Já se perguntou qual a raça de cachorro menos inteligente? É claro que todo cachorro é inteligente do seu próprio jeito, mas algumas raças podem ter maior dificuldade para aprender comandos, socializar e se adaptar a novas circunstâncias. Com base no ranking de inteligência canina desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren, é possível estabelecer exatamente quais são os cachorros mais inteligentes, e quais são os menos.
Vale lembrar que isso não quer dizer que esses cães não possam ser inteligentes, mas a avaliação levou em consideração a inteligência instintiva, adaptativa e operacional de cada raça e essas foram as que tiveram o "pior" desempenho. Para se ter uma noção, durante as sessões de adestramento, foram necessárias entre 80 e 100 repetições para que os cachorros aprendessem.
A seguir, veja quais são as 10 raças de cachorros menos inteligentes!
1) Galgo Afegão é a raça de cachorro menos inteligente de todas
Se você não sabe qual a raça de cachorro menos inteligente, a resposta é o Galgo Afegão (também conhecido como Afghan Hound). São cães que têm uma beleza exótica e exalam independência e autoconfiança. Por esse motivo, eles não costumam atender aos pedidos dos humanos com frequência - a não ser que sejam recompensados por isso.
O Galgo Afegão ocupa a última posição no ranking de inteligência, mas muito disso se deve à teimosia enorme da raça. Esse é um cachorro pouco obediente e que pode ser até um pouco cabeça-dura, sendo difícil convencê-lo a fazer algo que ele não quer. No adestramento, aposte em gratificações e em uma rotina com bastante estímulos físicos e mentais!
2) Basenji é um dos cães com menor grau de inteligência
O Basenji é um cachorro que não late, mas que pode dar trabalho de outra forma. Apesar de ser silencioso, o cãozinho é bastante agitado e costuma perder rapidamente o interesse pelas atividades. Isso inclui as sessões de treinamento, fazendo com que o Basenji esteja entre as raças menos inteligentes de cachorro.
Além de paciência, persistência e muito pulso firme, o adestramento de cães desta raça deve ser bem dinâmico. O ideal é apostar em sessões de até 10 minutos, sempre usando recompensas para chamar a atenção do cachorro Basenji.
3) Bulldog Inglês é teimoso, o que dificulta o aprendizado
Não existem dúvidas de que o Bulldog Inglês é um dos cães mais amados pelos brasileiros. Ao mesmo tempo, essa é uma raça de cachorro menos inteligente do que outros dogs. Isso acontece por causa da teimosia e dispersão que acompanha os Bulldogs. Eles têm uma certa dificuldade de concentração e não levam os treinamentos tão a sério.
A versão inglesa do Bulldog também é conhecido por ser um grande preguiçoso! Ou seja, é um cão que prefere passar o tempo deitado ao invés de aprender coisas novas. Para prender a atenção do pet, petiscos e outras associações positivas é a melhor estratégia, garantindo melhores resultados durante o adestramento.
4) Chow Chow é uma raça de cachorro menos inteligente do que outras
Das raças de cachorro menos inteligentes, o Chow Chow é um dos que têm a personalidade mais forte. Ou seja, não é um cão que seja necessariamente “menos” inteligente, e sim um cão que tem um padrão de comportamento dominante. Ele dificilmente acata ordens dos outros, faz o que tem vontade, é independente, teimoso e protetor, mas também é um parceiro extremamente fiel.
É possível contornar esse lado relutante da personalidade do Chow Chow. Para manter uma boa convivência com o doguinho, uma dica valiosa é apostar no adestramento e socialização da raça o mais cedo possível. Assim ele cresce seguindo regras e aprendendo a conviver com diferentes pessoas e animais.
5) Borzoi é um cachorro independente e que não aprende fácil
O Borzoi ocupa a 75ª posição no ranking de inteligência canina e por isso é uma das raças menos inteligentes de cachorro. Trata-se de um cachorro bastante veloz, atlético e de personalidade gentil. No entanto, também é uma raça que é muito independente e que precisa de passeios e outras atividades para dar conta de tanta energia.
No quesito inteligência, o cachorro Borzoi não gosta muito de ser comandado. Ele pode ser mais obstinado, e por isso é fundamental que os treinamentos sejam feitos com recursos que incentivem positivamente o animal, como petiscos e elogios.
6) Bloodhound é uma das raças de cachorro menos inteligentes
O Bloodhound, apesar de estar na lista de raças de cachorros menos inteligentes, merece alguns créditos por ser um cão comumente usado para resgates. Isso acontece porque ele é um ótimo cachorro farejador e que tem uma excelente capacidade olfativa. Mas, apesar dessa característica, o Bloodhound figura entre os cães mais difíceis de serem adestrados.
A explicação é porque o cachorro foi tão treinado para farejar que hoje ele não consegue absorver outros comandos com tanta facilidade. No entanto, o Bloodhound é uma raça de fácil convivência e bem pacífico. O adestramento da raça deve ser feito com reforços positivos.
7) Pequinês é um cãozinho com o intelecto mais baixo
O Pequinês é uma raça de cachorro menos inteligente que as outras por um simples motivo: eles foram criados exclusivamente para serem cães de companhia. Como a tarefa não exige muito do intelecto, a raça acabou não desenvolvendo completamente as habilidades cognitivas, e por isso o Pequinês tem mais dificuldade de aprendizado.
Por outro lado, a raça está sempre atenta a qualquer mudança no ambiente e tem uma postura vigilante e protetora com a família. Apesar do tamanho pequeno, o Pequinês é um cachorro muito corajoso. Uma dica é adestrá-lo logo cedo.
8) Beagle é um cão determinado, independente e teimoso
Uma das raças menos inteligentes de cachorro é o Beagle. Eles são bastante espertos, afetuosos, sociáveis e extrovertidos mas ao mesmo tempo são conhecidos por serem um tanto teimosos. Apesar de toda a fofura do doguinho, o Beagle é aquele tipo de cachorro que não aceita ordens com tanta facilidade e que prefere seguir o próprio instinto na maioria das vezes.
O tutor precisa ter bastante paciência e pulso firme com o pet, principalmente durante o adestramento de cães da raça. O Beagle é inteligente, mas a teimosia é o ponto fraco da raça. Além disso, ele é um cachorro bem agitado e que precisa de muitos estímulos para manter o bom comportamento.
9) Basset Hound tem qualidades, mas apresenta dificuldade em aprender
O Basset Hound é outra raça de cachorro menos inteligente do que outros cães. Não quer dizer que ele não tenha qualidades: apesar do raciocínio mais lento, Basset é um ótimo amigo de quatro patas. Ele tem temperamento calmo e tranquilo, mas ao mesmo tempo é um farejador nato e está sempre atento a qualquer cheiro diferente que apareça.
A teimosia da raça, por outro lado, é um ponto negativo. Esse é um dos cachorros mais preguiçosos e que não têm muito interesse em aprender coisas novas. Por isso, o processo de adestramento costuma ser trabalhoso, mas não impossível.
10) Shih Tzu está na lista de raças de cachorro menos inteligentes que existem
O Shih Tzu é um dos cachorrinhos mais fofos, carinhosos e parceiros. Justamente por isso, ele sempre foi visto como um cão de companhia e não de trabalho. Ou seja, a raça nunca precisou se esforçar intelectualmente, já que ele basicamente servia para acompanhar os humanos. Por esse motivo, ele ocupa a 70ª posição no ranking de inteligência.
Para quem se pergunta se Shih Tzu é um cachorro inteligente, a resposta é: depende. Ele é mais devagar e um tanto disperso se comparado a outras raças, mas pode sim aprender comandos. Nessas horas, o tutor deve ter muita paciência e persistência nos treinamentos.
Redação: Juliana Melo