É difícil não se encantar pela beleza de um gato amarelo! Esses bichanos, que muitas vezes também são conhecidos como gatos laranjas, têm um charme especial e esbanjam simpatia. O que poucas pessoas sabem é que essa cor de gato está relacionada com alguns fatos bastante curiosos. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu 6 segredos por trás do gato amarelo — ou laranja — que você precisa conhecer!
1) A cor de gato amarelo tem ligação com o cromossomo X
Conhecer mais a fundo a genética das cores de gato permite que a gente entenda como certas tonalidades são formadas, como a do gato amarelo. A definição das cores está ligada à melanina presente no cromossomo X. A melanina é dividida em eumelanina, que produz cores escuras como o preto e castanho, e feomelanina, que produz tons amarelados e alaranjados — responsável pela cor final do gato laranja ou amarelo.
2) A maioria dos gatos laranjas são machos
Outro aspecto curioso da genética felina é que, em alguns casos, é possível ‘deduzir’ o sexo do gato por causa da cor dele. Até existe gato laranja fêmea, mas a grande maioria dos bichanos dessa cor são machos, por exemplo. Isso acontece porque para ser totalmente laranjinha, o gato precisa ter o gene da cor da laranja em todos os cromossomos X presentes.
Como o gato macho é XY — ou seja, precisa de um único gene laranja — e a fêmea é XX — precisa de dois —, é mais fácil encontrar um macho com essa cor do que uma gatinha por uma questão de probabilidade.
3) As listras do gato laranja são ativadas geneticamente
Você já reparou que todo gato laranja também é um gato malhado? Ou seja, são gatinhos que têm um padrão formado por listras grossas e finas, mescladas normalmente entre um tom mais claro e outro menos claro. A origem das listras do gato malhado tem a ver com um gene (DKK4) que é ativado nas células embrionárias antes mesmo do desenvolvimento da pelagem do animal. Significa que o gato laranja filhote já nasce com esse padrão formado.
4) A personalidade do gato amarelo é sociável e extrovertida
A ciência já comprovou que a cor do gato interfere na personalidade dele. Isso significa que o gato amarelo tem um comportamento típico, normalmente marcado por muito carisma, simpatia, meiguice, dengo e até um pouco de preguiça. São animais que gostam de estar sempre no centro das atenções, com um jeitinho mais festeiro e sociável. Também é aquele gato que ama conversar e quer estar sempre perto da família humana (principalmente se for para receber carinho). Esses traços podem ser observados desde o gato amarelo filhote.
Mas lembre-se: isso só vale para gato amarelo puro, hein?! O gato amarelo e branco, por exemplo, é considerado bicolor e por isso pode ter alguns traços de personalidade diferentes. O mesmo vale para o gato amarelo e preto (escaminha) ou amarelo, preto e branco (tricolor).
5) O gato laranja filhote ou adulto pode pertencer a diferentes raças
Existem várias raças de gatos laranjas. Alguns exemplos de animais com essa cor de pelagem são o Maine Coon, gato Persa, Bobtail Americano e Munchkin. No entanto, não dá para negar que os gatos vira-latas são os mais populares nesse cenário, e é muito comum encontrar felinos dessa cor em abrigos e feirinhas de adoção. Para quem pensa em ter um pet com essa cor e está atrás de um bom nome, gato amarelo pode se chamar Garfield, Simba, Tigrão, Nala, Ariel ou Felícia.
6) O significado de sonhar com gato amarelo pode ser surpreendente
Muitas pessoas se questionam sobre o que significa sonhar com gato, e a verdade é que esse tipo de sonho pode ter diferentes interpretações. Vai depender do contexto, comportamento do animal e até mesmo da cor dos pelos dele. Quando o caso é sonhar com gato amarelo, o significado tem a ver com o apego às coisas materiais e a necessidade de ter um cuidado especial com seus sentimentos, principalmente em relações amorosas.