As raças de cachorro mais carinhosas e mansas são sempre muito procuradas por pessoas que querem adotar um pet. Cães com essa personalidade costumam ser mais fáceis de conviver, pois naturalmente são mais calmos no dia a dia. Eles são considerados muitas vezes como raças de cachorro mais submissas, já que gostam mais da companhia do tutor e fazem questão de sempre agradar sua família (o que não quer dizer que um cachorro é 100% dominante ou submisso o tempo inteiro, pois esse temperamento pode mudar dependendo da situação). Um cachorro manso é o mais indicado para aquelas pessoas que não tem experiência com animais de estimação, famílias com crianças ou para qualquer um que adora um carinho especial no dia a dia. O Patas da Casa fez uma lista com as 10 raças de cachorro mais mansas que você poderia ter. Confira!
1) O Golden Retriever é um cachorro simpático que adora se divertir com o tutor
Se você estava esperando ver o Golden Retriever logo no começo da lista de cachorro manso, você estava muito certo! O cachorro Golden Retriever é, sem dúvidas, uma das raças de cachorro mais populares no Brasil e no mundo. Afinal, é praticamente impossível resistir ao charme desse cão de pelos dourados. Porém, não é só a beleza que chama atenção. A personalidade da raça Golden Retriever é encantadora: tranquilo, paciente, amigável e simpático são algumas de suas principais qualidades. Esse cachorro manso se dá bem com todo mundo e adora ficar juntinho da família. Apenas saiba que mesmo que o Golden Retriever seja um cachorro manso ele ainda é bem agitado, então se prepare para muitas brincadeiras!
2) O Beagle é um cachorro manso que se dá muito bem com crianças
O Beagle é mais um do time das raças de cachorro manso e brincalhão. Esse cãozinho é super animado, curioso e divertido. O cachorro Beagle pode ser levemente teimoso, mas é tão simpático e carismático que não pode ficar de fora da lista de raças de cachorro mais dóceis que existe. Esse animal se dá muito bem com crianças, pois sabe se divertir com elas, mas ainda assim mantém seu traço manso ao brincar. A raça Beagle é, sem dúvidas, uma ótima opção para quem busca um verdadeiro companheiro dentro de casa.
3) O Pug é uma das raças mais carinhosas que existem
Não existem dúvidas de que o Pug é uma das raças de cachorro mais carinhosas do mundo. Esse cãozinho é muito fiel ao seu dono, a quem dá todo seu amor e carinho. O cachorro Pug é ainda muito calminha no dia a dia e quase não dá trabalho dentro de casa. Apesar de esse animal gostar de brincar e se divertir, também pode ser um pouco preguiçoso. Por isso, a raça Pug não vai reclamar nem um pouco de apenas ficar quietinho ao seu lado enquanto você trabalha ou assiste televisão. É o verdadeiro amigo para todas as horas!
4) O Labrador é um cãozinho super sociável e que adora interagir com humanos
O Labrador é uma das raças de cachorro grande mais dóceis do mundo e isso não é segredo para ninguém! Esse cão tem uma grande capacidade de adaptação que permite que ele se dê bem com pessoas de todas as idades, seja em famílias grandes ou com quem mora sozinho. A verdade é que o cachorro Labrador é tão sociável que sempre está feliz na presença de qualquer pessoa e nas mais variadas situações. O cão da raça Labrador sabe se divertir mas ao mesmo tempo sabe reconhecer a hora de ficar quieto e apenas acompanhar seu tutor no que precisar, tanto nos momentos bons quanto ruins. Não é à toa que é um dos melhores cachorros de suporte emocional que alguém pode ter.
5) O Poodle é obediente e muito fácil de lidar no dia a dia
O cachorro Poodle é um cãozinho que convive bem com todos, das crianças aos idosos. Um dos principais motivos disso é o seu temperamento tranquilo e amigável que permite uma boa relação com qualquer um que passe. O Poodle é um cachorro manso que adora a companhia do tutor, sendo muitas vezes visto seguindo o dono pela casa. A fofura desse animal não fica apenas nos seus lindos pelos encaracolados, mas também na sua personalidade amigável e sensível. Uma curiosidade é que o Poodle está entre as raças de cachorro mais inteligentes do mundo e que consegue aprender comandos com muita facilidade, sendo assim um pet super obediente e fácil de lidar.
6) O Lhasa Apso se apega facilmente
Quem diz que um cachorro protetor não pode ser dócil está muito enganado! O Lhasa Apso pode ser pequeno, mas tem um instinto protetor aguçado e faz de tudo para proteger o seu dono. Por isso, pode ser até um pouco desconfiado de estranhos no início. Porém, com a sua família e uma socialização adequada, a raça Lhasa Apso entra facilmente na lista de cães mais carinhosos que podem existir. O animal é super apegado à sua família e não mede esforços para ver seu dono feliz. Um cachorro Lhasa Apso costuma ser bem tranquilo e fácil de conviver no dia a dia, já que está sempre disposto a ficar pertinho do seu tutor.
7) O Akita tem a combinação perfeita de apego e independência
O Akita não é uma das raças mais famosas no Brasil, mas quem o conhece logo se apaixona. O motivo disso é a sua personalidade única. A raça Akita se apega fácil ao tutor e está sempre disposto a protegê-lo. Por outro lado, esse cachorro manso e dócil também é super independente. Assim, um cachorro Akita consegue ser super tranquilo e carinhoso com seu dono, mas sabe respeitar seu espaço quando necessário e ficar sozinho se precisar. Portanto, a convivência com um Akita é muito simples, sempre repleta de amor e carinho.
8) O Shih Tzu sabe se divertir, mas também é calmo no dia a dia
Sabe aquele cachorro alegre, extrovertido e que está sempre com energia para gastar? Esse é o Shih Tzu, um dos cachorros mais populares do mundo. É difícil não se alegrar na presença desse animal divertido e encantador. Mas, ao mesmo tempo que o cachorro Shih Tzu é esse animal super ativo, ele também consegue ser um cachorro manso e super carinhoso. A raça Shih Tzu, ainda que independente, é apegada ao tutor e muito paciente com qualquer pessoa. Por isso, se dá bem com crianças e idosos, sendo capaz de ficar quietinho ao seu lado quando necessário.
9) O Dachshund gosta de estar sempre perto do tutor
O Dachshund é uma das raças de cachorro pequenos mais dóceis. Esse cachorro manso faz questão de estar ao seu lado a qualquer hora do dia. Não importa o que você esteja fazendo: o cachorro Dachshund vai ficar com você mesmo que apenas deitadinho no canto do quarto. A convivência com esse cachorro manso é super fácil, pois ele é tranquilo na maior parte do tempo. A lealdade do cachorro salsicha é enorme, mas costuma vir junta de um instinto protetor que faz o cãozinho proteger o dono e estar ao seu lado para o que der e vier!
10) O Bulldog Inglês cria fortes laços com seu dono
Não é só a aparência do Bulldog Inglês que é a fofa. Sua personalidade também é repleta de fofura e carinho. O cachorro da raça Bulldog Inglês consegue criar um forte vínculo com seu tutor e dá a ele todo seu amor. O pet faz de tudo para agradar o dono e está sempre ao seu lado. O cachorro Bulldog Inglês pode ser mais extrovertido ou mais tímido, mas é sempre um animal simpático e que traz felicidade para qualquer pessoa.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes