Você sabe com quantos anos o gato fica idoso? A contagem de idade dos bichanos é diferente dos humanos. Com 7 anos de vida, o felino já começa a entrar na fase da velhice e, a partir dos 11 anos, passa a ser considerado um gato idoso. Conforme o tempo passa, é natural que o corpo comece a enfraquecer e não tenha mais toda aquela agilidade que existia durante a infância e vida adulta.
Muita gente acha que os gatos idosos são bem debilitados e não têm mais vontade de fazer nada além de ficar deitados o dia inteiro. Isso até pode acontecer com alguns bichanos, mas você sabia que há uma maneira de fazer seu pet envelhecer com bastante vigor? Com algumas pequenas medidas bem simples no dia a dia, você garante muito mais vitalidade e ânimo durante a última fase da vida. Veja 9 dicas que vão fazer seu gato idoso envelhecer de forma muito saudável!
1) Invista em ração para gatos idosos de qualidade
Muitos gatos idosos chegam nessa fase da vida com a saúde debilitada porque não têm uma alimentação adequada. A ração para gatos é a melhor forma de garantir que o animal consuma todas as substâncias essenciais para o bom funcionamento do corpo, mas é extremamente importante que o tutor saiba escolher os produtos certos. Você deve sempre optar por produtos de alta qualidade, que sejam regularizados e preparados de forma minuciosa.
Além disso, é fundamental escolher a ração ideal para cada fase da vida. As necessidades nutricionais de um gatinho filhote são bem diferentes das de um adulto ou de um idoso. Por isso, atente-se à embalagem e escolha a mais indicada para a idade do seu pet. A ração para gatos idosos já vêm com todos os nutrientes que costumam ficar em falta nessa fase e precisam de reposição, garantindo o envelhecimento saudável.
2) Tenha cuidado com o excesso de peso do gato
Dar ração para gatos idosos é essencial, mas não adianta exagerar. A obesidade felina é um sério problema que pode atingir bichanos de todas as idades, sendo ainda mais comum durante a velhice. A diminuição da energia faz com que os felinos se exercitem menos e comam mais, o que acaba virando acúmulo de gordura. Isso pode trazer sérios problemas para o coração e locomoção do animal, dentre outras complicações. Por isso, sempre administre a ração para gatos idosos na quantidade estipulada pelo veterinário, levando em conta idade, peso e necessidades nutricionais do pet.
3) Estimule a hidratação do gato
Por uma herança de seus ancestrais que viviam no deserto, os gatos não têm o costume de beber muita água. Isso é um grande problema, já que o líquido é essencial para o funcionamento do organismo e sua ausência pode trazer sérios problemas de saúde. Muitas das enfermidades ocasionadas pela falta de água, como a infecção urinária felina, têm sintomas que começam bem leves e, com o tempo, se tornam uma bola de neve.
Para evitar que seu gato idoso sofra as consequências, estimule a hidratação do seu bichano. Espalhe pontos de bebedouro pela casa para que ele sempre tenha acesso à água, mas lembre de trocá-la com frequência para que fique fresca o tempo inteiro. A fonte de água para gatos é um ótimo investimento, pois estimula a curiosidade felina, que é atraído pelo objeto e acaba se hidratando mais.
4) Cuide da higiene bucal do seu gato idoso
A saúde bucal dos gatos idosos é um tema que muitas pessoas ignoram, mas faz toda a diferença no envelhecimento. A falta de atenção para a boca do felino pode levar a problemas como tártaro e cárie. Se não tratados, podem se agravar a ponto de causar até mesmo a perda de dentes. Uma ds consequências desse acontecimento é a maior dificuldade de se alimentar, o que gera outros problemas de saúde. Portanto, escove com frequência os dentes do seu gato (idoso ou em qualquer idade) para evitar doenças no pet.
5) Mantenha o calendário de vacinação em dia
As vacinas para gatos são altamente eficazes no combate a algumas das doenças mais perigosas que podem atingir os bichanos. Rinotraqueite, calicivirose, FIV e FeLV são alguns exemplos de condições graves que são evitadas com a vacinação. A primeira vacina é dada ainda na infância, mas é preciso sempre dar o reforço anual para garantir que o pet esteja protegido todos os dias. Portanto, mantenha o calendário de vacinação do gato idoso em dia e aumente bastante a expectativa de vida dele.
6) Incentive o gato idoso a realizar atividades físicas
Os gatos idosos costumam ficar mais preguiçosos e cansados, já que seu corpo não tem mais toda aquela energia. Porém, realizar atividades físicas é algo muito importante em todas as fases da vida justamente porque dá mais vitalidade ao animal. Se manter em movimento é essencial pois estimula o corpo, evita problemas ósseos e ainda espanta o tédio.
Os brinquedos interativos são ótimos para incentivar a atividade física nos gatos de forma bem divertida, sejam eles idosos ou em qualquer outra idade. O importante é que você sempre mantenha seu gatinho ativo em todas as fases da vida. Pode ter certeza que isso faz toda a diferença no envelhecimento saudável.
7) Estimule o lado cognitivo do gato para uma boa saúde mental
Além de incentivar o lado físico do gato, lembre-se da parte mental! Estimular o lado cognitivo permite um melhor raciocínio e lucidez do bichano ao longo da vida, o que tem forte impacto no envelhecimento saudável. Brinquedos interativos e jogos de raciocínio são ótimos para incentivar a cognição do bichano. Varinhas, túnel interativo e até mesmo uma brincadeira de caça são perfeitos nesse sentido. Afinal, os bichanos possuem bons instintos naturais que, quando estimulados de forma saudável, fazem muito bem para a saúde mental e cognição do pet.
8) Se faça sempre presente na vida do seu gato
Até mesmo aqueles gatos mais introvertidos são apaixonados por seus donos. Eles podem não mostrar tão claramente, mas existem alguns sinais bem sutis de que seu gato te ama e adora sua companhia. Por isso, não esqueça de explorar a conexão emocional que há entre vocês! Pode ter certeza que seu pet adora sua companhia, então sempre guarde um tempinho no seu dia para ficar ao lado do animal. Brinque com o gato (idoso, adulto ou filhote), faça carinho, tenha momentos de lazer ou fique apenas sentado ao seu lado enquanto assiste televisão juntos. Momentos como esses fazem todo gatinho bem mais feliz.
9) Faça check-ups regulares com seu gato
A última dica de como fazer seu gato envelhecer de forma saudável é bem simples, mas muitas vezes ignorada. É comum que tutores levem seus bichanos para o veterinário apenas em casos de emergência, mas é muito importante que essa visita seja algo frequente. O check-up anual é uma forma de observar o que está acontecendo no corpo do seu bichano. É através da consulta médica que sabemos quais vitaminas estão em falta e que nutrientes devem ser repostos, por exemplo.
Além disso, o veterinário pode descobrir no check-up algum princípio de doença que poderia vir a se tornar algo sério no futuro. Quanto mais cedo se descobre uma enfermidade, maiores são as chances de recuperação. Por isso, leve seu gato idoso, filhote ou adulto para uma consulta no médico veterinário ao menos uma vez por ano, mesmo que ele não aparente ter nada de errado. Esse cuidado básico pode ser essencial para que seu bichano tenha uma vida longa e feliz ao seu lado!