Ninguém resiste a um gato pequeno e o Skookum é uma raça de perna curta que carrega outra característica única: os pelos cacheados! Resultado do cruzamento entre o Munchkin e LaPerm, ele também é um dos menores gatos do mundo, disputando espaço com o Singapura e o Korat. As três raças têm menos de 25 cm e são difíceis de encontrar. Há muita curiosidade por trás desse bichano raro e exótico e o Patas da Casa separou algumas informações bem interessantes sobre esse gato de pelo cacheado. Confira!
Origem da raça Skookum: gato foi criado nos Estados Unidos
O Skookum é uma raça muito recente: ela foi criada nos Estados Unidos em 1990. O bichano surgiu após Roy Galusha, um estadunidense apaixonado por gatos, cruzar as raças de gato Munchkin e Laperm, resultando em um animal de patas curtas e pelo encaracolado!
Como a existência do Skookum é bem recente, a Associação Internacional de Gatos (TICA) o define como uma raça experimental, pois ainda não há um diagnóstico fechado de padrões físicos e comportamentais desse felino. No entanto, os poucos exemplares da raça de gato rara são "rebaixados", com pelagem ondulada e comportamento alegre e dócil (mas isso não é uma regra e variações podem surgir).
Já o nome Skookum vem de Chinook, vocábulo de origem nativa americana que quer dizer "forte" e "poderoso". Mesmo pequeno, o Skookum é um gato com bastante força.
O gato Skookum é um pequeno brincalhão cheio de energia
Várias características chamam a atenção neste gato: pelo cacheado e tamanho são só algumas delas! Geralmente, o Skookum tem um pescoço curto, cabeça amendoada, rabo com pelagem densa e grandes olhos redondos. As cores do gato da raça ainda não têm um padrão definido, mas já foram identificadas as pelagens branca, marrom, malhada e colorpoint. Os machos têm de 2 a 3 kg e as fêmeas pesam até 2 kg.
Mesmo com esse tamanho, esse gato é valente e com muita disposição para brincar. Por conta das pernas curtas, eles são ligeiros e é preciso muito cuidado para evitar acidentes. O Skookum tem um comportamento amoroso e, mesmo delicados, são fortes e curtem brincadeiras desafiadoras. Sua personalidade herdou o melhor das raças MunchKin e Laperm, sendo um felino sociável e afetuoso. Ele também é um gato carente que costuma seguir o tutor pela casa.
Pelagem cacheada é característica marcante do Skookum
Não é só o tamanho do Skookum que chama a atenção, ele também tem uma característica rara entre os felinos: os pelos cacheados - aspecto herdado da raça Laperm. Além de diferente, o pelo enrolado cai bem menos. Mas óbvio que isso não o isenta de cuidados, e o gato com cachos também precisa de higiene.
Mesmo que pareça difícil, os cuidados com um gato cacheado é bem tranquila. A escovação uma vez por semana já é o suficiente, mas é interessante que o Skookum esteja habituado a esse ritual desde filhote, pois qualquer gato adulto pode ser difícil de escovar quando não é acostumado. Outro detalhe, é que a escova deve ser indicada para retirar possíveis nós.
Raça Skookum pode desenvolver problemas nos ossos
Por ser uma raça experimental, ainda não há uma associação exata de doenças. Mas as pequenas patas e o corpo rebaixado do Skookum já dão indícios de problemas nos ossos e articulações, portanto, fique atento aos sinais do gato com dor na coluna. A constante mutação desse gato mestiço também exige cuidados específicos, recomendados por um veterinário, além de atenção contra doenças clássicas entre os felinos, como a FIV, FeLV, obesidade e PIF. Seu tempo de vida é semelhante ao da maioria dos gatos comuns e a expectativa de vida é de até 15 anos.
Qual o preço para comprar gato Skookum?
É difícil ter um filhote de gato Skookum para chamar de seu, pois ele é uma raça recente e rara de se encontrar. No Brasil, ainda não há gatis certificados com esse felino disponível e geralmente eles são gerados lá fora, principalmente nos Estados Unidos, seu país de origem.
As raças de gato pequenas costumam ser ágeis e parecem não ter muita noção do seu tamanho. Mesmo assim, o tutor de um gatinho desse porte precisa de muito zelo para evitar acidentes. Também é importante calcular, com o auxílio de um veterinário, a quantidade ideal de ração para esse felino consumir para evitar a obesidade, entre outros problemas. Vacinas, vermífugos e higiene em dia são deveres de todo tutor, independente do tamanho, seja com um gato menor ou as maiores raças de gato do mundo.
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes