Entender os cães pode parecer uma tarefa desafiadora, mas é muito mais simples do que você imagina. Inclusive, sabia que o seu cachorro tem diferentes formas de se comunicar com você? E nem sempre é pelos latidos! Na verdade, a linguagem corporal canina é muito rica e fácil de ser aprendida. A seguir, confira algumas dicas para entender melhor o seu amigo de quatro patas e melhorar a comunicação entre vocês!
1) O rabo de cachorro pode revelar vários sentimentos
O rabo do cachorro é uma extensão da coluna vertebral que, além de auxiliar no equilíbrio dos pets, também tem uma função importante na linguagem canina. A maneira como a cauda do animal se mexe pode indicar um doguinho feliz, triste ou com raiva. Veja abaixo como interpretar cada movimento:
- Rabo abanando para cima: indica um cachorro feliz e animado
- Rabo ereto e apontado para fora: quer dizer que o cãozinho se sente ameaçado
- Rabo rígido na altura do corpo: movimento que antecede um ataque de cachorro
- Rabo para baixo e imóvel: revela um animal com medo e apreensivo
- Rabo entre as pernas: significa que algo não vai bem com o pet
2) Movimento das orelhas diz muito sobre como seu cão se sente
Quando falamos da linguagem corporal canina, muitos nem têm ideia de que o movimento das orelhas do cachorro também é uma forma de expressão. Se você ver o seu cãozinho com a orelha em pé, é porque ele está concentrado em alguma coisa. Já se ele estiver com as orelhas apontadas para frente é porque ele está pronto para atacar.
Por outro lado, orelhas relaxadas são sinal de um cão tranquilo e confortável. Mas, dependendo da postura do pet, também pode significar que você tem um cachorro com medo, triste e tenso por algum motivo.
3) O estado dos pelos do cachorro esconde um segredo
O pelo dos cães, além de dar um charme danado para o seu pet, pode te ajudar a decifrar alguns sentimentos caninos. Quando os cães estão alegres e calminhos, os fios costumam ficar baixos e não chamam muita atenção. Mas se você ver um cão irritado, tentando mostrar dominância ou com medo, é bem provável que você tenha um cachorro com pelo arrepiado.
4) Entender o olhar do seu pet pode fazer uma grande diferença
Uma pesquisa descobriu recentemente que o cérebro de cachorro 'sincroniza' com o nosso durante a troca de olhares. Isso significa que os cães também têm uma forte capacidade de se comunicar com a gente pelos olhos. Quando o animal faz algo de errado, por exemplo, é bem comum que você se depare com o olhar de cão arrependido. Já quando o pet fica com um olhar semicerrado é porque está desconfiado; e o olhar fixo significa que o cão quer alguma coisa.
5) A postura geral do cachorro é a chave para entender o seu pet
Pequenos detalhes do comportamento canino ajudam bastante a entender melhor nossos amigos de quatro patas. Mas você sabia que a postura corporal dos cães também deve ser avaliada de forma geral? Ou seja, você deve analisar tudo em conjunto, e nunca isoladamente.
Quando você tem um cachorro preparado para atacar, por exemplo, alguns sinais que indicam isso são os pelos arrepiados, dentes à mostra, orelhas apontadas para frente, rabo ereto e rosnados. Já se você tem um doguinho que está feliz, vai ver o cachorro abanando o rabo, com orelhas relaxadas, pelos baixos e latidos animados.