Cachorros e gatos têm um jeitinho único, e que muitas vezes lembra uma criança. Por isso, para muitos pais de pet, esses bichinhos são considerados eternos ‘bebês’. Mas você já parou para se perguntar quais são os comportamentos de cachorro e gato que remetem a essa ideia ‘infantil’ dos animais? Pois saiba que existem muitas semelhanças entre cães, gatos e crianças, quando o assunto é comportamento. Veja abaixo!
1) Cães e gatos têm energia de sobra para brincar
A maioria dos cães é dona de um espírito brincalhão e animado! É até difícil ver esses peludos parados e quietinhos, e muitas vezes parece que eles têm uma fonte de energia inesgotável. Por isso, parecem muito com as crianças, que também têm um pique enorme para brincar e se divertir.
Ah, e não se engane com os bichanos: embora os gatinhos pareçam mais calmos e tranquilos, eles também podem ser bem energéticos. Os felinos, inclusive, são conhecidos por terem zoomies, ou Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória, que é quando eles simplesmente saem correndo do nada pela casa para extravasar a energia acumulada.
2) Eles também têm um amor incondicional pela família
Não que pessoas adultas também não tenham, mas o amor das crianças por seus pais é muito profundo e puro — bem parecido com o amor de gato e de cachorro pelos tutores. É possível perceber isso com o gato seguindo o dono para todo lado (inclusive no banheiro), com o cachorro dormindo juntinho dos donos e até mesmo nas trocas de olhares que temos com nossos peludos.
Inclusive, você sabia que o gato piscando lentamente é uma forma de ele dizer que te ama? Além disso, cientistas também descobriram que o cérebro de cachorro 'sincroniza' com o nosso durante a troca de olhares e isso aumenta os nossos níveis de ocitocina, conhecido como o hormônio do amor.
3) Cachorros e gatinhos não sabem disfarçar quando fazem algo de errado
É bem provável que você já tenha se deparado com o famoso olhar de cão arrependido do seu pet. Os peludos nunca conseguem disfarçar quando aprontam alguma coisa, e esse é um olhar que muitas crianças também têm quando fazem algo de errado. Mas e os gatos, eles sentem culpa e remorso? Embora tentem fingir que nada aconteceu, todo tutor que conhece o bichano sabe exatamente quando o animal faz uma travessura.
4) E não importa o que eles façam, eles sempre são fofinhos
Mesmo que muitas vezes eles aprontem bastante, cães e gatos são incrivelmente fofos e é praticamente impossível resistir ao charme desses peludos. É assim com as crianças também: mesmo que algumas sejam mais sapecas, elas também são verdadeiramente encantadoras. É por isso que ver fotos de gatos, cachorros e crianças sempre deixam qualquer pessoa com o coração quentinho.
5) Os pets têm o hábito de seguir os humanos por todo o lado
Muitas vezes cães e gatos se espelham nos hábitos dos tutores. É por isso que eles seguem a gente por todo lado, buscam nosso colo e sempre estão tentando chamar a nossa atenção de alguma forma. As crianças também são um pouco assim, já que elas enxergam os pais como referência e por isso sempre tentam participar de tudo, seguindo para todo canto e tentando imitar o comportamento dos adultos.
6) Cachorros e gatos se sentem mais encorajados na presença dos tutores
As crianças enxergam nos pais ou responsáveis uma figura de apoio e suporte. É assim com os pets também. Cachorros e gatos ficam muito mais à vontade na presença dos tutores do que na companhia de estranhos. Alguns animais, inclusive, além de ficarem mais retraídos, também podem adotar uma postura mais defensiva, principalmente se for um cachorro ou gato mais desconfiado.