O gato Manês é uma das raças que mais desperta curiosidade entre as pessoas. Esse bichano super peludo e fofinho não tem cauda, o que faz dele um animal bem peculiar. Apesar de essa ser a sua característica mais marcante, existem muitas outras que chamam a atenção nesse bichano. Você sabia que o Manx é uma das raças mais antigas do mundo, por exemplo? Ou que ele pode ser dividido em quatro tipos diferentes? Confira a seguir 8 características do gato Manês!
1) O gato Manês é uma das raças mais antigas do mundo
A origem do gato Manês (também chamado de Manx) é de centenas de anos atrás. Ele apareceu pela primeira vez na Ilha de Man, uma região localizada entre a Grã-Bretanha e a Irlanda. Apesar de não se saber ao certo quando ele surgiu, especialistas afirmam que o gato Manês é uma das raças mais antigas do mundo! Uma curiosidade é que “Manx” significa “Manês” em português, que é o nome dado aos nativos da ilha onde o felino surgiu.
2) Gato Manês não tem rabo e várias teorias explicam isso
Essa é, sem dúvidas, a característica mais peculiar do Manx: gato não tem cauda ou possui, no máximo, um rabo bem curtinho. Existem diversas teorias que tentam explicar o motivo dessa anomalia. Uma das mais conhecidas é a de que o rabo do gato Manês ficou preso na porta da Arca de Noé e se partiu, levando a essa mudança em todos os bichanos da raça.
Há quem diga ainda que a cauda do Manx foi roubada por invasores irlandeses que queriam usar o pelo para fabricar peças de roupa. Por fim, existe a teoria de que o Manês não tem rabo porque teria surgido a partir de um cruzamento entre um gato e um coelho (mas essa ideia é refutada, já que a junção é cientificamente impossível de acontecer).
Hoje em dia, a teoria mais aceita é de que o gato Manx não tem cauda por causa de uma mutação genética que levou a um encurtamento da coluna vertebral. Como o rabo do gato é uma extensão da coluna, ele teria desaparecido. Acredita-se que o gene que levou a essa mutação é dominante e, por isso, acabou se sobressaindo. Ao longo dos anos, esses gatos sem cauda continuaram se reproduzindo, fazendo com que novos bichanos sem rabo surgissem.
3) Existem quatro tipos de gato Manx
Apesar da ausência do rabo do gato Manx ser sua característica mais marcante, a verdade é que essa região do corpo até pode existir em alguns bichanos, mas em tamanhos diferentes. É por isso que a raça é dividida em quatro tipos:
- Rumpy: gato Manês totalmente sem rabo, que tem apenas um buraco no lugar.
- Stumpy: gato Manês que tem um pequeno resquício de cauda, com no máximo 3 cm de comprimento.
- Longy: gato Manês que tem um rabo um pouco maior do que 3 cm, mas ainda assim é menor que a cauda comum a outros bichanos.
- Tailed: gato Manês que tem um rabo do tamanho tradicional, mas é um tipo extremamente raro de encontrar.
4) A raça de gato Manx pode ter cores bem variadas
Existem diversas cores possíveis para a pelagem do Manx! Gato pode ser branco, cinza, marrom, dourado, preto, malhado, bege e muito mais. O único padrão que o gato Manês não reconhece é o do gato Siamês, ou seja, com as extremidades mais escuras do que o resto do corpo.
5) O gato Manês é uma raça de porte médio, mas parece maior do que é
O gato Manx costuma medir cerca de 25 cm de altura e pesar entre 3,5 e 5,5 kg. Essas características fazem dele uma raça de porte médio, mas quem vê um Manx muitas vezes acha que ele poderia ser facilmente um gato grande. Isso acontece porque o bichano é muito peludo graças à sua dupla camada de pelos. Assim, o Manês aparenta ser bem maior do que realmente é.
6) Gato Manx tem tendência a problemas intestinais e de locomoção
A ausência ou diminuição da cauda acaba trazendo alguns problemas de saúde para o Manx. Como o rabo é uma extensão da coluna vertebral, a sua falta acaba trazendo uma dificuldade de locomoção para o Manês. Isso faz com que a maioria dos gatos da raça andem de um jeito bem peculiar, que pode lembrar até mesmo um coelho saltitando.
Além disso, o Manx é mais suscetível a problemas intestinais e incontinência urinária. Por isso, é fundamental que o pet faça check-ups com frequência.
7) O gato Manês adora receber carinhos
Existe uma ideia de que gatos não são muito fãs de carinho, mas esse senso comum certamente não se aplica ao Manês: ele adora ser acariciado! A raça é extremamente dócil e carinhosa com as pessoas. O gato Manx não consegue resistir a um bom carinho e já se aproxima logo quando vê que alguém está chegando perto para acariciá-lo.
Muito gentil, esse bichano também gosta de retribuir o afeto através de lambidinhas e carinhos no tutor. Outras características marcantes da personalidade do gato Manês são seu bom humor, curiosidade extrema e jeito bem brincalhão.
8) Gato Manx normalmente se apega a uma única pessoa
Não há dúvidas de que o gato Manx tem muito amor para dar! Porém, é importante já ficar avisado: ele normalmente se apega mais a uma pessoa específica. É muito comum que o gato escolha o dono e se torne um verdadeiro “grude” com ele. Apesar disso, o gato Manês sabe distribuir seu amor e adora passar um tempinho com todo mundo dentro de casa, principalmente se envolver carinhos e brincadeiras!