A tosse de cachorro pode aparecer de diversas formas e ter causas diferentes, mas todo tipo de tosse precisa ser investigada. No caso do cachorro com tosse seca, os tutores precisam investigar se existem fatores externos - como o clima ou algum alimento - que podem ter contribuído para deixar o cachorro tossindo. A tosse canina também pode indicar que há alguma doença mais grave prejudicando o organismo do animal. Veja a seguir o que fazer quando o cachorro está com tosse seca!
Cachorro com tosse: descubra a causa do sintoma
Muitos motivos fazem o cachorro tossir, desde questões ambientais até problemas de saúde. Algumas doenças de cachorro são mais comuns no inverno, e a maioria delas vem acompanhadas de tosse e espirros. Mas o cachorro tossindo representa um problema grave? Nem sempre. Também é muito comum ver o cachorro tossindo depois de beber água, e isso geralmente é um leve engasgo, pois o cão literalmente foi com muita sede ao pote! Observe se ele não está bebendo água muito rápido, pois isso gera um engasgo que leva à tosse.
Outro motivo para a tosse seca é algum tipo de alergia: composição da ração, pólen, mofo e até os produtos de limpeza da casa que desencadeiam uma reação alérgica canina e fazem o pet tossir. Porém, a tosse junto com outros sintomas e mudanças de conduta do pet é sinal de que algo não vai bem. Por isso, é bom também prestar atenção ao comportamento do animal, pois qualquer enfermidade grave vem acompanhada de mudanças no jeitinho do pet, como apatia, falta de apetite e sonolência excessiva, por exemplo.
Tosse em cachorro: as doenças mais comuns
“Tosse de cachorro” é uma expressão usada para descrever uma tosse pesada, barulhenta e repleta de secreções. Mas na tosse dos canis, doença canina bem comum, a tosse seca é o principal sintoma, e geralmente vem acompanhada de falta de apetite, secreção no focinho, espirros e até febre. Existe outra doença com tosse seca que também é comum e até simples de cuidar, mas sem o devido tratamento traz sequelas e gera consequências gravíssimas: a Parainfluenza Canina. Ela causa sintomas gripais e é preciso atenção para que não se torne uma traqueobronquite aguda limitante. Essa doença também abaixa a imunidade do cão, o deixando propenso a outras doenças respiratórias graves, como a pneumonia e outras doenças crônicas, como a laringite e rinite canina.
Já a cardiopatia em cães é uma grave doença do coração e um dos sintomas dela também é a tosse canina. Ela também causa fadiga, falta de ar, deixa o cachorro sem comer, gera vômitos e até desmaios. Isso tudo ocorre pois a origem da doença é o coraçãozinho do cachorro que sofreu algum tipo de alteração, seja a fraqueza por uma vida sedentária, ou a obesidade. Agora, quando a tosse é persistente, mas o cão não muda de comportamento e continua super ativo e brincalhão, isso é sinal de bronquite canina, onde os sintomas são bem parecidos com a bronquite humana: dificuldades para respirar, febre, fadiga e falta de apetite. Todas essas condições têm um tratamento específico para cada uma e precisam de auxílio veterinário, viu?
O que fazer quando o cachorro está com tosse seca?
O primeiro passo é ir ao veterinário para que este profissional investigue as causas da tosse e também feche um diagnóstico de doença canina. Mas em casos mais leves, é possível tratar em casa. Por exemplo, quando o clima frio chegar, é bom seguir algumas dicas de inverno com o cachorro para evitar a gripe canina, ou seja, manter o cão agasalhado, bem hidratado e com as vacinas em dia. Se necessário, faça uma nebulização. Evitar passeios também vai ser importante para que ele não tenha acesso àquele vento geladinho do inverno e se mantenha aquecido.
Agora, se o motivo for um engasgo, os tutores se perguntam: “meu cachorro está com tosse seca parece engasgado, como ajudar ele?”. O que fazer em uma situação de cachorro engasgado é bem simples: pegue o cachorro pelas costas e dê um abraço nele pressionando levemente suas costelas. Vá abraçando e apertando até o objeto que está obstruindo a via respiratória do cachorro sair.
Também é bom lembrar que algumas raças braquicefálicas, como o cachorro Pug, Shih Tzu e a raça Bulldog Francês são propensas a diversos problemas respiratórios. Mas todos os cães, independente da raça, podem sofrer com uma tosse seca. Por isso, mantenha os cuidados com o cachorro em dia e evite qualquer mal-estar.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes