Você já viu o seu pet emitindo um som tipo "kekeke"? Existem muitos sons de gato que despertam curiosidade nos tutores, mas o que poucos sabem é que eles conseguem emitir mais de 100 tipos de barulhos diferentes. A alta capacidade de comunicação da espécie é estudada há muitos anos e pesquisadores já chegaram a conclusões importantes para compreender esses animais tão surpreendentes. O "kekeke, um dos mais curiosos, normalmente ocorre quando o gato vê pássaros e outras presas, como se eles estivessem tentando imitá-los. Mas por que os bichanos reproduzem esse barulho? Vamos te explicar!
Chilrear: entenda o som estranho que gato faz quando vê pássaros
Esse barulho curioso tem um nome: chilrear! O famoso "kekeke" é um som agudo que os gatos fazem quando querem atrair a atenção de uma presa. O ruído funciona como uma imitação bastante semelhante ao piar dos pássaros e aves, podendo lembrar também o barulho de outros animais, como os esquilos. Quando o gato faz esse barulhinho, ele está tentando atrair esses bichos, que são presas em potencial. Se você nunca ouviu, é assim que soa o chilrear dos gatos:
@victorialuekenvet Os gatos costumam chilrear por inúmeros motivos. Entre os mais comuns estão: O sentimento de frustração por avistar uma potencial presa, mas não conseguir alcançá-la; Uma tentativa de imitar o som de uma ave para que ela se aproxime de suas garras e se torne uma presa mais fácil (comum entre gatos selvagens); Movimento involuntário e inconsciente da boca do gato que serve como um treinamento para mastigar a sua presa; Uma reação involuntária ao enxergar uma presa, gera pela descarga de neurotransmissores e hormônios. 📱 Consultoria Comportamental (11)96118-2625 ✅ Se você tem alguma dúvida de como funciona a mente do seu aumigo 🐶 ou do seu gatiro 🐈 é só clicar no link da bio que eu te ajudo! #cats #catslovers #catsvideo #gatosnotiktok #catsoftiktok #gatos #catstagram #catsmoves ♬ Vai Novinha Ah Ah Ah - Dyamante DJ
Com a domesticação dos gatos, hoje em dia essa não é uma habilidade tão necessária: os bichanos não precisam mais caçar presas como faziam seus ancestrais, que usavam o chilrear como uma ótima vantagem na natureza. Porém, alguns instintos selvagens seguem presentes nos bichanos até os dias de hoje, e o chilrear é um deles. Alguns gatos podem emitir e outros não, tudo depende do quão aflorados são seus instintos.
O chilrear também tem outros significados
Além de ser um instinto do gato para atrair presas, o chilrear também pode ser realizado em outras situações. Uma das mais comuns é quando o bichano fica frustrado ao perceber que a presa em potencial está inalcançável. Isso é muito comum quando o pet está dentro de casa e olha um passarinho pela janela, mas não consegue chegar até ele por causa do vidro. Como resultado, ele faz esse barulho diferente pois ficou irritado com a impossibilidade de alcançar a presa.
Nesse caso, o som do chilrear costuma ser mais frenético, como se o pet estivesse tagarelando. Existe ainda a hipótese de que o chilro também é um barulho que gatos filhotes costumam fazer durante a amamentação. Quando isso acontece, o som do chilrear lembra mais uma mistura de miado com ronrom.
Os sons de gato vão muito além do chilrear
O chilrear é um dos sons de gato que mais chamam a atenção justamente por ser bem diferente do miado tradicional. Ele é mais agudo e rápido, chocando a todos por sua semelhança com o piar das aves. Mas você sabia que o chilrear é apenas mais um dos mais de 100 sons de gato? Isso mesmo: os bichanos têm uma incrível capacidade de vocalização e conseguem emitir mais de 100 barulhos distintos, cada um deles com um significado particular.
Saiba os significados dos sons de gato mais populares
Miar, ronronar, grunhir… além do chilrear, existe uma série de sons de gato; alguns mais comuns e outros bem diferentes. Saber identificar cada um deles e entender o que significam é uma forma de aprender um pouco mais sobre a fantástica comunicação felina. Veja a seguir uma lista de alguns dos sons mais populares:
Miado: o miado é o som mais emitido pelos gatos. Eles podem ter diferentes alturas, volumes, duração e frequências. Cada miado de gato possui um significado especial por trás, como indicativo de fome, dor, medo e até cio de gato;
Ronronar: esse é um dos sons mais fofos que existem! O bichano puxa o ar para dentro com força, emitindo um barulho que lembra o de um motorzinho. O ronronar do gato costuma sair quando o pet está se sentindo bem relaxado e satisfeito, como ao receber carinho do tutor;
Grunhido: quando o gato está grunhindo, é um sinal de que ele está estressado. O som é mais longo e agudo, lembrando o rosnado de um cão. Ele tem um tom mais agressivo e é sinal de alerta;
Trilar: o trilar é um som bem fofinho que os bichanos fazem quando cumprimentam alguém ou outro pet. O barulho é uma espécie de murmúrio que mistura o ronrom com o miado;
Choro: o barulho do choro do gato é bem melancólico, prolongado e insistente. Normalmente, o gato chora quando está sentindo dor, medo ou ansiedade.