Nenhum tutor pode prever quanto tempo vive um cachorro. O sonho de todo mundo é ter o pet ao seu lado para a eternidade mas, infelizmente, sempre chega o momento de se despedir do cachorro. Expectativa de vida pode variar dependendo de alguns fatores, como problemas de saúde, acidentes, o local onde o pet vive e os cuidados que ele recebe. Porém, já se sabe que algumas raças têm tendência a viver menos.
Estudos revelam que raças de cachorro pequeno costumam viver mais do que as de cachorro grande. Isso acontece porque, naturalmente, o processo de envelhecimento dos cães pequenos começa mais tarde. Mas afinal, qual a raça de cachorro que vive menos? Confira as 10 raças que têm as menores expectativas de vida.
1) Dogue de Bordeaux
Se você quer saber qual é a raça de cachorro que vive menos tempo, a resposta é o Dogue de Bordeaux. Enquanto a expectativa de vida de um cachorro vira-lata pode chegar a 15 anos, a dessa raça costuma ser de apenas 5 a 8 anos. O motivo desse número baixo é o fato que o Dogue de Bordeaux tem propensão a muitos problemas de saúde, como displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, torção gástrica, dermatite e obesidade canina. Apesar disso, a expectativa de vida de um cachorro Dogue de Bordeaux pode ultrapassar um pouco essa média se for muito bem cuidado pelo tutor.
2) Boiadeiro de Berna
O Boiadeiro de Berna ocupa o 2º lugar desta lista. A expectativa de vida de um cachorro desta raça é de apenas 6 a 8 anos. Assim como o Dogue de Bordeaux, os problemas de saúde são os principais responsáveis por isso. Os cães dessa raça tem grande propensão a desenvolver displasia de quadril, câncer e atrofia progressiva de retina. Além disso, o Dogue de Bordeaux também não é uma raça muito acostumada ao calor, o que também pode impactar sua saúde nos locais mais quentes.
3) Mastiff Inglês
O Mastiff Inglês também é conhecido por sua baixa expectativa de vida. Cachorro desta raça costuma viver entre 6 e 10 anos. O Mastiff Inglês tem alta predisposição a desenvolver displasia coxofemoral, dermatite, síndrome de Wobbler e torção gástrica. Além disso, o é uma das raças mais fortes e pesadas do mundo. Por isso, se não realizar atividades físicas, também pode sofrer com excesso de peso.
4) Pastor Alemão
O Pastor Alemão é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil e do mundo. Infelizmente, a sua expectativa de vida não é tão alta. Quantos anos vive um cachorro Pastor Alemão? A média é de 7 a 10 anos. Assim como acontece com a maioria das raças grandes, o Pastor Alemão tem predisposição a sofrer com displasia de quadril. Porém, um dos problemas que mais influencia na saúde desse pet é uma deficiência no pâncreas. Muitos cães desta raça sofrem com essa condição, que dificulta a digestão de alimentos e, assim, influencia na perda de peso e na nutrição.
5) São Bernardo
O São Bernardo é famoso por ser um dos cães mais dóceis e tranquilos do mundo. Porém, também é conhecido por ter uma baixa expectativa de vida. Cachorro desta raça costuma viver entre 8 e 10 anos. Por ter um peso muito grande, o São Bernardo têm alta predisposição a sofrer de displasia coxofemoral, displasia de cotovelo e problemas nas articulações. Além disso, tem propensão a desenvolver problemas cardíacos, nas pálpebras e gastrointestinais.
6) Rottweiler
O Rottweiler é mais um cão muito popular que, infelizmente, faz parte dessa lista. Nesta raça, cachorro vive quantos anos? A expectativa de vida fica entre 8 e 10 anos. Problemas cardíacos, oculares e gastrointestinais são comuns na raça, além de obesidade canina, displasia coxofemoral e câncer.
7) Dogue Alemão
O Dogue Alemão leva o título de maior cachorro do mundo. Esse cão pode chegar a uma altura de 75 a 80 cm, sendo que muitos ultrapassam essa média. O problema é que esse tamanho todo acaba causando uma predisposição a condições típicas de cachorro grande, como displasia de quadril e problemas nas articulações. Obesidade canina, torção gástrica e panosteíte também são comuns na raça. Mas afinal, quantos anos um cachorro vive? A expectativa de vida do Dogue Alemão é de 8 a 10 anos.
8) Mastim Napolitano
O Mastim Napolitano também é vítima dos problemas de saúde típicos das raças grandes de cachorro. Expectativa de vida desse animal fica entre 8 e 10 anos. O Mastim Napolitano tem forte tendência a desenvolver displasia coxofemoral, doenças oculares, dermatites e degeneração do músculo cardíaco.
9) Terra Nova
O Terra Nova é um cão que costuma ser muito saudável. Porém, também tem predisposição a diversos problemas de saúde, o que acaba afetando sua expectativa de vida. Cachorro Terra Nova tem propensão a displasia coxofemoral, displasia de cotovelo, torção gástrica e problemas cardíacos. A expectativa de vida deste cão é de 8 a 10 anos.
10) Bloodhound
O Bloodhound, ou Cão de São Humberto, é um animal dócil e querido por todo mundo que o conhece. Infelizmente, também está na lista de "qual raça de cachorro vive menos tempo". As orelhas caídas, que são marca registrada do Bloodhound, também acabam sendo porta de entrada para muitas infecções, o que pode debilitar sua saúde. Além disso, torção gástrica, displasia de quadril, otite canina e problemas oftalmológicos também são comuns nesse cachorro. Expectativa de vida do Bloodhound é de 10 a 12 anos.