O gato laranja (ou amarelo) ganha admiradores por onde passa e há quem diga que eles, assim como o personagem Garfield, são apaixonados por comida e super preguiçosos. Mas será que isso é verdade? Esse padrão de cor não corresponde a uma raça específica. Na verdade, os pelos alaranjados podem aparecer em diversas raças da espécie, incluindo os vira-latas. O que nem todo mundo sabe é que as cores do gato têm influência direta na personalidade e comportamento do bichano - e isso não é um mito, tem comprovação científica. O gato laranja é sociável, brincalhão, companheiro e tem muitas outras qualidades que fazem dele um animal único!
Gato amarelo e laranja tem personalidade forte e única
O jeito dos felinos é sempre uma caixinha de surpresas! E com os gatos laranjas, isso não poderia ser diferente. Mas excentricidade parece fazer parte do DNA desses bichanos e algumas histórias reais com gatos mostram que receber atenção é um hobby dos ruivinhos.
A Maria Luiza, que foi tutora do Éto, lembra que companheirismo e traquinagem eram os traços de personalidade mais marcantes do pet: “Ele tinha aquela personalidade de quem ama aprontar, receber muita atenção e de estar sempre na minha companhia”.
Aparentemente, as raças de gato mais sociáveis ficam ainda mais extrovertidas quando são laranjas (e também, mais ciumentas). Como exemplo, a Luana Lopes apresenta o Petit Gatô: um gato de oito anos cheio de atitude. “Ele pode ser bem ciumento. Tenho outros pets e ele não pode me ouvir falando de forma mais carinhosa com eles que já vem reivindicar o que é seu, com muitos miados e cutucadas”, detalha.
O dia a dia com um gato laranja é cheio de miados e companheirismo
Quando se tem um bichano dessa cor, o miado de gato será o som mais reproduzido pela casa e o dia a dia é de muita conversa. O laranjinha da Luana, por exemplo, sempre se comunica miando: “O Petit consegue sempre expressar o que quer: se ele quer carinho, mia desesperadamente; se a caixa de areia está suja, fica ao lado dela miando; se está com fome, mia e corre para o potinho de comida.”
A vida com um gato carente de pelos laranja não é monótona. Esses bichanos são curiosos e estão sempre em busca de serem notados. O Éto, por exemplo, não queria dividir a atenção nem com o notebook: "Uma vez eu e minha irmã ficamos vendo filmes no notebook e ele queria ser o único a receber atenção. Daí ele subiu no notebook para que ninguém assistisse nada e prestasse atenção só nele”, relembra Maria.
Assim como o personagem Garfield, o Petit Gatô é louco por comida, mas não pense que ele sai comendo tudo que vê pela frente: o pet tem um paladar exigente e se interessa principalmente por queijo minas padrão e creme de ricota. Mesmo assim, ele faz questão de conferir tudo o que estão comendo pela casa. “Algo que sempre me faz rir é o desespero dele por saber o que eu estou fazendo ou manipulando. Quando estou cozinhando, ele fica ao meu lado e quer cheirar tudo que eu pego para ver se é do agrado dele.”
Gato laranja: raça do Garfield adora aprontar pela casa
Uma casa cujo pet é uma raça de gato laranja deve ser repleta de brinquedos para gatos, pois eles amam uma travessura e os outros peludinhos podem acabar sofrendo na patinha desse felino. Maria Luiza desenha uma dessas cenas: “Numa brincadeira, ele pegou o rabo do seu irmão gato e saiu arrastando ele pela casa.”
Apesar de ser muito companheiro, a regra na casa do Petit é "não atrapalhe meu sono e não insista!". Qualquer tentativa de afago fora de hora será retribuída com com as famosas mordidinhas de gato. Quando está acordado, no entanto, Petit ama brincar: “Ele ama subir na cama quando estou tentando arrumar o lençol. É praticamente impossível trocar a roupa de cama nessa casa”.
Gatos laranjas são muito carinhosos
Apesar de tantas peripécias, é impossível para essas tutoras não perceberem o amor de gato laranja por elas. Luana nota o sentimento sempre na hora de dormir, momento em que ela deve fazer o Petit dormir junto com ela. “Ele sobe na cama e fica miando até eu posicionar o travesseiro ao meu lado para que ele possa deitar. Quando apago a luz, ele vem com a patinha buscar minha mão. Sempre dormimos de mãos (e patinhas) dadas.”
O Éto, por sua vez, era daqueles gatos que amavam presentear a dona: “Certa vez, passei dias antes do meu aniversário falando pra ele que essa data estava chegando e que eu gostaria de um presente. No dia, ele caçou um passarinho e levou até mim. Sendo que ele nunca caçava”, conta. Mesmo com o susto, Maria Luiza reconhece que gatos laranjas são cheios de amor para dar: “São dias de muito amor. Os gatinhos laranjas são muito brincalhões!"
Ainda duvida das peripécias dos gatos laranja? Se liga nesses vídeos de gato laranja que viralizaram no TikTok:
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes