Por mais desagradável que seja, às vezes os tutores acabam se deparando com as fezes de gato fora da caixinha de areia. Não é algo comum para os felinos, que são animais super higiênicos, mas é um comportamento que pode acontecer pelos mais variados motivos, que incluem desde problemas de saúde até um ambiente inadequado ou estresse. A seguir, confira as principais causas para o cocô de gato no lugar errado e saiba como resolver isso.
Caixa de areia para gatos suja é um dos motivos para as fezes no lugar errado
Os gatos prezam muito pela própria higiene e também pela limpeza do lugar onde vivem. Por isso, quando o tutor deixa a caixa de areia para gatos suja, sem retirar os excrementos diariamente ou sem lavar a caixa por muito tempo, o animal pode simplesmente começar a se recusar a usar o acessório corretamente. Ou seja, você vai encontrar fezes de gato espalhadas pela casa.
Caixa de areia mal posicionada pode resultar nas fezes de gato fora do acessório
Além da falta de limpeza da caixa de areia para gatos, outra possibilidade é uma caixinha posicionada em um lugar inadequado. Os felinos gostam de ter uma certa privacidade na hora de se aliviarem. Por isso, é importante que o banheiro do gato esteja localizado em um cômodo tranquilo e longe de áreas com muito barulho ou movimentação, além de não estar perto do pote de comida e de água. Ao mesmo tempo, é importante que o gato tenha fácil acesso a ela.
O cocô de gato fora do lugar pode ter relação com a escolha da areia
O tipo de areia para gato utilizado pode influenciar diretamente no comportamento do seu pet. A maioria dos gatos tem preferências específicas, e o melhor tipo de areia, normalmente, é aquele granulado mais fininho, que realmente lembra a areia natural. Esse tipo de substrato costuma ser mais confortável para as patas do gato, ao contrário de areias mais grossas, como o granulado de madeira e a areia sílica.
Uma dica é apostar na areia de mandioca para gatos, que vem fazendo cada vez mais sucesso entre os gateiros. Mas, se preferir, você também pode experimentar diferentes tipos de areia para gatos até encontrar a que mais agrada o seu pet.
Fezes de gato no lugar errado às vezes é sinal de problemas de saúde
Muitas vezes o motivo para as fezes de gato fora da caixa de areia tem a ver com questões da própria caixinha. No entanto, também não podemos descartar problemas de saúde relacionados. Doenças urinárias, renais e gastrointestinais às vezes acabam deixando o animal mais suscetível a fazer as necessidades fisiológicas no lugar errado. Por isso, é importante ficar atento a outros possíveis sintomas, como diarreia, febre, apatia, falta de apetite, miados frequentes e mudanças gerais de comportamento. Se suspeitar de algum problema, não deixe de consultar um veterinário.
Estresse e mudanças na rotina também estar por trás do comportamento
Mudanças no ambiente e na rotina, no geral, podem deixar um gato estressado e fazendo cocô fora da caixa de areia. Nesse caso, esse ‘sintoma’ é uma maneira que o felino tem de expressar desconforto e até mesmo pedir ajuda dos donos. Para resolver o problema, o melhor a se fazer é identificar o gatilho do estresse e tentar minimizar isso, proporcionando um ambiente mais seguro e tranquilo para o seu gato.
Como evitar as fezes de gato no lugar errado?
Um dos principais cuidados para não sofrer com as fezes de gato fora do lugar é a limpeza regular do acessório. Os tutores devem retirar os dejetos da caixinha todos os dias e, pelo menos uma vez na semana, fazer uma limpeza mais caprichada, lavando a caixa com água e sabão. Além disso, a troca da areia para gato também é importante - mas a frequência vai depender do tipo de areia escolhida.
Por outro lado, caso o gatinho esteja enfrentando problemas de saúde ou até mesmo estresse, vale a pena consultar um médico veterinário para diagnosticar o pet e indicar a melhor forma de cuidar dele. Alguns casos de estresse, por exemplo, podem ser controlados com o uso de feromônios e florais.