O Galguinho Italiano faz parte do grupo de cachorros Galgos, que inclui outras raças como o Greyhound (ou Galgo Inglês, que é conhecido como o cachorro mais rápido do mundo ), o Galgo Espanhol e o Saluki. São cães que, apesar de compartilharem algumas semelhanças físicas, também tem particularidades que os diferenciam. O Galgo Italiano é um cachorro de porte atlético, mas de porte pequeno. Ele tem uma personalidade tranquila e amorosa, servindo como um ótimo cão de companhia. Ao mesmo tempo, também é bom ficar de olho com o gasto de energia do pet.
Embora não seja uma das raças mais populares por aqui, o cão Galguinho Italiano tem tudo para agradar muitas famílias. Para conhecer melhor esta raça de cachorro, veja um guia com tudo que você precisa saber sobre o Galgo Italiano: valor, cuidados, características e outras curiosidades.
Galgo Italiano: qual é a origem da raça?
Conhecido também como Pequeno Lebrel Italiano, o Galgo Italiano - ou simplesmente Galguinho - é um cachorro com uma origem bem antiga. Embora carregue o nome de “italiano”, acredita-se que a raça seja descendente direto de cães que surgiram no Antigo Egito séculos atrás. De acordo com alguns registros, cachorros muito parecidos com o Galgo foram encontrados mumificados nos túmulos dos faraós.
Algum tempo depois, por volta do início do século V, a raça chegou à Itália e começou a se desenvolver do jeito que conhecemos hoje, se tornando muito popular entre a nobreza do país. Estima-se que o período de maior desenvolvimento do Galgo Italiano foi durante o Renascimento, de forma que a real popularidade da raça aconteceu entre XVI e XVII. Apesar de antiga, o reconhecimento oficial do Galguinho só aconteceu em 1886 pelo American Kennel Club.
O porte físico do Galgo Italiano favorece corridas
O Galguinho é o menor dos Galgos. Ele é um cachorro de porte pequeno que mede entre 32 e 38 centímetros, e pode pesar entre 3,5 e 5 kg. Ainda assim, a raça carrega as mesmas características físicas de outros cães do grupo, como o corpo atlético, pernas longas e finas, cabeça estreita e um focinho alongado. O formato do seu corpo, que é um pouco mais curvado, permite que o Galgo Italiano alcance longas distâncias, podendo correr até 40 km/h.
A pelagem do cachorro dessa raça é bem curta, fina e sedosa, sem presença de franjas. Ainda sobre os pelos do Galguinho Italiano, cores são diversas. É possível encontrar o cão todo preto, cinza, amarelo, fulvo e vermelho. Variações desses tons também são aceitas. Já o branco só é permitido se for em forma de manchas nas patas e no peito.
Galguinho Italiano tem personalidade amável, típica de um cão de companhia
- Convivência
O cão Galguinho Italiano é encantador! A raça de cachorro é bastante amorosa e ama estar perto da família. Ele é um ótimo companheiro para quem passa mais tempo em casa, por exemplo. Isso porque esse cachorrinho é bem apegado e não gosta de passar longas horas sozinho, exigindo boas doses de atenção por parte do tutor. E por falar nisso, uma curiosidade é que o Galgo Italiano costuma se afeiçoar mais a um membro da família - no geral, é aquela pessoa que fica mais tempo com ele. Não significa que o Galgo Italiano não gosta dos outros membros, mas ele escolhe um tutor preferido.
O nível de energia da raça é moderado. A raça é rápida e ágil, então é comum encontrar o cachorro correndo de um lado para outro em momentos aleatórios (até mesmo como se fosse uma espécie de zoomies). Isso é ainda mais comum principalmente se ele não recebe os estímulos certos. No entanto, no geral, atividades físicas de baixa intensidade - como brincadeiras de cachorro para apartamento e passeios - já deixam o animal bem satisfeito.
- Socialização
O Galguinho Italiano está longe de ser um cachorro territorialista ou possessivo. Ele não tem ciúmes dos donos e não é agressivo, mas pode latir para avisar que estranhos se aproximam, embora não seja um bom cão de guarda. O ideal é fazer a socialização do animal desde filhote para evitar comportamentos assim, deixando-o mais receptivo aos desconhecidos. O Galgo Italiano também costuma se dar bem com crianças e outros animais, desde que tenha sido socializado na infância.
- Adestramento
Assim como outros cachorrinhos, o Galgo Italiano é bem inteligente! Ele tem bastante disposição para aprender, mas precisa de reforços positivos para ficar interessado no adestramento de cães. Para prender a atenção do doguinho, é bom contar com a ajuda de petiscos, elogios e carinho. Também é importante ter persistência e paciência no processo, pois essa é uma raça que exige várias repetições até pegar o jeito.
5 curiosidades sobre o cão Galguinho Italiano
1) Uma personalidade brasileira famosa que tem um Galgo Italiano é a Anitta. O cachorro da cantora se chama Plínio e tem uma legião de fãs na internet.
2) Além de Anitta, outra figura conhecida que é fã de Galguinhos é a Kylie Jenner. A influenciadora estadunidense tem três cães da raça: Norman, Bambi e Kevin.
3) O cão Galguinho Italiano foi retratado em inúmeras pinturas artísticas durante o período da Renascença. Giotto Carpaccio, David Bosch e Giovanni Tiepolo são alguns pintores que já pintaram a raça em seus quadros.
4) Galguinho Italiano, Whippet, Greyhound, Saluki e Galgo Espanhol fazem parte de um seleto grupo de cães, que são os Galgos.
5) Para quem procura nomes para cachorros Galguinho, algumas ideias são: Bolt, Cometa, Faísca, Lady, Magrela(o), Palito e Stella.
Galgo Italiano filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?
O Galguinho é um cachorro que não dá muito trabalho, e é possível perceber isso desde filhote. Esse é um cão que vai ter momentos marcados por curiosidade e aventuras, mas também gosta de passar boa parte do tempo aproveitando programas em família. Se ele tiver alguns brinquedos à sua disposição, já é possível satisfazer as necessidades energéticas do cãozinho mesmo quando ele é filhote.
Os passeios também podem ser incluídos na rotina e são ótimos para dar início ao processo de socialização do animal. No entanto, a recomendação é que isso só seja feito depois que o Galgo Italiano filhote tiver tomado todas as vacinas para cachorro obrigatórias.
A adaptação da casa é um passo importante ao adotar um Galguinho Italiano. O filhote precisa de um espaço com uma caminha para dormir, tapetes higiênicos para fazer as suas necessidades, bebedouro, comedouro e alguns brinquedos. Vale lembrar que quando falamos da alimentação de um cachorro filhote, o ideal é que a amamentação seja a principal fonte de nutrição nos dois primeiros meses. Depois, a ração para filhote deve ser implementada.
Cuidados com o dia a dia do Galguinho Italiano
- Banho: o tutor pode dar banho no Galgo Italiano pelo menos uma vez por mês. O shampoo para cachorro e outros produtos de higiene devem ser apropriados para pets.
- Escovação: por ter pelos bem curtinhos, não é necessário escovar os fios com frequência. Uma vez por semana é suficiente para remover a pelagem morta.
- Unhas: não se pode deixar as garras do animal muito compridas, ou isso pode incomodá-lo ao caminhar. Portanto, é bom cortar pelo menos uma ou duas vezes por mês, conforme necessidade de cada cão.
- Dentes: é bom escovar os dentes do cachorro regularmente para evitar tártaro, cárie e outros problemas desagradáveis. O intervalo ideal para a escovação é a cada dois dias.
- Orelhas: verifique semanalmente a região das orelhas do cachorro Galguinho para saber se está tudo em ordem. Quando necessário, limpe a área com produtos específicos.
- Frio: o Galguinho Italiano pode sofrer bastante com as baixas temperaturas. No inverno, não deixe de investir em uma roupinha para cachorro e acessórios para deixá-lo aquecido.
O que você precisa saber sobre a saúde do Galguinho Italiano
O Galgo Italiano tem uma saúde mais delicada do que outras raças e pode desenvolver uma série de problemas de origem genética. Dentre eles, podemos destacar: hipotireoidismo em cães, alopecia, alergias e doenças oculares (como catarata e glaucoma). Além disso, por ter pernas muito finas, também é comum que o Galguinho sofra com fraturas, torções e luxação de ossos, especialmente os da pata.
Para não ter nenhuma surpresa, o ideal é que o cachorro passe por consultas veterinárias periódicas. Também é importante ter um cuidado especial com a articulação e a pele do pet, que são regiões naturalmente mais frágeis. Outro ponto importante é não atrasar as vacinas do cachorro e manter os vermífugos e anti parasitários sempre em dia para manter o Galgo Italiano protegido contra doenças.
Galguinho Italiano: preço pode ser de até R$ 4 mil
Pensando em abrir as portas para o Galgo Italiano? Valor do cachorro não é muito caro: os filhotes podem ser encontrados por preços entre R$ 2.000 e $ 4.000. Alguns fatores que influenciam nessa variação são o sexo do pet, cores dos pelos e a linhagem genética. Se for um cão descendente de campeões, por exemplo, o preço do Galguinho Italiano é mais caro. Animais do sexo feminino também costumam ter um valor mais alto.
Aliás, é muito importante ficar atento ao preço: Galguinho Italiano não costuma ser vendido por preços muito abaixo disso. Se encontrar uma “promoção”, desconfie. Outro ponto importante é escolher um canil de cachorro que seja confiável e comprometido com o bem-estar dos animais. Faça uma pesquisa, busque referências e se puder visite o local algumas vezes antes de efetuar a compra para garantir que nenhum bichinho é maltratado.
Raio-x do cão Galguinho Italiano
Origem: Itália
Pelagem: curta, fina e macia
Cores: preto, cinza, amarelo, fulvo e vermelho
Personalidade: carinhoso, dócil, apegado e brincalhão
Altura: 32 a 38 cm
Peso: 3,5 a 5 kg
Expectativa de vida: 12 a 15 anos
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes