Os gatos brancos estão entre os mais populares. A genética dos bichanos dessa cor, no entanto, pode facilitar o desenvolvimento de algumas doenças. Talvez você já tenha ouvido falar que os gatos brancos são surdos na maioria das vezes e, infelizmente, isso pode acontecer. Além disso, a baixa concentração de melanina aumenta as chances do gatinho desenvolver doenças na pele, como o câncer.
A pelagem branca pode se manifestar em raças como Angorá, Ragdoll e Persa, mas também é muito comum entre os vira-latas. Mas, seja um SRD ou um gato de raça branco, o tutor precisa ter uma atenção maior a determinados detalhes. A adoção do gato branco vem acompanhada de alguns cuidados por toda a vida. Entenda!
Gatos brancos não podem ficar muito tempo expostos ao sol
Os gatos amam tomar sol, mas o hábito deve ser mais cuidadoso ainda quando falamos de pets com a pelagem mais clara. A melanina é a proteína responsável por proteger a pele da ação dos raios solares, mas gatos brancos possuem naturalmente uma quantidade menor dessa substância, deixando a pele menos protegida. A exposição aos raios UV deve ser de moderado a baixo, já que essa predisposição aumenta as chances do gatinho branco sofrer com dermatite e até o câncer de pele felino.
Independente da cor do gato, porém, é recomendado evitar a exposição solar nos horários mais quentes do dia. Na pelagem branca o cuidado é redobrado! O ideal é que qualquer atividade no sol seja antes das 10h e após as 17h - o mesmo horário indicado para os humanos. Até mesmo os raios solares que passam pela janela e entram em casa podem ser perigosos, então esteja sempre atento.
O protetor solar é um produto indispensável para um gato branco
Como os pets brancos têm maior disposição para doenças de pele, o protetor solar para gatos precisa fazer parte da rotina desses animais, especialmente se eles gostam de tomar sol (mesmo nos horários em que a incidência de luz está mais fraca). O protetor solar pet atua da mesma forma que o protetor humano: criando uma barreira de proteção na pele contra os raios ultravioleta para diminuir o impacto da luz nas células. O produto deve ser aplicado em todo o corpo do pet, com foco especial nas orelhas, patas e focinho, que são as partes mais expostas.
Gatos brancos são surdos na maioria das vezes
Afinal, todo gato branco é surdo? Não dá para afirmar que a surdez acontece em 100% dos gatos dessa cor, mas a probabilidade é bem grande sim. O motivo está na genética. O gene W é o responsável pela cor branca do animal e está presente em todos os bichanos que têm essa coloração. Porém, esse gene também tem relação com a surdez degenerativa. Por isso, a audição felina é prejudicada na maioria dos gatos brancos. Surdos ou não, os cuidados com o ouvido do pet devem ser tomados desde filhote, pois os problemas podem aparecer em qualquer fase da vida - não apenas na velhice, como é mais comum em gatos de outras cores.
Fique sempre atento com os barulhos que gato não gosta e evite sons muito altos para não correr o risco de estourar os tímpanos ou favorecer o surgimento de outras deficiências auditivas. Além disso, é muito importante realizar um acompanhamento veterinário frequente para monitorar o ouvido do gato. Assim, qualquer problema é percebido ainda com antecedência.
Por fim, evite que o gato branco tenha acesso a rua com voltinhas, pois ele corre mais risco ainda com possíveis predadores e acidentes em geral, já que a audição dele pode ser naturalmente mais prejudicada.
Os cuidados em relação à surdez devem ser redobrados com o gato branco de olho azul
Se a tendência à surdez já é um problema para o gato branco, é ainda pior com o gato branco de olho azul. Isso acontece porque o gene W (que está relacionado à cor branca dos pelos e com a surdez) também tem relação com a cor azul dos olhos. Isso quer dizer que o gato branco de olho azul tem dupla predisposição para os problemas auditivos. Se for um caso de heterocromia em gatos, ou seja, um olho de cada cor, é possível que ocorra a surdez unilateral no lado do olho azul.
O gato branco de olho azul também pode ter problemas de visão
A visão felina é mais um ponto que merece atenção quando falamos da saúde do gato branco de olho azul. A baixa concentração de melanina não afeta apenas a cor dos pelos, mas também dos olhos. A falta dessa proteína faz com que os olhos fiquem menos protegidos da ação dos raios solares. Isso quer dizer que o olho azul tem menor sensibilidade à luz e pode acabar sofrendo com doenças oculares. Por isso, é muito importante que o tutor tenha o cuidado de não expor o pet ao sol. Além disso, quem tem um gato branco de olho azul em casa deve evitar luzes muito fortes, pois elas prejudicam bastante a visão do animal.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes