nas têmporas.

feromônio: gato se esfregando e abraçando menino
Feromônios: gatos liberam substâncias químicas que podem atuar na comunicação

Feromônios dos gatos estão associados ao carinho

Quando filhotes, os bichanos têm a mania de massagear as mães durante a amamentação. Eles fazem isso para estimular as glândulas mamárias, mas também existe outro motivo: marcar seu cheiro na mãe e deixar que o cheiro dela fique impregnado. Ao longo da vida, os bichanos continuam com esse comportamento, seja amassando pãozinho ou esfregando o corpo em outras pessoas ou objetos.

Isso quer dizer que, quando o seu gato faz carinho e se esfrega em você, é um indício de que ele está se sentindo muito à vontade. A liberação de feromônios nessas situações é uma forma do animal marcar território (ou seja, você) e demonstrar que sente segurança e conforto ao seu lado. Portanto, o gatinho se esfregando no seu corpo (principalmente se ele fizer isso com a cabeça, onde há grandes pontos de produção de feromônios) é um dos principais sinais que o gato te ama.

Feromônios para gatos: entenda como funciona a versão sintética

Mas e o tão famoso feromônio para gatos: como ele funciona? O objetivo desse produto é reproduzir essas substâncias no ambiente em uma tentativa de melhorar a comunicação e o comportamento do bichano. Eles estão associados a uma sensação de bem-estar no animal. A versão artificial recria as substâncias que os bichanos soltam quando estão se sentindo à vontade.

Assim, esses produtos estimulam uma sensação de segurança e diminuem o estresse do felino. Ao captar o cheiro, o animal vai receber a mensagem de que pode baixar sua guarda e confiar que está em um ambiente seguro.

Quando usar feromônio para gatos? 

O feromônio para gatos é usado principalmente em situações que normalmente causam estresse nos animais. Mudança de casa ou uma simples ida ao veterinário são alguns exemplos de momentos que podem ser estressantes para o bichano. Afinal, ele começa a receber uma série de estímulos novos que o deixam desconfiado. O uso de feromônio para gatos nesses casos ajuda a estimular uma maior sensação de conforto e segurança ao animal. Ao sentir essa substância, ele passa a associar o local como um ambiente mais aconchegante e confortável, evitando todo o estresse.

Além disso, o feromônio para gatos também pode ser usados para facilitar a adaptação dos pets com novos acessórios, como a cama para gatos ou até mesmo brinquedos. Eles também são positivos no tratamento de alguns problemas comportamentais, como excesso de marcação de território, xixi fora da caixinha de areia e arranhaduras. 

O feromônio sintético também ajuda bastante no enriquecimento ambiental. O produto consegue deixar o lugar mais aconchegante para o bichano, pois ele capta as substâncias que proporcionam maior bem-estar. O ideal é sempre conversar com um médico veterinário para saber qual é o melhor feromônio para gatos e entender qual a dose indicada para cada pet.

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Comportamento

Gato mordendo objetos pode revelar distúrbios de comportamento; entenda o que significa e como resolver

É comum ver um gato mordendo alguém durante brincadeiras ou em momentos de estresse. Mas você já se perguntou o que significa quando...

Cuidados

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Comportamento

6 princípios para brincar com gatos: organização internacional lista as melhores brincadeiras

Os bichanos precisam ser estimulados fisicamente e mentalmente todos os dias. Por isso, brincadeiras e brinquedos acabam tendo uma i...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Ver todas