Adoção animal

Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato

Publicado - 26 Junho 2020 - 19h45

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Já ouviu falar no gato Turkish Van? Também chamado de Van Turco ou o contrário, Turco Van, o animal desta raça é muito cobiçado e especial aos olhos dos amantes de felinos. Extremamente dócil e cativante, não é muito difícil entender por que as pessoas se apaixonam por esse bichano de pelagem branca, felpuda e macia. Mas afinal, que outras características são típicas desta raça de gato? Como é a personalidade dele? Que cuidados são necessários no dia a dia do gatinho? Para desvendar todas essas questões, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o Van Turco. Dá só uma olhada!

Turkish Van é originário da Turquia

Como o próprio nome já indica, o gato Van Turco teria surgido às margens do Lago Van, que é considerado um dos maiores lagos da Turquia, onde o gato Angorá também nasceu. No entanto, a origem exata desta raça ainda é incerta, já que não há vestígios que comprovem cientificamente quando a raça nasceu e a única coisa que sabemos é que ela é uma das mais antigas do mundo. Algumas lendas, inclusive, tentam associar o surgimento do Turkish Van à arca de Noé, alegando que esses gatos teriam chegado na Turquia após o dilúvio do conto bíblico.

Essa raça de gato, porém, só se tornou popular depois que uma criadora inglesa, chamada Laura Lushington, pegou um casal de gatos - um macho e uma fêmea - e levou-o para a Grã-Bretanha na década de 60. Com uma grande vontade de fazer com que esses bichanos fossem mais conhecidos, Laura e sua amiga Sonia Halliday se dedicaram a criação desta raça por alguns anos, até que, em 1969, elas conseguiram o reconhecimento oficial do Van Turco pelo GCCF (Governing Council of the Cat Fancy), órgão responsável pelo registro da linhagem de gatos no Reino Unido. Anos mais tarde, em 1983, a raça chegou aos Estados Unidos através de dois criadores, Barbara e Jack Reack, e não demorou muito tempo para que esses felinos conseguissem o reconhecimento também de outras instituições, como a TICA (The International Cat Association).

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Conheça algumas características físicas do Van Turco

Considerado uma raça de porte médio, o gato Turco tem um corpo robusto e musculoso, com um peso que pode variar entre 5 e 7kg e altura entre 25 e 30 cm. Com traços levemente arredondados que são característicos da raça, como orelha e focinho, o Turkish Van também chama muita atenção por causa da cor dos seus olhos, que podem ser azuis, âmbar ou cada um de uma cor. Isso mesmo, o Van Turco é um dos felinos que pode ter uma condição chamada heterocromia, que possibilita que o animal tenha olhos com cores diferentes.

Além disso, outro fator que não passa despercebido é a pelagem do gato Turco. Com pelos sedosos e macios, esses animais são bem felpudinhos e não dão muito trabalho. Além disso, um traço característico desta raça é que a pelagem é sempre bem branquinha, mas pode vir acompanhada de algumas manchas, principalmente na cabeça e na cauda. As cores dessas manchas podem variar entre vermelho (fulvo), creme, preto ou até em tons mais azulados.

Saiba como é o temperamento e personalidade do Turkish Van

Pense em um gatinho dócil, brincalhão e super inteligente. É o Turco Van! Os felinos desta raça são companheiros bastante afetuosos e que sempre buscam estar perto da sua família - principalmente quando o assunto é brincar. Além disso, se forem socializados desde filhotes, eles também tendem a se dar muito bem com qualquer pessoa, diferente de outras raças que são mais acanhadas e não gostam muito de visitas.

Uma particularidade desta raça é que eles adoram água! É isso mesmo: eles não têm medo e nem se sentem incomodados se forem molhados. Pelo contrário, eles gostam bastante disso e, por isso, sempre que puderem vão dar um jeitinho de brincar com a água e até mesmo nadar, se tiver uma banheira por perto. Isso possivelmente está relacionado à sua origem, nas redondezas do Lago Van, o que acostumou os felinos à água.

O Turkish Van se adapta muito bem a qualquer lugar: tanto apartamentos, quanto casas com jardim e lagos por perto. No entanto, é importante saber respeitar o seu espaço. Isso porque, por mais que o gato Turco seja extremamente leal à sua família, ele também gosta de ficar no seu cantinho às vezes. Por isso, é importante não forçar a barra com o seu amiguinho e, ao invés de ficar correndo atrás para dar carinho, é muito mais fácil deixar que ele venha até você quando ele estiver querendo esse tipo de atenção.

 

O gato Van Turco é dócil e calminho, sendo um ótimo amigo para se ter por pertoO Turkish Van pode ter heterocromia, isto é, ter cada olho com uma cor diferenteO Turkish Van pode vir acompanhado de manchas na região da cabeça e da caudaVan Turco: o bichano também pode apresentar manchas mais escuras, como preto e até mesmo tons azuladosSempre atentos, os gatos Van Turco gostam de brincadeiras que estimulem seu instinto caçadorOs gatos da raça Van Turco adoram brincar e passar um tempo ao ar livre (principalmente se tiver água por perto)Embora seja carinhoso, o Turkish Van também gosta de um cantinho só para ele às vezesBem peludinho, o gato Van Turco precisa ser escovado regularmenteO Turco Van é um gato de porte médio que se adapta facilmente a qualquer ambiente

 

Cuidados com a rotina do seu gatinho Van Turco

 

• Escovação:

Cuidar dos pelos do Van Turco é fundamental para manter seu aspecto brilhoso e sedoso. Embora eles não se embolem com facilidade, o ideal é escová-los pelo menos duas vezes na semana para remover o acúmulo de pelagem morta do animal. Já os banhos não são tão necessários, mas devem acontecer sempre que os bichanos estiverem muito sujinhos. Não se esqueça de procurar produtos específicos para não agredir a pele do seu pet.

• Higiene:

Dentre os cuidados com a higiene do Turkish Van, não podemos esquecer de dois detalhes: as unhas do gato devem ser cortadas a cada 15 dias e os dentes escovados pelo menos duas vezes na semana. Isso mesmo: assim como os humanos, os felinos também precisam escovar os dentes a fim de evitar problemas bucais como o tártaro. Além disso, outro cuidado fundamental é quanto a caixa de areia do seu amigo de quatro patas, que deve ser limpa frequentemente. Como os gatos são animais bastante higiênicos, se a caixinha estiver suja, pode ser que ele se recuse a fazer suas necessidades ali dentro e comece a fazer xixi e cocô pela casa.

• Alimentação:

A alimentação do gato também é fundamental para manter a boa saúde do bichano. No geral, recomenda-se as rações Premium ou Super Premium, que, do ponto de vista nutricional, são as mais balanceadas. Além disso, também é importante buscar uma ração para gatos que corresponda à fase de vida do animal, já que os filhotes de Turkish Van precisam de uma dieta mais específica. Dessa forma, a transição da ração de filhotes para adulto deve acontecer depois que o gatinho completar 12 meses de vida. A quantidade também varia e, por isso, vale tirar todas essas dúvidas com o veterinário do seu amiguinho.

• Hidratação:

Embora os gatos sejam menos acostumados a beber água, o Turkish Van não tem muito problema com isso, já que a água é praticamente o seu habitat natural. Contudo, vale lembrar que, como qualquer outro felino, o gato Turco também prefere água corrente do que água parada e, por isso, uma boa maneira de incentivar a hidratação desses animais é colocando fontes de água espalhadas pela casa.

• Brincadeiras:

Como já foi dito, o gato Van Turco adora brincadeiras na água e, se tiverem um lugar apropriado para isso, podem até mesmo nadar. Mas essa não é a única forma de entreter os bichanos desta raça: assim como todo bom gatinho, os felinos adoram jogos de caça. Seja para correr atrás de um brinquedo de pelúcia ou da famosa luz de laser, o Turkish Van se diverte com qualquer coisa que estimule o seu instinto caçador. Além disso, arranhadores também são muito bem-vindos para distraí-los e evitar que os móveis da sua casa sejam destruídos.

O que você precisa saber sobre a saúde do gato Turco

?Uma das grandes vantagens de ter um Turkish Van é que os bichanos desta raça são bastante saudáveis e têm pouquíssimas tendências a problemas de saúde. O que pode acontecer, na verdade, é que os gatos de olhos azuis são mais predispostos à surdez do que os demais. Além disso, a cardiomiopatia hipertrófica também é uma condição que pode se desenvolver nesta raça. Mas no geral, os cuidados com a saúde do gato Van Turco não exigem muito além das consultas regulares com um médico veterinário. Ah, e não se esqueça: o calendário de vacinação e a vermifugação do bichano deve estar sempre em dia também, viu? Isso ajuda a prevenir várias doenças!

Preço do gato Van Turco pode chegar a 5 mil

Se você se rendeu aos encantos do Turkish Van e está pensando em ter um desses em casa, deve estar se perguntando quanto custa um gatinho desses. Antes de mais nada, é preciso ter em mente que os gatis geralmente levam em consideração diversos fatores na hora de estipular o preço do animal, como a linhagem dele. Por isso, o preço do Van Turco costuma variar entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. Mas não se esqueça: sempre busque lugares com boas referências para ter certeza de que todos os animais são bem tratados e para evitar cair em possíveis ciladas.

Redação: Juliana Melo

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cuidados

Gato idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade, além de dicas dos melhores cuidados

Você já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? A partir dos 7 anos, o animal se torna maduro e começa a apresentar os prim...

Cuidados

Quanto tempo vive um gato? Veterinária explica como a alimentação pode aumentar a expectativa de vida do seu pet!

Você sabia que a alimentação pode ter uma influência enorme em quanto tempo vive um gato? É por meio da ração e de tudo que o animal...

Comportamento

4 livros para pessoas apaixonadas por gatos: eles vão te ensinar algumas lições e emocionar

Se você é um gateiro de verdade, sabe que a vida sempre fica melhor com um toque felino. Afinal, os gatinhos têm o poder de transfor...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas