Gato

FeLV felina: veterinária responde 5 perguntas sobre a leucemia em gatos

Publicado - 21 Agosto 2024 - 10h20

Atualizado - 21 Agosto 2024 - 10h20

Foto da Vansessa Zimbre - Veterinária especializada em Medicina Felina

Vanessa Zimbres / Veterinária especializada em Medicina Felina

CRMV CRMV: SP 19672

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia; pós-graduada em Medicina de Felinos pela Universidade Anhembi Morumbi. Especializada em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos pela Universidade Castelo Branco. Membra da AAFP (American Association os Feline Practitioners).

Foto da Juliana Melo - Redatora

Juliana Melo / Redatora

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

A FeLV felina (ou leucemia em gatos) é uma doença perigosa e contagiosa. Por isso, existe uma preocupação constante dos pais de pet em relação a esta patologia. Isso porque, depois que contraem a FeLV, gatos ficam com o sistema imunológico bastante fragilizado, o que abre portas para uma série de outros problemas. Além disso, é uma doença que diminui consideravelmente a expectativa de vida dos gatos.

Para desvendar se o gato com FeLV sente dor, como a doença age no organismo do pet, tratamento e principais cuidados com gatinhos positivos, o Patas da Casa entrevistou a médica veterinária Vanessa Zimbres, que é especialista em gatos. Veja o que ela nos contou!

Patas da Casa: O que é FeLV em gatos e o que acontece com o organismo do animal quando ele sofre com essa doença?

Vanessa Zimbres: “A FeLV, Leucemia Viral Felina, é uma doença viral de gatos onde o vírus tem a capacidade de causar o desenvolvimento de tumores. Os tumores mais comuns são os linfomas e leucemia em gatos. A causa mais comum de morte de gatos pela FeLV é em consequência da imunossupressão, anemia e câncer.”

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

PDC: Como um gato passa a FeLV felina para outro e como prevenir um gato com FeLV?

VZ: “A doença (causada por um vírus) é transmitida entre gatos principalmente pelo contato direto, pois o vírus é frágil e pouco resistente no ambiente. O vírus da FeLV felina está presente em grande quantidade na saliva mas também pode ser encontrado nas fezes, urina e leite de gatas contaminadas. Os gatos podem se contaminar ao terem contato com essas secreções.

Para prevenção, deve-se identificar os gatos doentes por meio de testes específicos e separar animais doentes de saudáveis. A vacinação contra a FeLV também é eficaz, embora não substitua a segregação.”

gato frajola sendo segurado por veterinária
A leucemia em gatos deve ser acompanhada de perto por um veterinário

PDC: Quais os principais sintomas de FeLV em gatos?

VZ: “Uma vez contaminado com a FeLV felina, o gato pode desenvolver uma boa resposta imune e eliminar o vírus do organismo. Entretanto, é muito raro vermos essa condição na prática clínica.

Gatos com uma imunidade eficaz podem conter a multiplicação do vírus e serem portadores assintomáticos. Mas se houver alguma imunossupressão, o vírus pode vir a se multiplicar e o animal desenvolver a doença. Essa é a chamada infecção regressiva. É importante saber que esses animais podem transmitir o vírus em algum momento.

A infecção progressiva é aquela em que o organismo não consegue conter a multiplicação viral e os animais são propensos a desenvolver a doença. Os sinais clínicos da FeLV felina dependem da localização comprometida pela neoplasia. Se em medula óssea, há o desenvolvimento de quadros leucêmicos; e se linfoma ou outro tumor, as consequências são o mau funcionamento do órgão afetado juntamente a síndromes paraneoplásicas.”

PDC: Existe tratamento para a FeLV felina? Se sim, como isso é feito?

VZ: “A leucemia felina não tem cura e o tratamento se baseia em dar suporte ao organismo e conter os sintomas. Esse tratamento de suporte pode envolver transfusões sanguíneas para combater a anemia, quimioterapia se tiver tumores, bom suporte nutricional e evitar situações de estresse, além do uso de tratamentos imunomoduladores como o interferon felino (disponível em alguns países). O tratamento com antivirais utilizados em medicina humana pode ter algum efeito na diminuição da replicação viral, mas não curam a doença.”

PDC: Quanto tempo vive um gato com FeLV e quais são os cuidados mais importantes com gatinhos positivos?

VZ: “Infelizmente a taxa de sobrevida de um paciente FeLV positivo está entre 3 a 4 anos após o diagnóstico da doença, porém o que vemos na prática é um tempo menor que isso.

Os cuidados mais importantes estão em evitarmos situações de estresse e oferecer uma boa nutrição a esses gatinhos.

O acompanhamento veterinário com exames é importante para identificar problemas causados pelo vírus precocemente para darmos o tratamento de suporte antes que o paciente fique muito debilitado.

Oferecer conforto e qualidade de vida ao animal deve ser sempre a prioridade de qualquer escolha que o tutor fizer quando optar pelos tratamentos mais invasivos.”

Comportamento

Como fazer um gato se adaptar a outro pet? Esses são os 7 passos indicados por especialistas

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Alimentação

Gato pode comer chocolate? Entenda os riscos neste guia de alimentação revisado por veterinários

É comum querer dividir as delícias da vida com nossos amigos de quatro patas — e isso inclui comidas gostosas. Por isso, quem é aman...

Gato

8 sinais discretos de que seu gato precisa ir ao veterinário (validados por especialistas)

Os gatos são mestres em disfarçar incômodos, tornando difícil para os tutores perceberem quando algo está errado. No entanto, existe...

Cachorro

Ter essas duas plantas em casa é um método infalível para afastar pulgas e carrapatos do seu pet

A pulga e o carrapato de cachorro e gato são uma frequente preocupação na vida dos tutores, principalmente no verão, época em que es...

Comportamento

Como fazer um gato se adaptar a outro pet? Esses são os 7 passos indicados por especialistas

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Cachorro

Por que os cachorros montam em bichos de pelúcia? A explicação não é o que você imagina!

Quem nunca se deparou com a cena inusitada de um cachorro cruzando com um bicho de pelúcia ou almofada? Essa situação pode gerar ris...

Cachorro

Use esses 5 truques para descobrir a idade do seu cachorro

Calcular a idade de cachorro pode parecer uma tarefa difícil, mas existem alguns truques que facilitam (e muito) esse cálculo. É cla...

Alimentação

Gato pode comer chocolate? Entenda os riscos neste guia de alimentação revisado por veterinários

É comum querer dividir as delícias da vida com nossos amigos de quatro patas — e isso inclui comidas gostosas. Por isso, quem é aman...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?