O comportamento do gato sempre nos surpreende de alguma forma, né?! Todo tutor já flagrou o bichano tendo alguma atitude esquisita ou engraçadinha, sem qualquer explicação aparente. Dentre essas atitudes, um hábito felino muito curioso é o de fazer ‘biquinho’ — isto é, de estreitar os lábios em certos momentos.
Mas você já se perguntou por que os gatos fazem isso? Será que existe algum motivo específico para tal comportamento? A seguir, confira o que descobrimos sobre o famoso ‘beicinho’ que muitos gatos fazem em casa!
Por que os gatos fazem biquinho?
Não existe uma única explicação para os gatos fazerem biquinho, mas várias! Isso é algo que vai depender muito da personalidade de cada animal. Então para entender exatamente por que os gatos fazem isso é importante conhecer muito bem o seu bichinho de estimação.
Foi a partir de uma observação assim que uma tutora descobriu que sempre que seu gatinho estava feliz, ele fazia biquinho. Ela registrou esses momentos ‘alegres’ do bichano e compartilhou na internet, que logo viralizou e acabou reunindo relatos parecidos de outros tutores nos comentários. Veja o vídeo abaixo:
@wtfmiu :3 #animaisdotiktok #gatos #gatostiktok ♬ Feeling Good - Michael Bublé
Em alguns momentos, até dá para ver o gato sorrindo — ou tentando sorrir, se é que isso é possível. No entanto, não se engane: o motivo por que esses animais fazem beicinho nem sempre é positivo. Na verdade, é algo que depende de como seu gatinho gosta de se expressar. Enquanto alguns pets fazem bico quando estão felizes, outros fazem quando estão tristes, aborrecidos, ansiosos ou querendo atenção dos donos.
As situações em que os gatos fazem isso podem variar
O biquinho de gato é muito fofo, mas pode acabar sendo mal interpretado às vezes. Isso porque há casos em que esse biquinho não é necessariamente um sinal de gato feliz. Embora não existam estudos científicos sobre esse curioso comportamento, acredita-se que os principais motivos para o beicinho sejam:
Aborrecimento — Às vezes o biquinho que seu gato faz é uma forma que ele encontra de demonstrar descontentamento. Ele pode estar triste ou chateado com alguma situação, que acaba resultando nesse ‘biquinho’ inesperado.
Estresse ou ansiedade — Mudanças na rotina podem deixar um gato estressado ou ansioso, e esse ‘mau humor’ vai acabar refletindo nas expressões faciais do seu amigo de quatro patas. Nessas horas, é comum ver o gato fazendo beicinho.
Busca por atenção — O biquinho também pode ser um simples charme do seu amigo de quatro patas como uma tentativa de chamar a sua atenção. Enquanto alguns gatos se esfregam nas pernas dos tutores ou lambem o nariz do dono, outros podem fazer beicinho.
Relaxamento — Em momentos mais relaxados, também é possível se deparar com esse tipo de comportamento felino. Isso pode acontecer enquanto você faz carinho no gato, quando ele está amassando pãozinho ou até mesmo quando ele vai usar a caixinha de areia.