O Cane Corso é daqueles cães que sempre vai se destacar. De porte atlético, corpo musculoso e um tamanho gigante, o animal tem uma beleza única e elegante. O cão da raça é um verdadeiro companheiro. Apesar de ser uma das maiores raças de cachorro gigante, o Cani Corso ou Mastim Italiano (como também pode ser chamado) não é tão conhecido. Por isso muitas pessoas têm dúvidas sobre esse animal. O Cane Corso é bravo? Qual é o seu tamanho? É fácil conviver com um Cane Corso? Cachorro da raça tem tendência a algum problema de saúde? Se você quer conhecer mais sobre o Cane Corso italiano, confira a seguir o infográfico que o Patas da Casa preparou com as principais características dessa raça gigante!
Cane Corso: tamanho da raça ultrapassa os 60 centímetros
Quando falamos de Cane Corso, tamanho é a característica que mais chama atenção. Trata-se de uma raça de cachorro grande, considerada uma das maiores que existem. O Cani Corso costuma medir entre 60 a 68 cm, podendo ultrapassar essa marca. Quanto ao peso, a raça de cachorro Cane Corso fica entre 40 e 50 Kg.
O Cane Corso gigante chama atenção por onde passa. Como tem um porte naturalmente musculoso, pode aparentar ser ainda maior. Além disso, outros traços chamam a atenção na aparência do Cane Corso. Características como cabeça larga, focinho forte, orelhas triangulares e maxilar marcado dão ao animal uma aparência forte e elegante.
Cane Corso: cores são variadas e sua pelagem é de fácil manutenção
Na aparência de um Cane Corso, características vão além do porte gigante. A pelagem curta e brilhante da raça também chama atenção não só pela beleza mas também pelo fato de ser muito fácil de cuidar. Existe ainda outro aspecto marcante na pelagem do Cane Corso: cores. Apesar de o Cane Corso marrom ou preto serem os mais conhecidos, existem outros padrões disponíveis. Dentre as cores oficiais, se destacam o Cane Corso marrom, preto, vermelho, cinza, tigrado e azul. O cachorro preto grande é o mais popular, enquanto exemplares nos tons tigrado e azul são mais raros. Muitas pessoas se perguntam se existe Cane Corso branco e a resposta é não. Acontece que quando um Cani Corso cruza com cães de outras raças pode surgir uma pelagem de cor diferente, mas nesse caso não se trata de uma coloração reconhecida oficialmente. Por isso, não existe Cane Corso branco.
Cane Corso é bravo? Entenda como é a personalidade da raça
A personalidade do Cane Corso desperta a curiosidade de muita gente. Com esse tamanho todo, pode- se esperar que a raça seja daquelas mais sérias. Mas afinal, o cachorro Cane Corso é bravo? O Cane Corso italiano é um animal extremamente dócil e super amigável. Leal, amoroso e carinhoso, esse cão se apega a família e não mede esforços para protegê-la. Apesar disso, não é um animal agressivo - o que é um alívio, considerando que o Cane Corso é considerado um dos cachorros com a mordida mais forte do mundo.
Seja um Cane Corso adulto ou filhote, saiba que esse animal tem muita energia para gastar. Considerada uma das raças de cachorro mais brincalhonas que existem, é preciso sempre separar um momento do dia para brincar e realizar atividades com o Cane Corso. Cachorro da raça precisa ter sua energia liberada de forma saudável e ter sempre brinquedos interativos à sua disposição. O Cane Corso é uma das melhores raças de cachorro para te acompanhar na prática de esportes, então não hesite em levá-lo para correr ou se exercitar com você.
O Cane Corso convive bem com a família, mas pode ser desconfiado com estranhos
Essa raça de cachorro está longe de ser um animal feroz e agressivo. Mas é preciso lembrar do passado do Cane Corso. Origem do animal remonta à Itália do Império Romano, quando a raça participava de batalhas junto ao exército romano. Desde então, tem um grande instinto protetor, que faz dele um pouco desconfiado com estranhos no início. Além disso, a raça Cane Corso é mais territorialista e, por isso, é um pouco desconfiada de outros animais. Porém, com uma socialização do cachorro adequada e o adestramento positivo, o territorialismo e a desconfiança com pessoas e outros pets é amenizada.
Quando se trata de crianças, porém, o Cane Corso é só amores e eles se dão muito bem juntos. Além disso, o animal se apega facilmente à família, sendo super carinhoso o tempo todo com quem ama. Não existem grandes problemas de convivência com Cane Corso. A raça de cachorro não late muito e é tranquilo a maior parte do tempo. O único problema é que o Cane Corso gigante precisa de um bom espaço para viver por conta do seu porte e seu temperamento muito ativo. Por isso, a raça de cachorro Cane Corso não é muito indicada para viver em apartamentos.
O cachorro Cane Corso tem tendência a displasias e torção gástrica
O Cane Corso adulto ou filhote não costuma apresentar muitos problemas de saúde - se receber os cuidados adequados, como vacinação em dia e visitas regulares ao veterinário. Na verdade, quando falamos de Cane Corso, expectativa de vida é alta, podendo chegar aos 12 anos. Porém, é preciso ter cuidado com algumas doenças que têm tendência a aparecer no animal. A raça tem predisposição a sofrer de displasia coxofemoral, condição comum em cães de grande porte. Além disso, o Cane Corso gigante também pode sofrer de torção gástrica, outro problema típico de raças de cachorro grande. É importante se atentar também para evitar obesidade canina e displasia de cotovelo.
Quanto aos cuidados do dia a dia dos cães, Cane Corso não dá muito trabalho. Seus pelos curtos são de fácil manutenção, necessitando apenas de uma escovação semanal. Já o banho do cachorro pode ser dado a cada três meses sem problemas. É bom também escovar os dentes com frequência e limpar o ouvido do cachorro para evitar infecções no local.
Quanto custa um cachorro da raça Cane Corso?
Se você tem vontade de ter um cachorro da raça Cane Corso em casa, é importante saber qual é a sua média de preço. No geral, um Cane Corso filhote fica na faixa de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Esse preço pode sofrer algumas alterações dependendo de determinados fatores. Cães Cane Corso fêmea, por exemplo, têm valores mais elevados que os machos Cane Corso. Cores também podem influenciar, assim como a linhagem do animal. De qualquer forma, é muito importante que, além do preço do Cani Corso italiano, o lugar onde o animal será comprado seja bem pesquisado. Faça questão de escolher um canil de de cachorro de confiança para ter certeza de que não está financiando um local que pratique maus-tratos com os animais.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes