Na hora de adotar gato, muitos optam por por filhotes, pois acreditam que eles são “moldáveis” por estarem em processo de crescimento. Mas a verdade é que é impossível criar uma personalidade para um felino e se ele é naturalmente calmo ou agitado, vai continuar assim independentemente do tipo de criação que receber. Gatos aprendem regras de comportamento, mas não há como mudar o temperamento dos felinos. Mas ao contrário dos pequenos, um adulto já passou por essa fase e já sabe muito bem usar a caixinha de areia. Além disso, eles não escondem a sua personalidade e carregam uma bagagem de ensinamentos. Se você está pensando em ter um gatinho de estimação, leia abaixo seis coisas que um bichano mais velho pode te ensinar e como adotar um gato adulto. Vem ler.
1) Adotar gato adulto ensina sobre capacidade de adaptação
Não é novidade que os gatos possuem grande capacidade de mudança. A resiliência felina é motivo de orgulho e como fazer a adaptação de gatos a novos donos não é muito difícil, principalmente se ele for adulto. Enquanto os filhotes tendem a sofrer com um novo lar, seja por saudades da mãe ou dos irmãos da ninhada, um adulto é super capaz de se adaptar à nova família. Por mais que eles sejam fãs de uma rotina, os gatos adultos têm muito a ensinar quando o assunto é entender que algumas mudanças são para melhor!
2) Adotar um gato adulto mostra como os felinos são cheios de personalidade
Tem muita gente que não curte os felinos pois acreditam que eles são interesseiros, quando na verdade eles são sinceros e complexos. O comportamento dos gatos intriga até os gateiros e um bichano adulto já tem sua personalidade formada. Se ele é um gato carente ou reservado, é impossível não perceber isso e é bom estar preparado para lidar com o seu jeito. Então, essa é uma oportunidade de aprender a lidar com o outro!
3) Adote um gato adulto: ele ensina sobre a gratidão
Socialização, abandono, resgate, desmame, lares temporários… um gato adulto já viveu muitas experiências, daí quando encontra um lar para chamar de seu, ele é só gratidão! Um lugar confortável para descansar e uma boa alimentação é tudo que um gato precisa, além de amor, cuidado e carinho. Se você oferecer isso a ele, já é o suficiente. O amor de gato adulto é sincero e ele vai devolver a atenção da melhor forma. Então por que não aprender a valorizar e agradecer as coisas simples como os felinos?
4) Gatos para adotar: os adultos entendem de companheirismo
Independente das raças de gato mais companheiras, um felino adulto já sabe muito bem como é ser parceiro! Afinal, ele já passou pela socialização e com certeza aprendeu como é ser um amigo, sem contar que eles são grandes observadores que captam as emoções humanas através do nosso comportamento - então ele vai saber como agir nas melhores e piores situações.
5) Adotar gato mais velho é sinônimo de independência
Quem está acostumado com os cães até se assusta com a independência dos gatos. Algumas raças de gato são mais independentes que outras e os adultos também são experts em se virarem sozinhos. Seja para brincar, dormir ou até comer, eles nos mostram como é ser independente e que isso pode ser muito bom!
6) “Quero adotar um gato”: saiba respeitar o espaço do felino
Apesar da fama de reservados, os gatos gostam sim de ter alguém próximo. Mas não é sempre que eles querem um grude. Um gato adulto também tem seus momentos de solitude e ai de quem não respeitar o seu espaço. Assim como eles entendem que estamos ocupados ou com visita, precisamos respeitar quando eles querem ficar quietos no mundinho deles.
Onde adotar um gato adulto?
Existem diversas formas de ter um felino e o Adota Patas é um site que te conta onde adotar gatos. Além dele, você pode adotar um gatinho em feiras de adoção da sua cidade ou em ONGs de resgate de animais (muitos estão aguardando um lar e vale a pena uma visita). Outra forma (não muito incomum) de conseguir um bichano é: deixar ele te adotar! Vários relatos mostram que são eles quem escolhem os donos e nesses casos, eles vieram das ruas. Então se você foi adotado por um gato, não deixe de levá-lo ao veterinário para entender todos os cuidados. Está esperando o que para ter um grande parceiro? Adote um gato e seja feliz!
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes