O gato sem pelo Sphynx chama a atenção com seu visual peculiar. Quem está acostumado a ver gatinhos fofos e peludos sempre se espanta com a aparência “pelada” da raça - que na verdade não é tão pelada assim, pois o bichano possui uma fina camada de pelos sob seu corpo. Por conta dessa característica do Sphynx, é comum que muitos tutores se perguntem se o gato sente frio quando as temperaturas caem. Será que a raça demanda cuidados especiais? Como funciona a sensibilidade térmica desta raça de gato? A gente te ajuda a desvendar essas questões: veja abaixo se o gato Sphynx sente frio e quais as melhores maneiras de aquecê-lo no inverno.
Gatos sentem frio - e o Sphynx mais ainda
O Sphynx é muito sensível às mudanças de temperatura, e isso vale tanto para o frio quanto para o calor (embora seja muito mais fácil para eles suportarem as temperaturas mais quentes). Então a resposta é sim: o gato sente frio quando o inverno chega, e por isso é importante saber identificar que o animal está incomodado com o clima. Isso acontece principalmente por conta da ausência de pelagem densa e abundante, o que deixa o gato Sphynx muito mais exposto e desprotegido do tempo geladinho.
Como identificar um gato com frio?
Os felinos são animais que normalmente não dão indícios de que estão passando por alguma situação desconfortável, mas quando se trata de um gato com frio existem algumas formas de perceber o problema. Para isso, é bom saber que os pets têm uma temperatura corporal mais alta do que a nossa - e uma curiosidade do Sphynx é que ele consegue ser ainda mais quentinho do que a maioria dos bichanos. Então, enquanto os peludos medem cerca de 38ºC a 39ºC, a temperatura do gato sem pelo chega a ser 4ºC acima disso.
Veja as principais dicas para identificar quando o gato sente frio:
- Ele procura refúgios para se manter quentinho, como deitado perto do tutor, debaixo das cobertas ou exposto ao sol;
- As pontas das orelhas, patas e focinho de gato ficam mais gelados;
- Os pelos do gato ficam levemente arrepiados;
Ao perceber qualquer um desses sinais em um dia mais frio, pode ter certeza que seu amigo de quatro patas está morrendo de vontade de ser aquecido!
Como cuidar do gato Sphynx no inverno? Confira 3 cuidados importantes
1) Comprar roupas para gatos
Apesar de muitos gatos não estarem acostumados com acessórios, o Sphynx se adapta bem ao uso das vestimentas e até gostam. É por isso que no inverno, uma das maiores recomendações é investir em uma roupa de gato! Casacos, moletons, tricôs: tudo isso é super bem-vindo para deixar o animal mais quentinho e confortável com a temperatura. Além do mais, outros acessórios que ajudam nessa missão são gorros e cachecóis (que ainda por cima deixam o bichano super estiloso).
Mas atenção: nada de entupir o gato sem pelo de roupa se o lugar onde você mora não faz muito frio, hein?! Como falamos, o Sphynx não gosta de um clima gelado, mas também pode sentir calor com tantos apetrechos. Além disso, é importante acostumar o pet desde filhote com o uso de roupinhas, e não se deve insistir caso ele não queira.
2) Toca para gatos e camas quentinhas
Preparar uma toca de gato e oferecer uma cama bem aconchegante - pode ser a sua, inclusive - é algo que com certeza vai ajudar a amenizar o impacto da baixa temperatura no Sphynx. Gato vai gostar de ter um cantinho só para ele e o melhor de tudo é que existem várias formas de fazer isso: você pode pegar uma velha caixa de papelão e transformá-la numa casinha para gatos, ou simplesmente adaptar a caixa de transporte do pet. Além disso, deixar o gatinho dormir junto com você na cama é uma outra opção para vocês se esquentarem ao mesmo tempo!
3) Manter o gato dentro de casa
A criação indoor é uma das melhores formas de evitar um gato com frio. Isso porque, além de ajudar a cuidar e manter o seu pet em segurança, é também uma forma de protegê-lo das mudanças climáticas. Afinal, sem sair às ruas, o animal fica muito menos exposto ao vento gélido. Isso também mantém a boa saúde do pet, já que o frio pode deixar o gato gripado.
Redação: Juliana Melo