Para muita gente, a linguagem dos gatos parece ser um código secreto indecifrável e complicado, mas não é bem assim que funciona. Diferente dos cães que são bem expressivos, os gatos demonstram o que querem dizer por meio de sinais bem sutis.
Quem não convive com um felino no dia a dia pode ter um pouco de dificuldade para identificar esses sinais, mas os gateiros de olhar atento já sabem que os gatinhos são ótimos em se expressar. Seja pelo olhar, movimento da cauda ou até pelo miado, é super possível descobrir o que o gato está querendo dizer. Confira a seguir 5 formas que os gatos têm de fazer isso!
1) Na linguagem dos gatos, o olhar fala mais que mil palavras
Descobrir o que um gatinho quer dizer é algo fundamental para fortalecer a relação entre o bichano e o tutor. Por sorte, existem algumas formas de entender o que o animal está querendo expressar, e uma delas é observando o olho do gato. Pode parecer inacreditável, mas a maneira como os gatinhos mexem os olhos pode ser o suficiente para descobrir exatamente o que ele quer.
Um estudo publicado pela revista Scientific Reports revelou que, quando um gato pisca lentamente os olhos para o tutor, ele está querendo dizer que confia e sente carinho por essa pessoa. O gato com a pupila dilatada e retraída também pode ajudar a entender o que o bichano quer dizer. No primeiro caso, a pupila dilatada pode indicar um gato com medo, empolgado e ansioso, enquanto o segundo indica que ele está em estado de alerta. Por isso, se você quer entender o que o bichano está sentindo, é importante ficar atento à linguagem corporal dos gatos.
2) O movimento das orelhas faz parte da linguagem felina
As orelhas do gato também são uma dica para desvendar o que o bichano está querendo dizer para o tutor. Isso porque, na linguagem dos gatos, o movimento das orelhas revela como o gatinho está se sentindo.
Um estudo publicado pela Escola Nacional de Veterinária de Alfort, na França, concluiu que o movimento das orelhas dá dicas do estado emocional do pet. De acordo com o estudo, um gato feliz e disposto a interagir com outras pessoas e animais fica normalmente com as orelhas eretas. Por outro lado, quando ela está virada para baixo, isso indica um gato triste e insatisfeito. Ou seja, prestar atenção no movimento das orelhas do bichano pode ajudar a compreender a linguagem dos gatos.
3) A linguagem da cauda de gatos ajuda a desvendar o que o bichano quer dizer
Se você quer compreender a linguagem dos gatos, observe a cauda do felino. Assim como o movimento das orelhas, o rabo de gato expressa o que o bichano está sentindo. Mas para entender a linguagem da cauda, é importante ficar atento ao movimento dessa parte do corpo e a outros sinais do felino.
Um gato com a cauda para cima, cheio de pelos arrepiados, por exemplo, indica que o animal está se sentindo ameaçado e pode atacar. Já um gato com a cauda mais relaxada e com poucos movimentos indica que o bichano está se sentindo tranquilo. Com atenção a esses detalhes, fica fácil compreender a linguagem do rabo de gato.
4) Linguagem dos gatos: miados são a principal forma de comunicação
Quando falamos na linguagem dos gatos, é inevitável não pensar nos miados, umas das principais formas de comunicação desses animais. Para você ter uma ideia, os gatos conseguem emitir mais de 100 sons diferentes para expressar o que querem dizer. Mas é lógico que para entender o que o pet quer dizer, ma vocalização precisa ser escutada com bastante atenção.
Na linguagem dos gatos, miados curtos e rápidos, por exemplo, podem representar um cumprimento. Já um gato miando alto do nada está querendo chamar a atenção do tutor, seja porque deseja carinho ou porque está em apuros. Miados longos e insistentes significam que o gatinho está precisando de algo em específico, como comer ou brincar.
5) A linguagem corporal dos gatos enquanto interagem revela o que eles querem dizer
Uma outra forma de descobrir o que o bichano está querendo dizer é observando a linguagem corporal dos gatos enquanto eles interagem. Um gato que se esfrega em você, por exemplo, é um clássico sinal de carinho e afeto do bichano. Já um gato dando mordidas fortes pode indicar que o gatinho está incomodado e estressado. O gato amassando pãozinho, um comportamento clássico felino, é uma forma do animal demonstrar afeto ou se desestressar.
Contudo, não pense que só é possível entender os gatinhos quando eles estão interagindo com outras pessoas: a linguagem corporal dos gatos dormindo também revela os sentimentos do bichano. Quando um gato dorme de barriga para cima, isso significa que ele está se sentindo seguro e relaxado no ambiente. Já um gato dormindo enrolado pode revelar que ele está com frio e buscando conforto de alguma forma.