A pata de cachorro é a região do corpo que mais tem contato com o ambiente. Por conta disso, a possibilidade de surgir um machucado na pata do cachorro é muito alta, já que os coxins desses animais estão sempre em contato com o solo - seja ele areia da praia, asfalto, grama, calçadas, terra ou a cerâmica de casa. Mesmo que sejam responsáveis pela movimentação e sustentação do cachorro, a região é sensível e é super importante observar a pata de cachorro com frequência, principalmente se o animal está se coçando muito ou lambendo os dedinhos em excesso. Saber quais são os problemas mais comuns na pata de um cachorro ajuda a identificar melhor o que causa certos incômodos no seu animal e, assim, curar o problema mais rápido.
Ferida na pata do cachorro pode ser sinal de dermatites
São muitos os tipos de alergia em cachorro que causam coceira e vermelhidão em diversas partes do seu corpo. Dentre os locais mais comuns, a alergia na pata do cachorro se destaca. Ela pode ter como causa diferentes fatores: exposição à poeira, pólen, mofo, fungos ou produtos de limpeza Nessas situações, o cão passa a coçar e lamber muito a pata, que pode ganhar ainda uma coloração avermelhada. A dermatite atópica canina é uma das doenças que mais causam alergia na pata do cachorro, mas se trata de uma condição genética que pode ser desencadeada pelo contato com algumas substâncias ou até mesmo estresse. O cachorro atópico precisa de cuidados a vida inteira.
Bicho de pé na pata do cachorro é um problema comum
Um dos parasitas mais comuns que podem se alojar na pata do cachorro é o famoso bicho de pé. Trata-se de uma larva que, ao entrar em contato com a patinha, perfura a pele e se alimenta do sangue do animal. Como consequência, surge um machucado na pata do cachorro que causa coceira e até mesmo dificuldade para andar. Além disso, a ferida na pata do cachorro é perigosa pois serve de porta de entrada para outros micro-organismos.
A melhor forma de como eliminar bicho de pé na pata do cachorro é levar o animal ao veterinário. O profissional saberá como fazer o procedimento corretamente sem machucar o doguinho. Porém, existe uma solução caseira de como eliminar bicho de pé na pata do cachorro que pode ser usada em uma emergência. Basta colocar a pata do cachorro de molho em uma solução de chá de calêndula com vinagre por 20 minutos, duas vezes ao dia. Para evitar esse problema, sempre limpe a patinha após um passeio.
O contato com o solo quente pode causar queimadura na pata de cachorro
Passear com cachorro no calor requer alguns cuidados especiais. Nos dias de muito calor, o asfalto aumenta de temperatura, ficando bem mais quente que outras superfícies, o que pode causar queimaduras bem graves. A melhor forma de evitar as queimaduras na pata do cachorro é passear bem cedinho ou no fim da tarde. Ainda assim, sempre cheque a temperatura do solo com o próprio pé antes de sair com o cachorro na rua.
Como hidratar pata de cachorro para evitar o ressecamento dos coxins?
A pata de cachorro ressecada também é consequência da exposição direta com diferentes superfícies. Apesar de ser muito comum, o ressecamento costuma ser ignorado por muitos tutores. Para hidratar a pata do cachorro, basta limpar o local com um lenço umedecido sempre que retornar dos passeios. No dia a dia também vale utilizar também um hidratante para pata de cachorro. Você pode optar pelas diversas opções disponíveis no pet shop ou utilizar ingredientes caseiros liberados para cães, como óleo de coco, babosa e azeite de oliva. Reservar uma hora do dia para hidratar pata de cachorro vai ajudar o pet a não sofrer com o ressecamento.
Parasitas alojados na pata de cachorro causam feridas, coceira e vermelhidão
Um dos problemas mais comuns que causam ferida na pata do cachorro é a presença de parasitas, sendo a pulga e o carrapato os exemplos mais comuns. Eles se alojam e mordem as patas com o objetivo de se alimentarem do sangue do pet. O cão passa a se lamber excessivamente a fim de aliviar a coceira que surge por conta da ferida na pata do cachorro. Como tratar esse problema, afinal? Existem diversos remédios contra pulgas e carrapatos disponíveis no mercado que conseguem acabar com a infestação. Para evitar que o problema retorne, é importante saber como limpar pata de cachorro, observar com frequência essa parte do corpo (principalmente após passeios) e realizar a limpeza do ambiente regularmente. Lembre-se que esses parasitas podem transmitir várias doenças para o cachorro.
Machucado na pata do cachorro pode ser causado por objetos estranhos
Justamente pelo contato frequente com o chão, não é difícil objeto estranho acabe se alojando na pata do cachorro. Durante o movimento, o pet pode pisar em farpas, pedras, espinhos e até mesmo cacos de vidro. Qualquer objeto estranho acaba gerando uma ferida na pata de cachorro, causando dor, vermelhidão, coceira e lambedura em excesso. Além disso, é comum que o cheiro de "salgadinho" na pata fique mais forte. Caso perceba esses sinais, observe se há alguma ferida entre os dedos da pata do cachorro ou nos coxins. O ideal é remover o objeto com uma pinça. Se estiver com dificuldade, leve o pet ao veterinário para fazer a retirada.
Redação: Maria Luísa Pimenta