Gato Siamês ou Gato Thai? Muitas pessoas confundem essas duas raças de gato porque elas realmente possuem muitas semelhanças entre si. Porém, apesar de algumas características bem parecidas, o gato Thai é uma outra raça, com suas próprias particularidades. Com seu jeitinho animado e aparência muito fofinha, é impossível não se apaixonar por esse bichano de origem tailandesa. Se você quer saber tudo sobre o gato Thai, desde suas características físicas e comportamentais até curiosidades especiais sobre a raça, confira a matéria que o Patas da Casa preparou a seguir!
O gato Thai recebe esse nome por ter sua origem na Tailândia
Há um motivo bem simples que explica por que gato Siamês e gato Thai são tão parecidos: eles têm um parentesco entre si. Na verdade, por muito tempo eles foram considerados a mesma raça. Tudo começou na Tailândia, em uma região chamada Siam. Esse gatinho doméstico era muito apreciado pela família real e recebeu o nome de Siamês por causa da região em que vivia. Com o tempo, o gato Siamês foi se espalhando pelo mundo. É normal que as raças mudem suas características com o tempo e foi isso que aconteceu com o Siamês , que foi se tornando um gatinho mais esbelto e esguio.
Porém, alguns criadores passaram a buscar aquele felino mais parecido com os primeiros siameses. Foi aí que se estabeleceu a raça de gato Thai, que nada mais é do que o “Siamês original”. Esse bichano possui as características típicas dos siameses antigos. Apenas nos anos 1990 que o gato Thai foi reconhecido oficialmente como uma raça diferente da siamesa. Até hoje, muitas pessoas chamam o gato Thai de “gato mestiço Siamês”, “Siamês Antigo” ou “Siamês Clássico”.
O gato tailandês possui as extremidades em tons mais escuros que o resto do corpo
O gato tailandês é um animal de corpo forte e musculoso. Trata-se de um gato de porte médio, que costuma pesar cerca de 5 Kg. A cabeça bem redonda e os olhos azuis são marcas registradas dessa raça. Além disso, as orelhas largas e pontudas também marcam a aparência desse gato. Raça Thai é peludinha e conta com pelos curtos do tipo colorpoint, ou seja, possuem uma cor de base e as extremidades mais escuras, assim como o gato Siamês. A cor base da pelagem do gato Thai pode ser creme, avermelhado, castanho, preto, lilás e azul. Já as orelhas, cauda, patas e máscara possuem tonalidades bem mais escuras em comparação ao resto do corpo.
A personalidade do gato Thai é carinhosa, divertida e curiosa
O gato Thai é um dos bichanos mais carinhosos que existem. Ele adora ficar ao lado da família e se sente extremamente feliz na presença de quem ama. É super normal ver esse gato seguindo o dono pela casa, deitado ao seu lado enquanto assiste televisão ou simplesmente observando o tutor enquanto ele trabalha. A companhia é tudo que importa para o Thai. Gato dessa raça detesta ficar sozinho e pode desenvolver ansiedade de separação caso o tutor passe muito tempo fora de casa. Além disso, pode ser bem carente. Muito curioso e comunicativo, o gato tailandês é daqueles que está sempre explorando tudo ao seu redor. Esse bichano também é bastante ativo e adora se divertir.
A raça de gato Thai é super sociável e convive bem com qualquer pessoa
A convivência com um gato Thai em casa é sempre muito prazerosa. O bichano é muito sociável e tem uma ótima relação com crianças, adultos e idosos. O gato thailandes adora estar cercado de gente e, por isso, não é uma boa ideia adotar esse pet caso ele precise ficar muito tempo sozinho em casa. O gato Thai também costuma se dar bem com outros animais. Porém, é preciso destacar que o “gato mestiço Siamês” tem uma personalidade dominante. Por isso, se você já tiver um gato Thai em casa e quer adotar um novo felino, o ideal é escolher um bichano que tenha uma personalidade mais dócil e carinhosa para evitar problemas de convivência relacionados à dominância. Além disso, é importante socializar o gato desde cedo. O gato tailandês é super comunicativo e vai estar sempre tentando chamar atenção do tutor, seja subindo em seu colo ou cutucando seu ombro com as patinhas.
Curiosidades sobre a raça de gato Thai
- O Thai é considerado uma das raças de gato mais antigas do mundo
- Você sabia que, além do gato tailandês, o gato Siamês também tem outras “variedades”? Gatos siameses podem ser divididos em cinco tipos de acordo com a Associação Internacional de Gatos. São eles: Siamês, Thai, Balinês, Himalaio e Birmanês. Além de serem muito parecidos fisicamente, acredita-se que todos tenham parentesco em comum.
- O gato Thai prefere viver em locais com clima mais quente, apesar de se adaptar bem ao frio
Cuidados com o gato Thai
Escovação: Cuidar da pelagem do “gato mestiço Siamês” costuma ser uma tarefa bem simples. Os pelos curtos são de fácil manutenção. Basta escová-los ao menos uma vez por semana para evitar que os fios se embaracem e diminuir a queda.
Unhas,dentes e orelhas: É fundamental cortar as unhas do gato tailandês com certa frequência para evitar que ele acabe arranhando sem querer durante as brincadeiras. É recomendado escovar os dentes do gato ao menos três vezes por semana, pois isso evita o acúmulo de sujeira que pode levar a doenças como o tártaro. Por fim, as orelhas largas do gato Thai precisam estar sempre bem limpas. Tire ao menos um dia da semana para checá-las, pois o acúmulo de fungos e bactérias no local pode causar infecções, como a otite felina.
Gatificação da casa: O gato Thai é naturalmente um animal curioso e explorador. É papel do tutor dar ao pet condições de explorar esse seu lado de forma saudável. Se isso não acontecer, o gatinho pode ficar estressado e até mesmo passar a destruir os móveis da casa. Apostar no enriquecimento ambiental, com a instalação de nichos, prateleiras e arranhadores para gatos, é sempre uma ótima ideia. Uma outra dica é levar o gato tailândes para passear. O hábito de passear com gato não é tão comum quanto o de passear com cachorro, mas também traz benefícios aos bichanos, principalmente se ele for tão ativo quanto o Thai. Gato, porém, deve estar com o calendário de vacinação em dia e utilizando a coleira para gato.
O gato Thai pode viver por bastante tempo se receber os cuidados essenciais à saúde
O gato tailandês é considerado um gato bastante saudável, sem predisposição a desenvolver doenças. Porém, é preciso que o bichano receba alguns cuidados essenciais para que a sua saúde fique sempre em dia. É fundamental aplicar todos os vermífugos e vacinas para gato nas datas adequadas, sem atrasar as doses de reforço. Além disso, é muito importante manter um acompanhamento veterinário regular, sempre realizando exames e check-ups. A alimentação com ração para gatos de qualidade também faz toda a diferença.
Por fim, é importante incentivar o gato a beber água. A baixa ingestão de água é um problema comum a qualquer gato. Raça Thai não fica de fora. Por isso, o tutor precisa estimular essa ingestão para evitar problemas como a infecção urinária. Apostar em uma fonte de água para gatos é uma ótima ideia, pois o acessório estimula a ingestão hídrica de forma divertida - o que funciona bem com o Thai. Gato dessa raça pode ter uma expectativa de vida de 12 a 18 anos se receber todos esses cuidados.
Quanto custa um gato Thai?
Ao contrário do gato Siamês, Thai é uma raça pouco conhecida no Brasil. Por isso, pode ser bem difícil encontrar esse pet no país. Não existe é possível definir exatamente quanto custa um gato Thai já que, na maioria das vezes, ele é adquirido fora do Brasil. Porém, é possível encontrar exemplares da raça que custam até 500 euros, o que significa mais ou menos R$ 2.000. Se você tem vontade de ter um gato Thai em casa, fique bem atento ao local onde vai realizar a compra do animal. Pesquise bastante para ter certeza de que você não está financiando um local que maltrate os animais.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Mariana Fernandes