Você sabia que o Golden Retriever solta muito pelo durante todo o ano, enquanto a raça Shih Tzu solta muito pelo somente durante os períodos de troca de pelagem? Cada raça tem suas especificidades, e alguns doguinhos podem acabar perdendo mais pelos no dia a dia do que outros. Isso geralmente é explicado por questões genéticas e devido ao tipo de pelagem do animal. Por isso, é importante saber qual cachorro perde muito pelo para evitar surpresas - acredite: mais cedo ou mais tarde, os tufos espalhados pela casa vão aparecer.
Quer saber quais são as raças mais propensas a sofrer com o problema? Preparamos uma lista com os cachorros que mais sofrem com as quedas de pelo e tiramos as principais dúvidas sobre o assunto. Dá só uma olhada!
Por que cachorro solta pelo?
É normal cachorro soltar muito pelo, principalmente se ele pertencer a uma raça que tem essa como uma das suas características. A queda de pelo fisiológica geralmente acontece quando os fios ou folículos capilares envelhecem e caem. É um processo natural que faz parte da renovação da pelagem. Esse ciclo tem três fases: crescimento, repouso e queda. Por isso, se você ver o pelo do cachorro caindo muito, não se assuste: é provável que o seu cão esteja passando pelo período de troca de pelagem.
O cachorro perde muito pelo normalmente nas estações de transição - primavera e outono -, que é quando a renovação dos fios ocorre. É como se o corpo do animal estivesse se preparando para a chegada do verão ou inverno. A idade, inclusive, não interfere no processo: tanto um filhote caindo muito pelo quanto um cão adulto costumam passar por esse período de troca.
Queda de pelo em cachorro: em quais raças é mais comum?
Apesar de acontecer com todos os cães, a queda de pelo em cachorro é mais frequente em algumas raças. O resultado é um cachorro soltando muito pelo durante todo o ano - e você precisa estar preparado para essa situação para não ser pego desprevenido. Veja abaixo quais raças soltam mais pelo para deixar tudo mais leve para você e seu cãozinho!
1) Golden Retriever
O Golden solta muito pelo! Isso porque a troca da pelagem é intensa e muito rápida - e você vai precisar acompanhar esse ritmo com certa dedicação. Com pelos lisos ou ondulados, e um subpelo denso e resistente, seu cachorro precisará de pelo menos quatro escovações diárias para estar com os fios sempre saudáveis. Uma dose de paciência também será necessária, mas incluindo a escovação na rotina ficará cada vez mais fácil cuidar do Golden Retriever.
Outra possibilidade para evitar o pelo do cachorro caindo em excesso é optar pela tosa trimming, que é específica para a raça e deve ser feita por um profissional. O corte retira o subpelo do animal em regiões específicas - orelhas, patinhas e a parte traseira do pet -, o que ajuda no conforto térmico e diminui a densidade da pelagem.
2) Pastor Alemão
Já se perguntou por que Pastor Alemão solta muito pelo? A resposta tem a ver com a origem da raça: oriundo de países nórdicos, o cachorro Pastor Alemão tem uma pelagem muito grossa para se proteger das baixas temperaturas. Ele tem um pelo de camada dupla com subpelo, sendo a camada externa mais macia e a interna mais grossa e espessa. A escovação diária pode ajudar a diminuir consideravelmente os pelos espalhados pela casa.
A tosa também ameniza a queda dos pelos da raça, mas o corte não pode tirar muito do comprimento dos fios. Vale lembrar o Pastor Alemão solta muito pelo se tomar banhos em curtos intervalos ou se estiver com algum probleminha, então fique de olho! .
3) Labrador
Assim como seu primo Golden Retriever, o Labrador solta muito pelo. A quantidade, bem como a frequência da troca de pelo do Labrador, é bastante intensa e pode assustar os pais de pet de primeira viagem. A boa notícia é que a raça possui a espessura e volume de pelos bem menor que o Golden, tornando mais fácil a escovação e cuidado constante. O cachorro Labrador tem um pelo bem característico: curto, denso, sem ser ondulado e sem franjas, com subpelo resistente.
A tosa não é necessária para essa raça, a não ser que seja a tosa higiênica para “limpar” algumas partes do corpo do pet. No entanto, uma atitude que não deve ser deixada de lado é a escovação diária do Labrador para não acumular os chamados “pelos mortos”.
4) Husky Siberiano
Outra raça nórdica que é ainda mais acostumada ao frio do que o Pastor Alemão é o Husky Siberiano. Pelo longo e ainda mais grosso é uma das principais características da raça, que é bem felpuda e tem uma pelagem dupla. O Husky troca de pelo constantemente, e por isso requer uma atenção especial em todas as épocas do ano. Para evitar o acúmulo de fios pela casa e no próprio animal, você precisará se dedicar à escovação diária e deve ter um cuidado com os produtos na hora do banho.
Ao contrário de outras raças que podem ter uma ajudinha extra da tosa, não se pode tosar o Husky. O máximo que é permitido é aparar os tufos que se formam entre os dedos e ao redor das patas do doguinho, para facilitar a locomoção dele.
5) Dobermann
Não são só as raças que possuem pelos longos que estão nessa lista. O Doberman tem pelos curtinhos, duros e espessos que se assentam perfeitamente sobre a pele, mas a troca de pelagem é intensa e ocorre com muita frequência. A boa notícia é que, diferente de um Husky que solta muito pelo e tem a pelagem mais comprida, a escovação do Doberman não é tão trabalhosa. O cuidado é necessário para manter os fios brilhantes, assim como banho e tosa, mas são processos que gastam menos tempo.
6) Chow Chow
O Chow Chow solta muito pelo e não é à toa: essa é uma das raças mais peludas do mundo e que veio de países mais frios do que o nosso. Sendo assim, é natural que esse seja um cachorro que cai muito pelo ao longo do dia, e nas épocas de troca isso se acentua ainda mais. Com pelos densos, abundantes e de textura que varia entre lisa e áspera, esses cães, a dica é não se assustar com um Chow Chow caindo muito pelo, porque para a raça isso é algo natural e constante.
Ainda assim, vai demandar certa dedicação do tutor. Escovação diária e cuidado com os produtos de banho são essenciais. Além disso, para quem se pergunta se pode tosar Chow Chow, a resposta é: até pode, mas sempre com muito cuidado e nada de máquinas!
7) Pug
Não se engane com o cachorro Pug! Apesar de pequeno e com pelos curtos, finos e lisos, será normal encontrar alguns tufos espalhados pela casa se você tiver um cãozinho da raça. Da mesma forma que acontece com o Doberman, a vantagem é que o Pug é um cachorro muito fácil de cuidar. Ele geralmente não se estressa com nada, então você não terá trabalho para escová-lo. Faça escovações frequentes durante a semana e o pelo dele estará sempre muito saudável e sedoso.
8) Chihuahua
Pequeno e fofo, o Chihuahua pode apresentar duas variações de pelos: curtos ou longos. Eles geralmente vêm acompanhados de uma fina camada de subpelos internos, mas independentemente do tipo de pelagem, o Chihuahua solta pelo com frequência durante todo o ano - às vezes em maior ou menor quantidade. A raça tem um metabolismo bem acelerado, o que explica porque cachorro solta muito pelo mesmo fora da época de trocas.
A tosa higiênica costuma ser indicada para os cachorros da raça Chihuahua que possuem pelos longos. Já os de pelo curto devem ser apenas escovados e manter uma rotina de higiene estabelecida pelo tutor.
9) Samoieda
O Samoieda solta muito pelo! Se você pretende ter uma raça dessas, deve se preparar para a quantidade de fios brancos espalhados por toda a casa (e até mesmo nas suas roupas). A raça Samoieda é originária da Sibéria e tem pelagem dupla, com pelo externo longo, áspero e reto; e subpelo curto, macio e denso para suportar as baixas temperaturas. Por isso, solta bastante pelo e requer um cuidado especial! Escovações diárias, de preferência, são o ideal para reduzir a quantidade de pelos mortos no corpo do pet e na casa.
Para quem busca outras alternativas e logo pensa na tosa, alertamos que não é indicado. Mesmo sendo um cachorro que solta muito pelo, o Samoieda não deve ser tosado, nem mesmo no verão, porque seus pelos funcionam como um isolamento térmico contra o fio e o calor.
10) Vira-lata
O vira-lata solta muito pelo, principalmente se ele for mais peludo e/ou tiver uma pelagem com a presença de subpelo. Mas, claro, isso você só vai acabar descobrindo na prática, já que é muito difícil identificar essas características sem o mínimo de convivência com o cãozinho. Também há cachorros sem raça definida que não perdem tanto pelo, mas se você tiver um vira-lata filhote peludo, são altas as chances de ele ter essa característica, sendo necessário escová-lo frequentemente.
Meu cachorro solta muito pelo. Quando isso pode ser um problema?
Se esse não é um traço particular da raça e não estiver no período de troca sazonal dos pelos, pode ser que há algo de errado com o seu amigo. Um Shih Tzu soltando muito pelo sem ser na primavera e outono, por exemplo, já deve ligar o alerta, pois a raça quase não perde pelo normalmente.
O pelo do cachorro caindo excessivamente ou provocando falhas na pelagem é chamado de alopecia canina e pode ser decorrente de quadros alérgicos, infecções, infestação de parasitas e doenças sistêmicas ou hormonais. Por isso, uma avaliação com um veterinário dermatologista é indispensável para desvendar as razões para o cachorro soltando muito pelo sem motivo aparente.
O que fazer quando cachorro solta muito pelo?
O cachorro soltando muito pelo não deve ser um problema na sua vida. Existem produtos específicos para diminuir a quantidade de pelo que pode se alastrar pela casa, mas o tutor também deve ter a responsabilidade de escovar e cuidar do pelo de cachorro regularmente. Veja algumas dicas:
- Usar uma escova apropriada para o tipo de pelo de cachorro. Cães com pelo longo precisam de cerdas mais espaçadas; e os de pelo curto cerdas mais juntinhas. A rasqueadeira é ótima para desembaraçar e remover pelos mortos.
- A luva para tirar pelo de cachorro cumpre o mesmo papel que a escova, e é ainda mais prática. Ela serve tanto para remover os pelos mortos do pet quanto para tirar os que estão soltos pela casa. Basta vesti-las e passá-las em cima de almofadas, camas e sofás.
- Investir em um aspirador de pó portátil. O acessório é ideal para limpar chão, tapetes e estofados de forma rápida e eficiente, amenizando os pelos espalhados.
- O rolo adesivo é igualmente útil para cuidar de um cachorro que solta muito pelo. Ele, assim como as luvas, ajuda a retirar os pelos de diferentes superfícies, mas não servem para remover o pelo do cachorro.
Existe cachorro que não solta pelo?
Não existem cães “imunes” a perda de pelos. Como já vimos, pelo menos duas vezes por ano ocorre a queda fisiológica dos fios, que caem naturalmente e são renovados pelo nascimento de outros. No entanto, há sim a possibilidade de escolher uma raça de cachorro que perde pelos com menos facilidade.
Para quem se pergunta se Pitbull solta muito pelo, por exemplo, a resposta é não. O mesmo vale para o Shih Tzu, que solta muito pelo somente na primavera e outono (e mesmo assim, de uma maneira bem controlada, se comparado com outras raças). Outras raças de cachorro que têm essa característica são o Maltês, Bichon Frisé, Boston Terrier, Poodle e Basenji.
Redação: Karoline Nascimento Miranda e Juliana Melo
Edição: Luana Lopes
Publicado originalmente em: 20/09/2019
Atualizado em: 14/09/2022